quinta-feira, 3 de setembro de 2009

GM consolida globalização da engenharia com Centro Tecnológico

GM_General_Motors A General Motors do Brasil apresentou na quarta-feira, 2 de setembro, a expansão do seu novo Centro Tecnológico, que tem como base a unidade de São Caetano do Sul, SP. A iniciativa, que inclui a construção e modernização de novos laboratórios e pistas do Campo de Provas da Cruz Alta, foi iniciada em 2006.
Segundo a empresa, nos últimos três anos foram investidos US$ 100 milhões no aumento da estrutura física e na aquisição de novos e mais modernos equipamentos, além da contratação de novos profissionais.

Inauguração GM
O centro em São Caetano do Sul conta com mais de dois mil profissionais envolvidos diretamente em projetos de criação e desenvolvimento de veículos para vários países do mundo. Eles estão divididos entre os avançados Centros de Engenharia, Design, e Manufatura.
"A nossa equipe de engenharia brasileira é capaz de desenvolver novos veículos, desde seu desenho inicial, até a montagem final na fábrica", observa Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, assinala que a GM acaba de reforçar seu compromisso com o Brasil anunciando R$ 2 bilhões em novos investimentos.

Centro de Design triplica
"O Centro de Design da GM no Brasil teve seu tamanho quase triplicado, passando para 7.148,00 m² de área construída. O efetivo de pessoas também foi ampliado de 79 funcionários para 190 profissionais entre o pessoal criativo, de suporte, responsáveis pela construção de protótipos e administrativo", informa Carlos Barba, diretor geral de Design da GM América do Sul.
Segundo Carlos Barba, o Brasil ganhou novas responsabilidades. "No passado, o Centro de Design brasileiro apenas fazia face-lift de modelos produzidos na Europa e Estados Unidos. Nos últimos anos, a GM do Brasil se tornou um dos centros globais de desenvolvimento de produtos no mundo que trabalham de forma totalmente integrada", lembra.
As quatro máquinas de usinagem de clay (utilizadas na construção de superfícies físicas geradas a partir de uma imagem gráfica) foram substituídas por 16 equipamentos de última geração. Há também um novo equipamento de estereolitografia (processo que solidifica camadas de resina foto-sensível por meio de laser, para prototipagem rápida de peças de alta precisão e finalização de superfícies).
O design da GM do Brasil tem-se destacado na criação de carros conceitos como o Sabiá (exposto no Salão Internacional do Automóvel de Detroit) e o Celta Spyder, ambos em 2001; o Journey em 2002; o Prisma Y, apresentado como atração do estande da empresa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2006; e o GPiX, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2008 e que inspirou as linhas do Chevrolet Agile.

A GM tem como padrão para todos os seus processos de desenvolvimento de produtos as soluções Siemens PLM como NX, Solid Edge, Teamcenter e Tecnomatix.

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2 comentários:

  1. Pessoal, boa noite.
    Preciso saber, onde consigo o ciclo de vida do AGILE tanto internacionalmente, quanto da sua entrada no Brasil.
    Além disso, informações para montar a Matriz BCG deste produto.
    Alguém pode me dar um auxílio?
    Abraços e obrigado.
    Flavio Engel
    fengel01@hotmail.com

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  2. Flavio,

    Infelizmente não sei como lhe ajudar.

    Abraço,
    DAN

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