sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Testes e simulações em debate no simpósio SAE Brasil


Analisar o ciclo completo de vida de veículos e componentes é um grande desafio na indústria automobilística - a não ser que o especialista tenha à disposição os novos softwares adequados para gerenciar a concepção, desenvolvimento e adequação de produtos ao longo de toda a vida útil.
Paulo Oliveira, gerente regional de negócios da Siemens PLM e especializado em Product Life Management, tratará do tema durante o simpósio Testes e Simulações na Indústria Automobilística, que a SAE Brasil promove nesta segunda-feira, 14, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.
O especialista falará de técnicas avançadas utilizadas no setor e da possibilidade de executar trabalhos em colaboração, durante os quais equipes em diferentes partes do globo desenvolvem um produto em tempo real.

Mais rápido
A crescente competição na indústria automobilística tem estimulado o uso de novas e mais sofisticadas aplicações na área de testes e simulações para acelerar a tomada de decisão, otimizar resultados e permitir que produtos cheguem mais rápido ao mercado.
Especialistas no assunto vão mostrar, durante o simpósio, como a engenharia brasileira avança nesse campo com a promoção de trabalho colaborativo, implantação de centros de realidade virtual e ferramentas 3D sofisticadas.
Ao lado das aplicações virtuais, em computador, o simpósio tratará também dos testes em campo. O tema será desenvolvido por Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, e Felipe Nogueira, supervisor de conceituação de caminhões da MAN Latin America.

Programa
A Fiat é outra convidada para mostrar o avanço do Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG, que vem recebendo sucessivos aportes no aperfeiçoamento de sua estrutura. O palestrante será Paulo Matos, supervisor de inovação e metodologia.
Renato Maracini, coordenador de Produto, Acústica e Vibração da PSA Peugeot Citröen para o Mercosul apresentará os desafios em testes e simulações na empresa.
Edson Orikassa, gerente de Homologação da Toyota, e Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi, vão contar como está o desenvolvimento e homologação de componentes e veículos.
A consultoria global LMS será representada por Paul Weal, diretor de serviços internacionais, que discorrerá os novos cenários para o setor automotivo no desenvolvimento de produtos com o emprego de testes e simulações.
A Smarttech fará a palestra Determinação de Sinal de Excitação de Pista em Veículos Ferroviários, com André Oliveira, gerente de Serviços, e Gabriel Gueler, diretor tecnológico.
A experiência da FPT Powertrain Technologies na calibração de motores será apresentada por Flavio Flisch, responsável por Engenharia de Aplicação da FPT, durante a palestra ‘A simulação na Calibração de Motores’.
Os cenários e tendências no setor, estratégias no desenvolvimento de produtos, testes e simulações serão analisados por Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos.
Para encerrar o simpósio, Roberto Ramos, gerente geral da GM LAAM, apresentará as inovações na área de projetos envolvendo simulações e o avanço na engenharia do produto da General Motors do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog