segunda-feira, 13 de julho de 2009

Siemens PLM Software no topo da Formula Indy





Andretti Green Racing

Andretti Green Racing celebra 5 anos de sucesso e busca extender a combinação vitoriosa de pilotos, carros, equipe de apoio e software de projetos - NX


Andretti Green Racing depara-se com a necessidade constante de configuração perfeita dos oito carros da Indy para 4 pilotos diferentes em várias pistas de traçados diversos. Muitas modificações envolvem peças que devem ser desenvolvidas e produzidas em poucos dias.


Configuração perfeita para um ótimo desempenho

O Sucesso na formula Indy não é somente ter bons pilotos e carros rápidos. Uma combinação de fatores, muitos deles nos bastidores, devem correr juntos no dia da corrida. Em cada etapa, o carro deve ser configurado para uma perfeita dirigibilidade daquele circuito em particular. Esse carro deve atender também as preferencias do piloto. “Se o piloto não sentir-se confortavel no carro, ele não sera rápido” conta Scott Graves, diretor de engenharia da Andretti Green Racing. “O piloto não tem que estar preocupado com os aspectos do carro. A direção tem que fluir naturalmente, e por isso ele deve estar concentrado.”

Para uma equipe com vários carros como a Andretti Green Racing, é necessário uma configuração perfeita em oito carros toda semana (com carro primario e o reserve para cada um dos 4 pilotos). Entretando a IndyCar Series tem regras que limitam as modificações, engenheiros tem pouca margem nas áreas como a suspensão. Uma configuração refinada dessas áreas geralmente significam um projeto e produção de peças novas no curto intervalo entre as corridas. Por exemplo, os engenheiros devem decidir se uma suspensão deve responder mais rápidamente, e como será a balança que opera o curso do amortecedor. Eles não podem simplesmente ir a auto-peças e comprar essa peça. Terão de “produzi-la em casa”. E se eles esperam utilizar isso na proxima corrida terão que desenvolver e fabricar essa peça no menor espaço de tempo. Multiplique esse exemplo por 8 carros, e você terá idéia do desafio que a equipe de apoio da equipe Andretti Green Racing enfrenta.


Trabalhando digitalmente para uma volta super rápida

A chave para a fabricação rápida dessas peças é NX, o software que a equipe adotou para o desenvolvimento de seus protótipos digitais a mais de uma década. NX foi um impulso para o sucesso da Andretti Green Racing nas corridas nos ultimos 10 anos. “Nós compramos carros da Dallara e os motores da Honda, porém ainda há centenas de modificações que podemos fazer,” diz Graves. “Podemos criar uma suspensão inteiramente nova, por exemplo, e esse trabalho é totalmente desenvolvido no NX.”

Quando novos componentes são necessários, normalmente para melhorias de desempenho (como há também necessidade pelo desgaste dessas peças), trazemos a geometria das peças originais (do fabricante) importado para o NX. No NX importamos os sólidos e trabalhamos com a facilidade da tecnologia Synchronous (ST) é "excelente em termos de facilidade de utilização", diz Graves, que é quem faz a maior parte da modelagem.

“NX permitiu nosso grupo de engenheiros fazerem melhoramentos no projeto de nossos carros onde ganhamos em desempenho e confiabilidade, reduzimos drasticamente o tempo que levávamos para completar esses melhoramentos. Isso nos trouxe ferramentas para aperfeiçoarmos projetos, o que nos dá uma vantagem significante à concorrência. E na IndyCar Series, temos de olhar para qualquer vantagem que podemos encontrar” Michael Andretti - CEO Andretti Green Racing

NX é parte de uma combinação vitoriosa

Andretti Green Racing estabeleceu mais uma vez o titulo de equipe mais vitoriosa da história da IndyCar Series. Com quarto carros equipados com motor Honda na IndyCar Series e um carro na Indy Pro Series, Andretti Green Racing não é só a equipe de maior sucesso da história como também a maior de todas.

Andretti Green recentemente celebrou os campeonatos de 2004, 2005 e 2007 ganhou duas 500 milhas de Indianápolis e também estabeleceu o recorde de vitórias de uma mesma equipe.
Além do seu programa IndyCar Series, Andretti Green expandiu para a American Le Mans Series com o Acura em 2007 e fez um impacto imediato, capturando uma histórica vitória na classe Mobil 1 Doze Horas de Sebring.


Outra razão para o sucesso da equipe Andretti Green Racing é que “conseguiram a combinação perfeita.” Graves explica que todas as peças estão encaixando juntas perfeitamente - carros, motores e condutores, bem como os engenheiros e mecânicos nos bastidores. “E uma das peças mais importantes é o NX,” diz ele. “Sem esse software, seria quase impossivel configurar os carros exatamente como queremos eles, semanas após semanas. NX é o segredo para nossa abilidade de configurar os carros para cada corrida.”

Fonte:http://www.plm.automation.siemens.com/en_us/about_us/success/case_study.cfm?ComponentTemplate=1481&Component=65464

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog