segunda-feira, 21 de setembro de 2009

80 novidades, carros verdes e elétricos em Frankfurt


Prossegue até dia 27 de setembro o Salão de Frankfurt, considerado o evento mais importante para o setor automotivo em 2009. Há 750 expositores, quase trezentos a menos do que no ano passado e cerca de oitenta lançamentos.
Os organizadores esperam receber 750 mil visitantes.
Apesar do visível esforço das montadoras para demonstrar parcimônia nos gastos, a exposição preserva o charme e a importância adquirida ao longo de décadas. O salão acentua a onda verde no controle de emissões e evidencia a tendência de eletrificação do powertrain em todas as categorias de veículos.
Carros conceitos, extravagantes ou quase prontos para se tornarem realidade, indicam o caminho para o automóvel do futuro: compacto, econômico, eficiente, conectado com o mundo ao redor e plugado na Internet. A mecânica cede lugar para um alto conteúdo de eletrônica e basta entrar no veículo para entender que a eletricidade é a energia predominante.
A indústria sabe que os combustíveis fósseis e renováveis garantirão um boa sobrevida ao motor a combustão mas poucas marcas estão fora da corrida para o powertrain híbrido ou puramente elétrico. A bateria é o coração do sistema e representa o grande desafio tecnológico na evolução veicular.
Ao lado de inúmeros projetos de powertrain elétrico, o Audi R8 E-tron é um dos destaques, com quatro motores elétricos capazes de entregar potência de 313 cavalos e torque de 459 mkgf para acelerar de 0 a 100 km/ em 4,8 segundos.

 
Há lugar para supercarros, como o BMW Vision, que mereceu a atenção de Angela Merkel, e os apresentados por superastros, como a Ferrari 458 Italia, que teve ao lado Michael Schumaker, e o Mercedes-Benz SLS AMG, promovido por Lewis Hamilton, da McLaren.


Michel Scanhola escreve no Estadão de domingo que entre as estréias muitas estarão no Brasil em breve, como o C30 da Volvo, o C70, o BMW X1, Kia Venga, Peugeot RCZ e 3008 e o Hyundai ix-35, que representa a nova geração do Tucson (o Brasil produzirá a geração atual, a ser produzida em Goiás). O Renault Fluence em exposição pode ser produzido na Argentina, substituindo o Mégane na região.

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