segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Grupo BOSCH - PLM Siemens Completo!

Ter sucesso em um mundo global requer mais do que um tempo curto de entrada no mercado

O PLM completo incentiva a inovação entre equipes de produto dispersas e diminui os custos para assegurar o sucesso na concorrência global


Produtos para a vida diária Líder em produtos de consumo, a Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH (BSH) é uma empresa global. A empresa opera 31 instalações de produção e 43 fábricas em 15 países na Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina. A BSH vende utensílios domésticos grandes e pequenos, bem como uma variedade de dispositivos compatíveis com a Internet, sob as famosas marcas Bosch e Siemens. Ela também fabrica produtos para marcas especiais como Gaggenau, Thermador, Neff e Constructa, além de atender a várias marcas regionais.


A diretoria da BSH reconhece que a inovação é a chave da concorrência bem-sucedida no mercado global e sua meta é transformar a BSH em líder em inovação no setor de produtos para o consumidor. Essa cultura de inovação é demonstrada pelas mais de 300 patentes e marcas comerciais registradas pela empresa anualmente. No entanto, atualmente, o conceito de inovação da BSH inclui mais do que estilo criativo e recursos de alta tecnologia. Para melhorar os produtos e processos, a BSH precisa da colaboração das grandes equipes de desenvolvimento, incluindo projetistas, gerentes de qualidade, gerentes de aquisição e produção e equipe de vendas e marketing.

“Precisamos realizar as próximas etapas, como coletar as opiniões dos departamentos subordinados sobre pesquisa e desenvolvimento”, diz Uwe Tontsch, diretor de desenvolvimento de produto e soluções de engenharia industrial da BSH. “Como a BSH é uma empresa global, essas pessoas normalmente estão muito distantes uma da outra. Para inovar nesse novo nível, precisamos de um ambiente de colaboração abrangente e fácil de usar que englobe toda a organização”.

A necessidade de inovar nesse nível coincide com a realidade do mercado global. Hoje em dia, isso significa diminuir os custos de desenvolvimento de produtos para concorrer com empresas com mão-de-obra mais barata. “A maior concorrência é com a Ásia e a Europa Oriental”, explica Tontsch. “Não é necessário ser inovador só porque nossos concorrentes estão muito perto de nós. Devemos diminuir nossos gastos para podermos oferecer a qualidade que nossos clientes esperam com um preço mais baixo".

Um parceiro seguro do PLM
As operações da BSH estão geograficamente dispersas porque a empresa tem crescido por meio de aquisições ao longo dos anos. Na década de 1990, a diretoria percebeu que precisava de um ambiente de colaboração global que permitisse que projetistas em locais diferentes se beneficiassem com o trabalho de outros colegas. Depois de avaliar inúmeros sistemas da concorrência, em 2000, a BSH decidiu padronizar suas iniciativas de desenvolvimento mundial com a tecnologia da Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Divisão de automação industrial da Siemens. Um dos motivos para escolher essa parceria com o PLM foi o fato de a Siemens PLM Software ser líder global comprovado no setor de gerenciamento de ciclo de vida digital. “A posição de liderança da Siemens PLM Software reduz o risco desse grande investimento”, diz Tontsch.

O PLM completo proporciona uma perspectiva holística
A BSH implementou um sistema PLM completo com base em tecnologias da Siemens, o Teamcenter®, software de gerenciamento do ciclo de vida do produto, o NX™, software de desenvolvimento digital de produtos, e o Tecnomatix®, software de fabricação digital. “A vantagem de ter uma solução PLM completa é a possibilidade de integrar todos da empresa”, disse Matthias Bronowski, gerente de projeto da BSH, Teamcenter Next Generation. “Com ele, temos uma perspectiva holística do que está acontecendo com os nossos produtos”.
Outra vantagem de uma solução completa é o fato de a integração entre os aplicativos ser feita pelo fornecedor, não pela BSH. “Um fator decisivo foi escolher um parceiro que oferece uma solução abrangente e integrada”, diz Tontsch. “Caso contrário, teríamos que nos concentrar muito na integração dos produtos. Isso seria uma distração para nossos negócios”.

Uma única fonte de conhecimento
A estratégia de desenvolvimento de produto da BSH envolve a criação de componentes básicos e de uma tecnologia que pode ser adaptada e reutilizada. Desse modo, as organizações centralizadas e descentralizadas, que precisam coordenar as equipes e os sistemas dispersos globalmente, podem dar suporte ao compartilhamento de dados sem precisar convertêlos. “A conversão dos dados entre os sistemas pode afetar o prazo e, assim, prejudicar os negócios”, observa Tontsch.

A solução da Siemens PLM Software consolida todo o conhecimento de produtos e processos em um único armazenamento de dados, facilitando sua localização e reutilização. Uma única fonte de informações permite que o conhecimento de produtos e processos atravesse as fronteiras organizacionais e geográficas com garantia de precisão. “Ter uma única fonte de informações é muito importante para a BSH agora porque não existe mais a dúvida entre o que é certo e errado”, explica Bronowski. “Só existe uma resposta e todos sabem onde encontrá-la”. Além disso, como a solução PLM da BSH é baseada em padrões da indústria como o formato de dados JT e os softwares NX, Teamcenter e Tecnomatix, as informações podem ser compartilhadas sem a necessidade de conversão dos dados entre sistemas.

“O Teamcenter oferece suporte para todo o processo de desenvolvimento de nossos produtos, desde a idéia até o projeto, a engenharia e a fabricação”, diz Walter Vasselak, gerente de grupo, de gerenciamento de dados de aplicativo e de sistemas de propriedade intelectual da BSH. Em resultado disso, as barreiras de comunicação que anteriormente isolavam as pessoas e podiam causar erros dispendiosos foram eliminadas. “Com a colaboração instantânea oferecida pelo Teamcenter, os recursos internos e externos podem colaborar em um único ambiente virtual”, acrescenta Tontsch. “Também conseguimos desenvolver um ambiente de engenharia de produção simples e colaborador que permite o trabalho paralelo da equipe de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia de produção. A colaboração instantânea oferecida pelo Teamcenter permite alcançar um nível maior de inovação".

Custos reduzidos do PLM
A escolha da Siemens PLM Software como parceira de PLM da BSH está valendo a pena por outro motivo importante: a redução do custo total de propriedade do PLM. Percebendo que a criação de interfaces e códigos personalizados agrega um valor significativo no custo do sistema PLM, a Siemens PLM Software desenvolveu sua solução PLM para minimizar esses esforços. “Não poderíamos sobreviver se tivéssemos que continuar personalizando o sistema PLM como fazíamos antes”, disse Vasselak. “É muito caro. A nova abordagem adotada pela Siemens PLM Software permite configurar o sistema de acordo com nossas necessidades em vez de desenvolver um software personalizado. Devido a isso, espero ver uma redução de 25% a 35% nos custos de implementação e manutenção do PLM".

A tecnologia da Siemens PLM Software também reduz o custo total de propriedade do PLM oferecendo uma interface de usuário familiar que simplifica a aprendizagem e é fácil de usar. “Acredito que reduziremos nosso custo total de propriedade diminuindo os custos de treinamento”, diz Bronowski. “Isso é importante especialmente em nossas regiões de crescimento como a Ásia e a América do Norte, onde empregamos muitas pessoas novas. É fundamental aumentar a produtividade dessas pessoas e a Siemens PLM Software facilitou muito esse trabalho oferecendo uma interface de usuário muito parecida com a do Windows”.

A tecnologia de gerenciamento de ciclo de vida do produto da Siemens PLM Software é a escolha certa para o sistema PLM da próxima geração da BSH, tanto da perspectiva do usuário final quanto do gerenciamento, conclui Bronowski. “Para os usuários finais, não importa se uma solução é poderosa. Se eles não gostarem, não usarão. Nossos usuários finais estão satisfeitos com o software da Siemens PLM Software porque é fácil de usar, rápido e os ajuda a atingir o objetivo de criar produtos inovadores. Para a diretoria, que é extremamente focada nos custos, a aceitação do usuário e a preocupação da Siemens PLM Software em diminuir o custo de propriedade é exatamente o que eles querem ver”.

Veja o .pdf:

http://www.plm.automation.siemens.com/CaseStudyWeb/dispatch/viewResource.html?resourceId=18639

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog