terça-feira, 18 de agosto de 2009

Entendendo um pouco mais de PLM

Teamcenter e Tecnomatix

No mês de Junho deste ano a Siemens anúnciou as novas versões do Teamcenter e do Tecnomatix. Essas soluções são a grande sacada para o entendimento do que é realmente o PLM (Product Life Cycle Management) e o poder que tem uma suite de aplicativos como esses. Sucintamente vou tentar deixar isso da forma mais clara possível.

Na década de 80, houve a grande popularização do AutoCAD que substituía a prancheta pelo desenho CAD 2D ou maquete eletrônica. Já na década de 90 surgem os populares modeladores 3D paramétrios como o Solid Edge, Solidworks e algum tempo depois o Inventor. Porém com a entrada desses modeladores CAD 3D paramétricos observou-se que a quantidade de arquivos gerados por essas plataformas era de grande volume. Devido às montagens (assembly) necessitava-se que de forma alguma se perdessem os vínculos entre uma part (peça) e outra. Notou-se então que a simples organização do Explorer já não seria suficiente para esse gerenciamento. A partir disso entrou em cena o PDM (product data management), um sistema onde todos os arquivos são armazenados em determinado local (servidor) visando o gerenciamento e controle desses arquivos, para ter acesso a esse local é necessário ter login e senha, e enquanto alguém edita alguma part ou assembly o sistema avisa com quem está essa part evitando duplicação de arquivos, a não ser que se tenha intenção de criar uma nova versão dessa part, ou seja, entrou em cena o gerenciador de arquivos do produto, alguns com mais recursos outros com menos.

Tá, mas onde entra o PLM nessa história toda? Reparem que até então estávamos falando única e exclusivamente do desenvolvimento digital do produto, que com o passar dos anos foram sendo acrescidas algumas análises (CAE), algumas bibliotecas (ou geradores) de componentes, vínculos com outras ferramentas de manufatura (CAM) e inúmeras ferramentas (features) para facilitar a modelagem e construção desse protótipo virtual ou digital, como preferirem, mas nada falando de desenvolvimento digital da planta produtiva. No meu entender, PLM é um conceito que aborda além do desenvolvimento digital do produto, a adesão do desenvolvimento digital do sistema de transformação desse produto. Engloba engenharia de produção, criando e simulando o processo produtivo digitalmente e compartilhando essas informações e análises para uma rápida tomada de decisão. Com isso, as indústrias que adotam esse conceito de software passam a ter ganhos como por exemplo: introdução mais rápida de produtos no mercado, menor tempo de maquinas paradas derivado de alteração na linha de produção, otimização de capacidade produtiva, e inúmeros outros que se for citar todos dá pra encher uma página. O PLM então é a soma do desenvolvimento digital do produto com o desenvolvimento digital da planta produtiva, simulando desde o desempenho do produto, passando pela programação automática de maquinas e robôs, simulação da ergonomia humana durante o processo produtivo, chegando a simulação da produção de cada peça e da montagem de determinado produto. Ainda cabe a possibilidade de pegar todas essas informações levantadas durante o processo de simulação e compartilhar pra qualquer departamento interna ou externamente, como também integrar essas informações ao sistema ERP.

O Teamcenter faz o papel de conectar todas as partes envolvidas nesse processo, desde a idealização de um novo produto, passando pelo desenvolvimento digital dele (CAD, CAE), relacionando o departamento de vendas e marketing (para verificar a viabilidade desse produto no mercado), integrando e disponibilizando todas informações geradas, até chegar ao planejamento e controle de produção. E isso não é uma via de mão única, é um ciclo onde tudo vai sendo monitorado para reutilização posterior para melhorias ou novas linhas de produtos e produção. O Teamcenter é a espinha dorsal do PLM da Siemens, e principal software de integração PLM do mundo com mais de 5 milhões de usuários.

O Tecnomatix faz a parte do desenvolvimento digital da fábrica, ou planta produtiva, com os recursos de simulação, passeio em 3D pela fábrica, simulação humana, e aí vai mais uma série de recursos que prefiro deixar os links da postagem e do blog informarem por mim.

Espero que gostem e aproveitem!
Um Abraço!
DAN BANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog