sexta-feira, 4 de setembro de 2009

GM trabalha para reinventar o transporte

GM e Segway planejam reinventar o transporte urbano

A General Motors e a Segway estão desenvolvendo o protótipo de um veículo elétrico de apenas dois bancos e duas rodas. Batizado de Projeto P.U.M.A. (Mobilidade e Acessibilidade Pessoal Urbana, traduzido para o português), permitirá que as pessoas se desloquem nas cidades de maneira mais rápida, segura, silenciosa, limpa e a um custo bem mais baixo. O veículo ainda reúne forma, diversão, rede de relacionamento e design criativo.

"O Projeto P.U.M.A. é uma solução excepcional para o deslocamento e interação nas cidades, onde vive mais da metade da população mundial", declarou Larry Burns, vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico da GM. "Imagine veículos elétricos pequenos e rápidos que detectam onde os demais objetos móveis se encontram e evitam ir ao encontro deles, evitando colisões. Agora, conecte aqueles veículos a uma rede do tipo Internet e você poderá melhorar incrivelmente a capacidade das pessoas no deslocamento dentro das cidades, encontrar lugares para estacionar e conectar suas redes de relacionamento e negócios".

As tendências indicam que a urbanização está crescendo e, com isto, vêm crescendo os engarrafamentos e a concorrência para estacionar. As cidades ao redor do mundo vêm procurando ativamente soluções para aliviar os congestionamentos e a poluição. Segundo a GM, o Projeto P.U.M.A. vai ao encontro na solução destes problemas.

Moderna tecnologia - O projeto combina diversas tecnologias apresentadas pela GM e pela Segway, incluindo tração elétrica e baterias, estabilização dinâmica (equilíbrio sobre duas rodas, graças a um sistema de giroscópios); direção, frenagem e aceleração totalmente eletrônicas; comunicação entre veículos, além de estacionamento e condução de forma autônoma. Estas tecnologias foram integradas ao projeto, visando aumentar a liberdade de deslocamento, ao mesmo tempo em que possibilitam eficiência em energia, emissões zero, segurança aperfeiçoada, conectividade perfeita e redução dos congestionamentos nas cidades.

Os veículos do Projeto P.U.M.A. permitirão ainda que os designers criem novas tendências de formas para veículos, com o foco na paixão e na emoção que as pessoas expressam por intermédio de seus veículos, enquanto criam soluções que antecipem as necessidades futuras dos consumidores urbanos.

Conceito funcional - O protótipo conta com bateria de íons de lítio, gerenciamento de energia digital inteligente, equilíbrio sobre duas rodas, motores elétricos duplos das rodas e uma interface de usuário redutível que permite a conectividade externa. O resultado é um conceito funcional e avançado que demonstra a capacidade da tecnologia hoje existente. Construído para transportar dois passageiros, pode rodar a velocidades de até 56 km/h, com uma autonomia de até 56 km entre as recargas.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog