segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Esmaltec disponibiliza produtos líderes c/ Solid Edge



No mercado brasileiro á mais de 40 anos, concorrendo contra organizações multinacionais, a Esmaltec permanece como a única empresa do gênero com capital 100% brasileiro. O portfolio de produtos da Esmaltec oferece uma linha complete de produtos que incluem fornos convencionais, bebedouros, fornos microondas, geladeiras, freezers, refrigeradores de água, ar condicionados e cooktops. A mais nova divisão da empresa, Esmaltec Food and Beverage, produz uma linha de produtos para fins culinários. Seus produtos são exportados para mais de 50 países. Conhecida pela sua qualidade e confiabilidade, a Esmaltec é líder no mercado de bebedouros, com uma fatia de mercado de aproximadamente 40%. Em 2008, a companhia estabeleceu-se também como líder em vendas de fornos. O parque industrial da Esmaltec é em Maracanaú no Ceará, possui mais de 213.000 m², 2.800 funcionários e a capacidade produtiva de 300.000 unidades por mês. Enfrentando um mercado onde a chegada de novos produtos pode assegurar a sobrevivência de uma organização, e onde erros não são facilmente esquecidos, Esmaltec decidiu migrar para uma plataforma integrada de soluções para desenvolvimento de produtos como uma maneira de reduzir o ciclo de desenvolvimento e aumentar a confiança de seus produtos. Os critérios chaves para a escolha da plataforma foram:




1 – Integração de todas as áreas (do projeto á simulação, incluindo a linha de manufatura e a documentação técnica);





2 – Gerenciamento de recursos para projetos complexos;





3 – Melhorar o controle de produção para aumentar a confiança dos produtos;





4 – Redução de custos.



"Anteriormente, aproximadamente 30% dos nossos projetos foram produzidos e validados digitalmente. Hoje, 60% das validações são realizadas digitalmente, contribuindo significativamente para uma redução nos números dos protótipos, prazos e custos envolvidos".

Robinson A. Miolo


Industrial Designer


Esmaltec







Solução cuidadosamente escolhida

A implementação foi cuidadosamente estudada pela Esmaltec, que previu um plano de dois anos de implantação dividido em 3 etapas principais: Análise do Sistema, Avaliação Online e Implantação. Nesse período várias soluções foram analisadas e, no final, Esmaltec escolheu aquela que melhor se ajustou a suas necessidades nos seguintes critérios: Integração do processo, recursos, interface dos usuários, facilidade de migração, gerenciamento de arquivos, custo, suporte, possibilidade de expansão futura, estrutura e acesso á parceria.

A avaliação técnica incluía as apresentações focadas na possibilidade de parceria, trial de softwares e treinamento. No final do período de avaliação, foi possível determiner precisamente o software que supre a realidade da Esmaltec. A organização escolheu o pacote Velocity Series (Solid Edge CAD e o gerenciador de ciclo de vida do produto (PLM) Teamcenter Express) da Siemens PLM Software. A escolha foi baseada na melhor relação custo-benefício e no melhor retorno do investimento (ROI) aplicado, como também a possibilidade de potencializar o crescimento e o aumento da rentabilidade da companhia. O fato das soluções pertencerem a Siemens PLM Software, e sendo essa considerada como uma empresa que oferece os melhores serviços e é mais flexível e acessíveis para os futuros contatos e negociações, foi essencial para a empresa.


Benefícios de Longo Alcance

Esmaltec experimentou muitos benefícios da implementação do pacote Velocity Series. Isso inclui: Uma redução de 30% na média de tempo de dois novos projetos e dos projetos de atualização de produtos, construção de 40% menos protótipos, declínio de cerca de 80% nos retrabalhos devido a menos inconsistências, uma redução de 90% em desvio de projetos e documentação técnica além de uma redução de 20% no consumo de papel. A Esmaltec ainda espera uma melhora ainda maior nesses ganhos com o fim da implantação do Teamcenter Express. Anteriormente, somente 30% dos projetos da Esmaltec eram construídos e validados digitalmente enquanto os outros 70% eram construídos de maneiras físicas com os protótipos físicos. Hoje, 60% dos testes e validações são realizadas digitalmente, contribuindo significativamente para uma redução do numero desses protótipos, prazos e custos envolvidos.

O projeto ainda se beneficia da escalabilidade da solução, o que permite a implementação de novas soluções de acordo com as necessidades da organização e na velocidade para se manter competitiva. Solid Edge foi implementado em toda área esperada e, correntemente, é utilizado para todos os novos projetos. O foco agora é na implementação completa do Teamcenter Express para a documentação e gerenciamento de aprovações. Isso está sendo feito por etapas para gerar um baixo impacto com a cultura vigente. Já há planos para expansão de novos módulos para gerenciamento de toda a estrutura de produto, incluindo as partes não tangíveis do modelo e os gerenciamentos de itens de grande circulação. Isso ira envolver o Teamcenter Express para áreas não técnicas.



Fonte:
http://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/about_us/success/case_study.cfm?ComponentTemplate=1481&Component=77533

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog