sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Jack - Simulação Humana na Engenharia de Produção


Modelagem e simulação humana com o Jack
Modelos humanos virtuais, lugares virtuais, soluções reais

Resumo
A ferramenta de simulação e modelagem humana Jack ajuda empresas de diversos setores a melhorar a ergonomia de projetos de produto e aperfeiçoar tarefas do local de trabalho. O Jack e seus Toolkits opcionais oferecem ferramentas de projeto com base no ser humano em seus ambientes virtuais para uma análise abrangente dos fatores humanos de seus novos projetos – antes de serem criados quaisquer protótipos físicos. Os modelos humanos Jack (e Jill) podem ser dimensionados para representar suas populações de usuários e permitir que engenheiros avaliem seus projetos de conceito em termos de desempenho humano, incluindo alcance, visão, risco de lesão, fadiga, conforto e outras informações importantes sobre ergonomia.


A vantagem do Jack
Inúmeras organizações em uma variedade de indústrias estão enfrentando o mesmo problema: o
elemento humano não está sendo considerado previamente ou de modo suficiente no projeto, montagem e manutenção de produtos. O que é mais importante, isso está tendo um impacto devastador em custos, tempo de entrada no mercado, qualidade e segurança. No entanto, para um crescente número de organizações, considerar o elemento humano no projeto, na manufatura e na manutenção não é mais um problema, é uma vantagem competitiva. Essas organizações estão usando o Jack para ter benefícios, como:
• Menor tempo de projeto • Maior produtividade
• Menos custos de desenvolvimento • Maior segurança
• Melhor qualidade • Maior bem-estar dos funcionários

Valor comercial do Jack
O Jack é um produto de ergonomia e fatores humanos que ajuda empresas de diversos setores a melhorar a ergonomia de projetos de produto e tarefas do local de trabalho. Esse software permite que os usuários posicionem biomecanicamente humanos digitais com precisão em ambientes virtuais, atribuindo-lhes tarefas e analisando seu desempenho. Os humanos digitais Jack (e Jill) podem informar aos engenheiros o que eles podem ver e atingir, o seu nível de conforto, quando e por que estão sentindo dores, quando estão cansados e outras informações ergonômicas importantes. As informações obtidas pelo Jack podem ajudá-lo a criar locais de trabalho, processos e produtos mais seguros e mais ergonomicamente saudáveis de maneira mais rápida e econômica.

Uso do Jack

Etapa 1: Criar um ambiente virtual. Além de sua resistência como um modelador humano, o Jack é uma avançada solução de simulação visual, interativa e em tempo real. A capacidade de modelagem cinemática do Jack permite que você tenha facilmente imagens de articulações para criar mecanismos complexos. Os solvers de restrições e cinemática inversa em tempo real podem ser aplicados automaticamente aos seus mecanismos.

Etapa 2: Criar um ser humano virtual. O Jack fornece os modelos humanos mais biomecanicamente precisos da indústria, com base nas medidas de dimensão corporal obtidas dos bancos de dados antropométricos mais atualizados, incluindo ANSUR 88, NHANES e CAESAR. Os métodos de manequins delimitadores podem ser usados para criar uma família de manequins dimensionados, a fim de testar com eficiência seus projetos para acomodação.

Etapa 3: Posicionar o ser humano em seu ambiente. O Jack permite que você posicione a pessoa usando modelos empíricos avançados, cinemática inversa ou manipulação direta de articulação. Em todos os casos, a manipulação da imagem complexa é rápida e as posturas são fisiologicamente realísticas.

Etapa 4: Atribuir tarefas ao ser humano. Os recursos de animação do Jack permitem que movimentos de mecanismo e tarefas humanas sejam definidos e reproduzidos para revisão ou análise. Além disso, uma ampla variedade de hardwares para Realidade Virtual são compatíveis para a captura em tempo real de movimentos humanos complexos. As simulações podem ser facilmente exportadas em filmes mpeg.

Etapa 5: Analisar o desempenho do ser humano. O Jack apresenta a coleção líder da indústria de ferramentas para ajudá-lo a avaliar o desempenho de seus humanos virtuais. Muitas das funcionalidades são montadas em módulos complementares, incluindo os “toolkits” Occupant Packaging e Task Analysis. Entre as funcionalidades estão:
• Ferramentas de acomodação de veículo – previsão de postura, padrões SAE J
• Análise de visão, incluindo zonas de obscurecimento de visão 3D, reflexão ou áreas de visibilidade
• Análise de capacidade de desempenho humano, incluindo resistência, postura, risco de lesão, fadiga e tempo para as tarefas

Funcionalidades

Crie e visualize maquetes digitais

O Jack fornece a você todas as ferramentas gráficas avançadas para a importação de dados de projeto no mundo virtual ou para a criação de modelos de conceito simples. Use o mapeamento de textura, iluminação e outras ferramentas gráficas para conferir maior realismo visual aos seus ambientes.

Analise fatores humanos em projetos

A escala antropométrica avançada e a cinemática biofísica do Jack oferecem a você humanos virtuais que podem prever com precisão requisitos de alcance, visão, conforto e ajuste.

Estude pessoas no local de trabalho simulado

O Jack permite que você crie os locais de trabalho mais seguros em termos de maior eficiência e
produção. Os recursos de animação e postura em tempo real do Jack ajudam você a atribuir rapidamente ao Jack a realização de tarefas, a fim de avaliar seus projetos.

Avalie operações de manuseio de materiais

Levantar objetos pesados, realizar tarefas com posturas inadequadas e trabalhar com fadiga aumenta o risco de lesões dos operários. A coleção abrangente de ferramentas de desempenho humano do Jack fornece feedback quantitativo sobre risco de lesão, capacidade de resistência,
análise de postura, fadiga e tempo para as tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog