quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Software versátil suporta engenharia versátil

De bicicletas profissionais a maquinário complexo, Siemens Solid Edge dá asas a visão criativa!

imageUma paixão por ciclismo; um talento para a engenharia Hugo Bardou, um técnico mecânico de Montreal, usa dois chapéus -  ou melhor, um chapéu e um capacete de ciclismo. Ele é proprietário de dois negócios: Bardou Consulting, que oferece serviços de engenharia mecânica para companhias em Quebec; e Xprezo Cycles, que desenvolve e produz manualmente quadros para bicicletas profissionais. No negócio de consultorias, Bardou ajuda clientes desenvolver grandes e complexas maquinas. O negócio de bicicletas foi uma saída para sua paixão. “Projetar bicicletas e ser proprietário de uma companhia de bicicletas é um sonho que tinha desde criança,” conta ele. Todo trabalho de produção da Xprezo Cycles é feito localmente (“E não vou para a produção Asiática,” ele destaca.) e sua meta é de produzir 1.000 bicicletas por ano. Antes das bicicletas Xprezo ser lançada para o público, é testada através de uma temporada completa de corridas por ciclistas experientes.

Os dois negócios possuem algo similar e algo diferente quanto aos desafios de projeto. O maquinário Bardou projeta para seus clientes da consultoria, tipicamente envolvido com grandes montagens e interagindo com várias peças. Já o quadro de bicicleta envolve alguma montagem porém traz à tona aerodinâmica e peso versus considerações de resistência. Em ambos os negócios, Bardou utiliza o Solid Edge para transformar a sua visão criativa e a de seus clientes em produtos da vida real.

Migrando do AutoCAD 2D para 3D

No início de Bardou, seu software de CAD foi o AutoCAD e ele trabalhava completamente em 2D. Essa aplicação limitava ambos os seus esforços. Em grandes maquinas era difícil de revisar e não deixar passar erros em montagens complexas. E quando havia a necessidade de alteração, ele tinha que conferir todos os desenhos relacionados para estar certo que todos iriam sofrer a alteração correspondente. Nas bicicletas, o problema com o AutoCAD veio quando Bardou quis adaptar um quadro para diferentes tamanhos de bicicletas. Foi necessário criar um novo set de desenhos para cada tamanho de quadro, um esforço que consumia muito tempo. Uma nova lista de materiais também tinha que ser criada. Como também era muito difícil de otimizar um projeto usando somente o 2D, pela sua limitação de visualização.

Trabalhando com modelos sólidos do Solid Edge esses problemas foram resolvidos. Na área de projetos de máquinas, Bardou combinou os modelos individuais de cada componente nas montagens digitais, depois visualizava a montagem para checar as interferências. Isso permite a eles assegurarem um ajuste preciso antes que os clientes fabricassem qualquer peça ou montassem a maquina. Comparado com 2D, trabalhar com Solid Edge também permitiu Bardou completar seus trabalhos mais rapidamente para apreciação de seus clientes.

No projeto de bicicletas, a grande vantagem do Solid Edge foi a parametrização do quadro. “Posso parametrizar o quadro e trabalhar com múltiplas variações,” explica Bardou. “Quando o projeto é atualizado todos os desenhos da produção são atualizados automaticamente. Toda a informação necessária para construção do quadro, incluindo ângulos, corte de matéria prima e assim por diante, é atualizado no mesmo instante. Isso é muito rápido e confiável.” Bardou utiliza também a vantagem de elaborar a montagem da bicicleta na tela de seu computador e ainda simular seus movimentos para checar as interferências. Solid Edge permite também modelar as curvas mais complexas para dar ao quadro formas aerodinâmicas.

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WUUU, hop e ultra hop

Bardou vende hoje 3 modelos projetados com o Solid Edge. Uma é de dupla suspensão chamada “WUUU”. Um quadro de dupla suspensão consiste de dois triângulos e é complicado de projetar. Por outro lado Bardou acredita em simplicidade. “Se construirmos bicicletas mais simples, elas serão mais confiáveis,” diz ele. Ele escolheu alumínio e aço na construção desse quadro. O triangulo frontal é alumínio pelo seu pouco peso, e o traseiro é aço por sua durabilidade. “Utilizando aço podemos utilizar tubos de menor diâmetro, deixando mais espaço pro pneu,” completa Bardou.

O outro quadro é chamado de “Hop” que é voltado para o bicicross. Uma bicicross é semelhante a uma bicicleta de cidade, porém com pneus maiores. O bicicross é um esporte bastante popular na Europa. Competidores correm em um circuito fechado que contém obstáculos que os competidores contornam e pulam. A “Hop” contém quadro de aço enquanto a “Ultra Hop” possui quadro de alumínio.

Bardou está desenvolvendo outras duas novas bicicletas com o Solid Edge. O software auxilia nos desafios automatizando processos rotineiro, liberando tempo para focar na criatividade. Solid Edge também ajuda a manter a precisão, mesmo quando ele está “tunando” um novo projeto. “Com Solid Edge é difícil de cometer erros, quando alteramos algo, ele mantém todas as relações pra você e os detalhamentos são atualizados automaticamente. É muito útil.”

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