Anualmente, o PACE promove o Projeto Global, que conta com 15 universidades em 6 países no mundo (Alemanha, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Estados Unidos e Índia). A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) é a única na América do Sul selecionada para o projeto. A cada ano, um novo desafio é lançado, tendo sempre como foco a área automotiva. Assim, a cada ano, as equipes trabalham juntas na concepção de idéias, design e projeto fazendo simulações e testes. Cada time (normalmente um por universidade) atua em determinado subsistema do carro (suspensão, transmissão, motor, chassis, direção, entre outros). Ao final de todo projeto, há o Fórum anual, no qual o Projeto Global é um dos destaques. Neste encontro, os alunos possuem a oportunidade de trocar experiências e conhecimento, finalizar o projeto e apresentá-lo ao mundo.
Dando continuidade ao projeto, em 2007/2008 o desafio foi otimizar o carro anterior adequando-o às regras da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a Fórmula 1, convertendo o motor para o uso de E85 (85% de etanol) como combustível. Neste ano, a POLI ficou responsável pela conversão do motor para funcionamento com o novo combustível e elaboração da estrutura de fixação ao carro do mesmo modo com é feito na Fórmula 1. Em ambos os anos, os alunos da POLI tiveram a oportunidade de ir à escola central, a Brigham Young University, localizada nos Estados Unidos, em Provo, Utah, para a montagem do carro e para a apresentação final no Fórum (2005 - Provo - EUA, 2006 - Alemanha e 2007 - Detroit - EUA), no qual o mundo pôde ver o trabalho feito.
Carro tipo fórmula projetado e construído pelos integrantes do Projeto Global (2007/2008)
O reconhecimento do projeto e da equipe é crescente. Exemplo disso são matérias em diversos portais de engenharia mecânica e automotiva na internet, entrevistas para Rádio USP e GloboNews, reportagens em jornais (Diário de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, capa do Diário Oficial do Estado de São Paulo) e publicação de artigos na revista CADesign. Também participou dos Congressos SAE 2006 e 2007, sendo campeã em 2006 com o projeto "Gestão modular em projeto internacional de engenharia automotiva". Esse reconhecimento alcança não só a faculdade, mas também todos os parceiros e apoiadores do PACE.
Projeto 2008/2009
No projeto 2008/2009, a proposta é fazer um carro compacto (popular) para mercados emergentes. Assim, a pesquisa visa tornar o carro mais eficiente e o mais econômico possível, atendendo às exigências dos países em desenvolvimento (principalmente, Brasil, China, Rússia e Índia), sem deixar de respeitar suas diferenças físicas (relevo, clima, etc.) e sociais (número de filhos por casal, capacidade financeira, entre outros).
Esse ano a equipe brasileira (formada por 15 alunos e coordenada pelo prof. Dr. Marcelo Augusto Leal Alves, da Engenharia Mecânica da Poli) é responsável pelo projeto do chassis/monobloco do carro . Além disso, a POLI será a escola central, ou seja, encarregada da coordenação e integração do projeto, posição ocupada anteriormente pela universidade americana Brigham Young University. O time deverá acompanhar o desenvolvimento de cada subsistema mantendo contato constante com cada faculdade envolvida. Assegurar a integração entre as diversas partes é fundamental para a futura convergência do projeto e, neste ano, é nossa responsabilidade.
Protótipo do projeto 2008/2009
A Escola Politécnica da USP possui quatro laboratórios equipados com apoio das soluções Siemens PLM, permitindo aos alunos utilizarem as mesmas ferramentas adotadas nas empresas do setor automotivo como Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE), sistemas aplicados para conceber, projetar e manufaturar produtos.
Ao final do primeiro semestre de 2009, as equipes se encontraram em Seul, Coréia do Sul, para o Fórum anual do PACE, onde o veículo desenvolvido foi apresentado ao mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário