segunda-feira, 20 de julho de 2009

Red Bull Racing chega na frente com ajuda da Siemens PLM

Red Bull Racing
Desenvolvimento inteiramente digital do carro da equipe de formula 1 impulsiona chegar na frente.


Siemens PLM Software é a parceira de desenvolvimento digital do produto da Equipe Red Bull Racing de formula 1. A equipe tem aumentado drasticamente nos últimos 12/18 meses e agora existem cerca de 150 interessados jovens projetistas e engenheiros, modelando e gerenciando todas as partes do carro de formula 1 nos software Siemens PLM, gerando terabytes de dados. Os dados da engenharia são criados com o software de projetos Siemens NX e gerenciados com o sistema Siemens Teamcenter PLM, garantindo precisão e consistência dos modelos e manufaturas de material. O sistema Siemens é tão integrante no negócio da Red Bull Racing que é referido como a "espinha dorsal" da equipe.

Grande Prêmio de corridas é o negócio onde o tempo é mais do que crucial, tendo as equipes que modificar os carros, muitas vezes significativamente, entre as semanas de corridas. No esforço de ganhar críticos segundos no tempo das voltas, os carros da Red Bull Racing são modificados constantemente durante uma temporada de Grandes Prêmios. Após cada corrida, o gerenciamento da equipe decide como modificar o veículo para ganhar algumas vantagens com as lições aprendidas na corrida anterior, e configurar o carro para a próxima etapa. Algumas vezes maiores mudanças são necessárias no curto espaço de uma semana.
Para competir com sucesso nesse ambiente de rápidas mudanças, Red Bull Racing deve estar apta a modificar os projetos dos veículos rapidamente, produzindo ou adquirindo as peças novas necessárias e ainda ter tempo para testar e depurar modificações antes das corridas.
"Se alguma vez houve uma engenharia de indústria baseada no conhecimento, isso é chamado de Formula 1. Teamcenter nos permite explorar plenamente os conhecimentos que temos construído ao longo de muitas temporadas de Grand Prix." Steve Nevey, Business Development Manager - Red Bull Racing


Abordagem Totalmente Digital

O time de projetos da Red Bull Racing possui aproximadamente 150 estações de trabalho com integração total do pacote CAD/CAM/CAE NX, juntamente com gerenciador do ciclo de vida do produto (PLM) via web e as capacidades de visualização do Teamcenter. O carro de formula 1 da equipe foi desenvolvido completamente com NX software, começando com os quesitos funcionais exigidos pelas regras e procedimentos da Formula One indo até os procedimentos de montagem e modelagem de cada peça de todo o veículo.
Engenheiros comunicam-se entre áreas de desenvolvimento e aos dados do projeto responsável a cada uma dessas áreas para desenvolver o protótipo digital do carro, utilizando o sistema Siemens PLM de controle de acessos e gerenciamento de dados geométricos e não geométricos do projeto. Durante a temporada de corridas, as ordens de modificações do carro, são vistas em 3D e modificadas pelos projetistas, tudo isso com o gerenciamento da equipe técnica sênior. As informações digitais são enviadas diretamente para as maquinas CNC para produzir as peças novas e redesenhadas. Fornecedores terceiros também acessam os dados digitais via internet e links FTP.

Uma Vantagem Competitiva

A inteligencia na construção e as ferramentas de colaboração da Siemens PLM software agiliza, e muito, o desafio de modificação do carro Red Bull Racing Formula One. A modelagem paramétrica e as capacidades da tecnologia synchronous do NX asseguram que as relações de geometrias, como as exigidas pela regulamentação da Formula 1, são mantidas e as modificações do projeto são consideradas.
Teamcenter assegura que projetistas estejam sabendo de cada alteração realizada por outro no projeto. Com a manufatura realizada internamente através das informações diretas do modelo, fazem com que as novas peças estejam disponíveis em dias e as peças de fornecedores também estejam disponíveis rapidamente. Todo esse trabalho nos bastidores tem um propósito: voltas mais rápida. Uma alteração no projeto que baixe em uma fração de segundo o tempo da volta pode determinar a corrida.
“Ultimamente, o gerenciamento do ciclo de vida do produto via web, as capacidades de visualização do Teamcenter e a integração entre projeto e manufatura fornecida pelo NX, tornam-se um complemento natural a inteligência que a Siemens nos fornece”. Steve Nevey, Business Development Manager - Red Bull Racing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog