terça-feira, 21 de julho de 2009

Case Solid Edge Synchronous Technology

Modelagem mais rápida agiliza a reestruturação do Powerwing

Muito mais rápido do que a modelagem sólida tradicional, o Solid Edge Synchronous Technology agiliza a transformação de uma estrutura em aço em uma peça em plástico moldado.

CASE: RAZOR US ALLC


Principal negócio do cliente:
A Razor USA LLC idealiza e fabrica patinetes e uma ampla linha de veículos de passeio alimentados por bateria.
http://www.razor.com/

“Com o Solid Edge Synchronous Technolog podemos reposicionar 30 ou 40 perfis em aproximadamente cinco segundos.”
“Uma peça com profundos cortes estruturais e esboço de vários perfis, normalmente exige pelo menos uma semana usando um método de modelagem sólida convencional. Consegui modelar essa peça em apenas dois dias usando o Solid Edge SynchronousTechnology.”

Bob Hadley

Diretor de desenvolvimento de produtos
Razor USA LLC

Produtos que se transformam

Em apenas oito anos, a Razor USA LLC deu um salto, passando de uma empresa principiante, com um único produto (o original patinete Razor), a uma lucrativa e consolidada organização, com uma linha de mais de 30 brinquedos naturais e movidos a eletricidade. Essa bem-sucedida diversificação da empresa pode ser vista em seus rendimentos. Suas vendas em 2001 chegaram a $ 20 milhões; em 2007, a $ 200 milhões. “No início, nossa empresa lutava para tirar vantagem da popularidade de seu patinete original e expandir sua linha de produtos para depender menos de um único produto”, explica Bob Hadley, diretor de desenvolvimento de produtos da empresa. “Conseguimos isso, mas nosso desafio hoje é aprimorar continuamente nossa linha, acrescentando novos produtos, para mantermos o crescimento.”
No caso da Razor, introduzir um novo produto no mercado significa avaliar até 100 idéias anualmente e depois diminuir essa lista para 15 a 20 idéias a fim de aperfeiçoá-las. Desse total, uma, duas ou talvez três de fato chegam ao mercado. “Em nosso setor, é fundamental ter competência para examinar cuidadosamente e o mais rápido possível as idéias de produto”, afirma Hadley. Hoje, a empresa até conta com mais tecnologias avançadas para isso – o Solid Edge® Synchronous Technology.

Maior adequação para peças complexas

O Solid Edge não é uma novidade para a Razor, que migrou do AutoCAD 2D para o Solid Edge no início da década de 2000, estimulada pela necessidade de melhorar a comunicação com os fabricantes chineses. A melhor visualização propiciada pelos modelos de montagem em 3D e o fato de as empresas chinesas poderem trabalhar diretamente com a geometria do Solid Edge diminuíram os erros antes provocados por falhas de comunicação. A mudança para o Solid Edge também ajudou a Razor a evoluir de um único e prodigioso produto para a ampla linha de produtos que possui atualmente.
“Ao nos permitir um avanço de ponta, 50% mais rápido em comparação ao 2D, o Solid Edge nos colocou em um patamar em que podemos tomar decisões mais rápidas sobre quais idéias devem ser introduzidas no mercado”, diz Hadley. “Com o Solid Edge, temos competência para introduzir pelo menos duas a três vezes mais produtos novos anualmente em comparação ao passado.”
Quando o Solid Edge Synchronous Technology foi colocado à venda, a Razor foi uma das primeiras empresas a adotá-lo. “Carreguei o Solid Edge Synchronous Technology e depois de algumas horas de treinamento já estava modelando peças”, afirma Hadley.
“Quando nos acostumamos ao 3D, a princípio a tecnologia síncrona soa como uma maneira diferente de pensar. Porém, assim que nos acostumamos, tudo funciona muito bem.” Uma das primeiras coisas que Hadley modelou foi uma complicada peça estrutural de plástico para o Powerwing da Razor, um patinete movido por roldanas que as pessoas impulsionam alternando o peso do corpo de um lado para outro. A peça original era uma estrutura de aço soldada; Hadley estava transformando essa estrutura em uma peça de plástico moldado por injeção para diminuir o custo e aprimorar a manufatura. “Uma peça como essa, com profundos cortes estruturais e esboço de vários perfis, normalmente exige pelo menos uma semana usando métodos de modelagem sólida convencionais. Com um tradicional pacote do CAD 2D, esse trabalho exigiria um mês, se é que conseguiríamos. Mas consegui modelar essa peça em apenas dois dias usando o Solid Edge Synchronous Technology.”

Mudanças mais rápidas no projeto
Outra vantagem do Solid Edge Synchronous Technology foi percebida depois, quando Hadley estava trabalhando com um fabricante de moldes para fazer o ajuste fino da estrutura de reforço (em costeletas) da peça. Ele calcula que eles montaram e remontaram pelo menos dez vezes. Pelo fato de ter modelado originalmente a peça utilizando a tecnologia síncrona, mudanças que antes seriam extremamente demoradas foram realizadas quase sem nenhum esforço. “Com os projetos estruturais moldados, em geral precisamos reposicionar e restabelecer as interseções da trama”, explica ele. Com a tradicional modelagem sólida, apagamos tudo e começamos do zero, e nesse caso duas a três horas podem ser necessárias para reposicionar uma estrutura de reforço. Com a tecnologia síncrona, basta pegar os perfis desejados e arrastá-los para a posição e pronto. Podemos reposicionar qualquer quantidade de perfis ou recursos em aproximadamente cinco segundos.
“Com a tecnologia síncrona, o recurso não depende do momento em que foi criado ou do lugar em que foi criado no modelo”, continua Hadley. “Isso conta para nós em praticamente todos os modelos porque as mudanças são uma conseqüência natural.” No todo, Hadley calcula que a tecnologia síncrona torna o processo do projeto duas a três vezes mais rápido em comparação à tradicional modelagem sólida. Além disso, ele percebeu outro benefício não previsto do Solid Edge Synchronous Technology. O Solid Edge fez com que um usuário remanescente do AutoCAD 2D na Razor se convertesse ao 3D. “Visto que não há nenhuma regra antecedente ou estratégia de modelagem para aprender, ele aprendeu a usá-lo com extrema facilidade”, observa Hadley. “Em apenas algumas semanas ele já estava produzindo projetos de todos os jeitos, num piscar de olhos. Ele simplesmente não vê a hora de finalmente poder se juntar ao clube do 3D!

RESUMO:

Iniciativas comerciais
Desenvolvimento de novos produtos

Desafios comerciais
- Expandir continuamente a linha de produtos para promover o crescimento
- Transformar uma estrutura em aço em uma peça de plástico moldado por injeção para diminuir os custos e aprimorar a manufatura

Caminhos para o sucesso
- Curta curva de aprendizagem para os remanescentes do 2D
- Modelagem baseada em recursos e livre de dependências
- As mudanças não dependem da seqüência em que o recurso foi criado

Resultados
- Peça modelada em dois dias versus uma semana com a tradicional modelagem sólida
- Mudanças no projeto de estrutura de reforço que exigiam horas hoje são produzidas em segundos
- Proficiência no 3D, em algumas semanas, aos novos adeptos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Anteriores do BANA's Blog