sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Siemens PLM apresenta Eficiência no Desenvolvimento de Produtos



A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Automação Industrial da Siemens e líder global no fornecimento de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM, de Product Lifecycle Management), divulgou sua resposta em relação às conclusões publicadas, pela Aberdeen Group, numa série de relatórios de mercado. Os relatórios foram elaborados com base nos pontos levantados durante a pesquisa realizada pela Benchmark Research, intitulada Product Innovation Agenda 2010, que identificou as melhores práticas para o desenvolvimento de produtos inovadores e como torná-los produtos rentáveis. O estudo apontou que melhorar a eficiência durante o desenvolvimento de um produto é uma estratégia-chave para alcançar esse objetivo. Para elaborar esse estudo, a Aberdeen analisou as estratégias de desenvolvimento de cinco indústrias verticais, e examinou os pontos-chave para cada setor.
Englobando o setor Aeroespacial e Defesa, Automotivo, Bens de Consumo, Alta Tecnologia e Eletrônicos, e Máquinas, a pesquisa identificou as principais iniciativas estratégicas e desafios específicos em cada setor, apontando também a melhor forma para os fabricantes implementarem estratégias de desenvolvimento de produto, para lançar produtos inovadores no mercado antes da concorrência.

“Os relatórios da Aberdeen revelam que encontrar o ponto de equilíbrio entre o desempenho do produto e a otimização dos processos de desenvolvimento de produto representa um dos grandes desafios para fabricantes em todos os setores”, comenta Leif Pedersen, vice-presidente de marketing setorial, da Siemens PLM Software. “Em vista da crescente pressão para reduzir o custo de desenvolvimento e de ciclo de vida de produtos, os fabricantes precisam otimizar e promover eficiência no desenvolvimento de produtos por toda a empresa, e transformar a inovação em um processo formal que possa ser repetido para impulsionar o crescimento e lançar produtos inovadores no mercado antes da concorrência”.

“Nossa pesquisa revelou que melhorar a rentabilidade dos produtos é prioridade para executivos em quase todos os setores. No entanto, isso se torna mais difícil, uma vez que todos os setores se deparam com desafios que afetam a rentabilidade, como redução da vida de um produto no mercado e a crescente demanda dos clientes por redução de custos”, observa Michelle Boucher, analista de pesquisa da Área de Inovação de Produtos e Engenharia da Aberdeen Group. “Para alcançar as metas de rentabilidade e ao mesmo tempo superar os desafios, os fabricantes de todas as indústrias precisam adotar práticas de desenvolvimento de produto “Best-in-Class”, permitindo a promoção de inovação de produtos, o aumento da lucratividade e a redução do custo de desenvolvimento de produtos”.

Abaixo, um resumo dos principais pontos identificados no relatório setorial, Sector Insight, da Aberdeen.
Setor Aeroespacial e Defesa

O desenvolvimento de produtos para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e os fornecedores do setor Aeroespacial e Defesa (“A&D”) exige alto investimento de recursos financeiros e de tempo, antes que um produto possa ser lançado no mercado. Além disso, processos de certificação extremamente longos podem resultar em atrasos no lançamento de produtos. O relatório aponta que as empresas atuando no setor de A&D focam na melhoria da lucratividade do produto por meio de medidas que buscam sempre otimizar o processo de desenvolvimento de produto. O estudo também aponta que empresas no setor A&D focam mais atenção na otimização e na promoção de eficiência no desenvolvimento de produtos, do que na inovação de produtos em si. A Aberdeen acredita que a área onde as empresas neste setor podem ter o maior ganho no desenvolvimento de produtos é na implementação de conceitos de desenvolvimento de produto enxuto – estima-se um aumento dos atuais 33% para 78% em 2010, o que representa uma taxa de crescimento de 136%.
Como essas empresas procuram lançar produtos no mercado antes dos concorrentes, OEMs e fornecedores do setor de A&D precisarão centralizar ou coordenar as tomadas de decisões na área de inovação e estabelecer plataformas de gestão de ciclo de produto capazes de reduzir as diferenças entre todos os integrantes de uma cadeia.

Setor Automotivo

Devido à crescente pressão dos clientes e da área de vendas para reduzir preços, os fabricantes de carros têm maior foco na redução de custos associados ao desenvolvimento de produtos do que outros setores. O relatório aponta que fabricantes automotivos esperam atingir suas metas de redução de custos por meio do uso expressivo de simulação digital. De acordo com o estudo da Aberdeen, a aplicação de simulação digital e protótipos de processos na fabricação automotiva irão aumentar de 25% em 2008 para 85% em 2010, o que representa uma significativa taxa de crescimento de 240%. Buscando formas de simular o comportamento de um produto virtualmente, as montadoras podem, muitas vezes, resolver problemas antes mesmo de arcar com o custo de construir protótipos reais.
Para melhorar a eficiência do processo de desenvolvimento de produto, as montadoras precisam considerar o aumento de investimentos em PLM, adotando estratégias de inovação abertas, alavancando a base de informação atual para capturar e reutilizar conhecimento, e aumentar a visibilidade para impactar as decisões de engenharia.

Setor de Bens de Consumo

Nesse setor altamente competitivo, as empresas usam de muitos esforços para lançar produtos inovadores, para poder praticar um preço diferenciado no mercado. Entretanto, geralmente os concorrentes lançam produtos similares em pouco tempo, colocando ainda mais pressão nos custos do produto. Assim, não é nenhuma surpresa que empresas do setor de bens de consumo têm maior foco na redução de custos em comparação a outros setores. Dessa forma, as empresas deste setor focam principalmente na melhoria da eficiência do processo envolvido no lançamento de inovações no mercado. O relatório aponta que os fabricantes de bens de consumo têm maior inclinação a avaliar as inovações utilizando métricas de desempenho do que fabricantes em outros setores, adotam processos de inovação abertos, e delegam a responsabilidade de desenvolvimento de produto a executivos de nível C. A Aberdeen acredita que a área onde as empresas nesse setor podem ter o maior ganho no desenvolvimento de produtos é na utilização de métricas formais de desenvolvimento de produto – estima-se um aumento dos atuais 24% para 74% em 2010, ou seja, uma taxa de crescimento de 208%.
Para lidar com questões relacionadas ao custo de produto, promover produtividade organizacional e diminuir o ciclo de desenvolvimento de produto, empresas de bens de consumo devem aumentar seus investimentos em PLM. Isso irá criar maior visibilidade e impactar as decisões de design com relação ao custo e a capacidade de fabricação, e implementação de conceitos enxutos de desenvolvimento de produto na empresa como um todo.

Setor de Alta Tecnologia e Eletrônicos

As empresas do setor de Alta Tecnologia e Eletrônicos (“HT&E”) têm maior foco na proteção e melhoria do valor da propriedade intelectual (IP) de seu produto. O relatório aponta que a preocupação de proteger a propriedade intelectual é identificada duas vezes mais por fabricantes de alta tecnologia do que por empresas em outros setores. A área que mais se expande em relação à inovação de produtos no setor de HT&E é a análise do desempenho das inovações através de métricas formais, que deve crescer dos atuais 28% para 71% em 2010, ou seja, uma taxa de crescimento de 154%. Isso irá ajudar a melhorar a taxa de sucesso de desenvolvimento de produtos, reduzir custos, e entregar, de forma mais previsível, inovações conforme o desempenho ganha maior destaque.
Para capitalizar em cima da promoção de eficiência e diminuição dos ciclos de desenvolvimento de produtos, os fabricantes do setor precisam aumentar o seu foco em investimentos em PLM, adotando um processo de inovação enxuto e aberto, alavancando a base de informação atual para capturar e reutilizar conhecimento, e maximizar o valor da propriedade intelectual do seu produto.

Máquinas (Fabricação de Equipamentos Industriais)

Assim como acontece em outros setores, os fabricantes de equipamentos industriais sofrem com a pressão dos clientes para reduzir custos e, ao mesmo tempo, entregar produtos em prazos menores sem comprometer as normas de qualidade. O relatório aponta que os fabricantes de equipamentos têm dado uma atenção especial na redução custos relacionados ao ciclo de vida. Além disso, precisam acelerar a rapidez com a qual lançam os produtos no mercado sem comprometer a qualidade dos mesmos. A área que mais se expande em relação à inovação de produtos no setor de equipamentos industriais é a consolidação e re-utilização de informações, que deve aumentar dos atuais 27% para 70% em 2010, o que representa taxa de crescimento de 159%. Um terço das empresas de maquinário estão focando na redução de custos associada ao ciclo de vida - aproximadamente 25% mais comparado aos outros setores industriais. Para superar esse desafio, os fabricantes de máquinas precisam melhorar sua visibilidade downstream, obtendo impactos na produção e na cadeia de fornecimento; continuar mudanças organizacionais que impliquem em liderança na área de inovação; implementar processos de desenvolvimento de produto enxutos e estabelecer PLM.

Metodologia

A Aberdeen Group analisou como mais de 230 empresas desenvolvem suas inovações buscando maior rentabilidade. Para entender como os fabricantes gerenciam inovação, desenvolvimento, design e engenharia de produtos com excelência, as empresas que participaram da pesquisa foram avaliadas de acordo com seu desempenho em cinco indicadores-chave, e depois classificadas em três categorias: Best-in-Class (os primeiros 20% da pesquisa); Empresas Retardadoras (os últimos 30% no ranking) e Desempenho Médio (os 50% remanescentes). Essas métricas englobam a porcentagem de produtos que atingem as metas de lançamento de novos produtos, custos de produto, orçamento de desenvolvimento de produto, faturamento e custos de ciclo de vida.
À medida que as empresas buscam ainda mais aumentar a lucratividade de seus produtos, precisam sempre lidar com a questão de diminuir o tempo de introduzir seu produto no mercado, diminuir os custos envolvidos com desenvolvimento e proteger o valor da sua propriedade intelectual. Para mais informações sobre como a Siemens PLM Software está ajudando seus clientes a resolver estas questões e a transformar seu processo de inovação por meio de software de gestão de ciclo de vida do produto, acesse http://www.plm.automation.siemens.com/en_us/industries/index.shtml. Os relatórios completos podem ser obtidos através dos seguintes links:Promoting Product Development Efficiency for Aerospace and Defense Promoting Product Development Efficiency for Automotive Goods Promoting Product Development Efficiency for High Technology Companies Faster to Market without Sacrificing Quality and Lifecycle Profitability in Industrial Equipment Manufacturing

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