Adicionando funcionalidade sem aumentar os prazos
O Solid Edge e o Teamcenter Express aprimoram a qualidade do projeto, promovem a reutilização dos dados e reduzem erros de produção para produzir melhores máquinas para os clientes, de modo mais rápido.
Sistemas de transporte de todos os tamanhos
A Verhoeven Oss BV Engineering Works projeta e fabrica sistemas de transporte para um mercado internacional. Seus clientes operam em uma variedade de setores industriais, incluindo processamento de alimentos, materiais automotivos e para construção. Os produtos da empresa variam de pequenas montagens, como pequenos transportadores de rolos, até fábricas inteiras e sistemas de transportador para tampas de panelas até empilhadeiras, unidades
manipuladoras tipo pick & place e paletizadoras.
O rendimento desses equipamentos varia de milhares por minuto a pontos por dia. “Precisamos gerenciar um portfólio que inclui uma grande variedade de produtos”, disse Erik Willems, engenheiro de projeto do departamento de engenharia mecânica e automação interna. “O valor de vendas de um pedido pode ser algo entre milhares a milhões de euros. Temos uma boa reputação e uma base fiel de clientes que operam internacionalmente”.
CAD com PLM integrado
Qualidade e prazos de entrega são dois elementos essenciais na tomada de decisão de compra desse tipo de equipamento. O preço deve ser sempre atraente. Com esses fatores competitivos em mente, a Verhoeven Oss Engineering Works decidiu atualizar seu processo de engenharia.
“Usamos o AutoCAD por muito tempo”, explicou Willems. “Mas ele não estava mais funcionando para nós. Com o passar dos anos ficou evidente que desenhos em 2D não podiam ser mantidos e eram difíceis de revisar e que sua reutilização simplesmente não estava acontecendo. E isso não inclui os erros de desenho que surgiam inevitavelmente e criavam problemas de fabricação. Além disso, as máquinas se tornaram mais complexas e não podiam
mais ser desenvolvidas corretamente em 2D. No final das contas, o 2D estava ficando custoso para nós.”
Com o tempo, a Verhoeven Oss adquiriu gradualmente vários programas CAD em 3D para atender às necessidades locais. Entre eles estava a solução CAD Solid Edge® da Siemens PLM Software. Ele era usado para projeto de chapas metálicas entre outras coisas. Em 2007, a empresa decidiu adotar o Solid Edge como padrão, juntamente com a solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM - product lifecycle management), o Teamcenter® Express, também da Siemens.
“Optamos pelo Solid Edge porque também queríamos uma infra-estrutura de gerenciamento de dados de grande valor. O Solid Edge é o único pacote para o qual o fornecedor também pode fornecer uma solução PLM que se integra perfeitamente com o sistema CAD. Além disso, o sistema PLM pode ser expandido no futuro e integra-se perfeitamente com um sistema de ERP”, disse Willems.
O PLM oferece suporte à flexibilidade da equipe
O Teamcenter Express foi importante porque o modelo de negócios da Verhoeven Oss é flexibilidade organizacional e capacidade de entregar rapidamente. Um número considerável de sua centena de funcionários é multifuncional e pode ser distribuído de modo flexível. Quando a demanda exige, a equipe adicional pode ser usada temporariamente e grande parte da produção pode ser terceirizada.
“Para possibilitar esse tipo de resposta rápida, precisamos ser capazes de adaptar mais maquinários, módulos e componentes”, explicou Willems. “Isso significa que precisamos ser capazes de localizar projetos quando precisamos deles, além da documentação completa, incluindo desenhos de produção e listas de peças. Isso era impossível com o AutoCAD.” Os desenhos do AutoCAD foram movidos para o banco de dados do Teamcenter Express e o sistema PLM foi introduzido projeto a projeto.
“Com o Teamcenter Express agora sabemos com certeza que estamos trabalhando com a versão correta do projeto e com as listas de peças adequadas. Além disso, agora podemos manter um controle do que um cliente realmente tem, o que no final beneficia nossos serviços pós-vendas", observou Willems. Além da engenharia, os departamentos de produção de chapas de metal e de compras são usuários contínuos do Teamcenter Express. “Quanto mais pessoas usam a infra-estrutura de gerenciamento de dados, maior é o seu valor”, disse ele.
Como a Verhoeven Oss terceiriza algumas de suas fabricações, é essencialmente importante que as listas de peças e os componentes sejam gerenciados de maneira adequada. Ao contrário do que acontecia no passado, agora tudo é mantido sob
o gerenciamento de versão no Teamcenter Express, possibilitando saber exatamente quais itens foram terceirizados. Isso também significa que a Verhoeven Oss pode fornecer modelos 3D de forma que o fornecedor não precisa converter desenhos em modelos. Isso economiza tempo e reduz erros.
Willems tem muitas expectativas em relação à ligação entre o Teamcenter Express e o sistema de ERP. Ele explicou: “Ainda é cedo para dizer algo definitivo, mas nossa experiência até agora com a nova metodologia me dá total confiança de que a integração do Teamcenter com o ERP possibilitará um aprimoramento considerável da transferência entre a engenharia e a produção. E que isso resultará em melhores prazos de entrega”.
CAD melhor = melhores máquinas
Para Willems, uma das grandes vantagens do Solid Edge é que seus recursos são fáceis de usar. E como os engenheiros podem concluir mais validações digitalmente, mais funções podem ser adicionadas às máquinas, resultando em valor agregado para o cliente. Outro benefício do Solid Edge é que os problemas de projeto se tornam aparentes muito mais cedo do que anteriormente e podem ser solucionados sem provocar grandes despesas. Os engenheiros também usam regularmente a FEA (análise de elementos finitos). Embora a Verhoeven Oss terceirize quase todas as tarefas de usinagem, a maioria das chapas de metal é produzida internamente. Com o Solid Edge, os componentes das chapas de metal agora entram em produção sem erros. “Raramente ficamos sabendo de quaisquer problemas de produção”, observou Willems. “Os benefícios do Solid Edge para a montagem são tremendos. E, além disso, as máquinas agora têm uma aparência muito mais acabada uma vez que o ajuste é perfeito.”
Os desenhos continuam sendo a fonte mais importante de informações, tanto interna como externamente. Eles são criados quase que automaticamente a partir de modelos 3D do Solid Edge
usando gabaritos. As dimensões são anexadas aos desenhos. Por enquanto, as listas de peças também são anexadas aos desenhos. “No futuro, as listas de peças serão movidas diretamente do Teamcenter para o sistema de ERP”, explicou Willems.
A meta da Oss Engineering Works para melhoria da qualidade e da funcionalidade dos produtos mantendo prazos competitivos foi atingida, disse Willems. “A qualidade dos produtos aumentou simplesmente como um resultado da tremenda melhoria na qualidade da documentação da produção”, observou ele. “Os erros de produção agora são realmente uma exceção. Além disso, os aspectos operacionais do maquinário são garantidos pela funcionalidade adicional do Solid Edge e do Teamcenter Express.
Nenhum comentário:
Postar um comentário