quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

FGV aponta expectativa favorável para investimentos

Destaques do boletim do Bradesco de 6 de janeiro, assinado por Octavio de Barros, diretor de pesquisas e estudos econômicos:

IPC-FIPE encerra dezembro com alta de 0,18%
O IPC-FIPE referente a dezembro apresentou alta de 0,18%, acelerando ligeiramente em relação à terceira semana do mês (0,17%), mas em linha com as expectativas do mercado.
A pequena variação entre as semanas é resultado, em especial, de movimentos opostos entre os grupos alimentação e transportes. O primeiro continuou aprofundando a deflação, para -0,24%, ao passo que o grupo transportes acelerou novamente, para 0,43%, refletindo a nova elevação nos preços de combustíveis.
De modo geral, o índice deverá voltar a acelerar nas próximas divulgações, por conta da entrada de novos reajustes no cálculo do índice, da elevação dos preços de combustíveis e da recuperação dos preços dos alimentos.

Isenção de ICMS para importação de máquinas
O governo de São Paulo prorrogou a medida de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços para a importação de máquinas e equipamentos não produzidos no País. O novo prazo termina em junho e abrange 143 segmentos industriais.

FGV: expectativas favoráveis para investimentos
Segundo pesquisa “Sondagem de Investimentos na Indústria da Transformação”, divulgada há pouco pela FGV, referente ao último trimestre do ano passado, 48% das empresas querem aumentar seus investimentos em 2010 (o número para 2009 era de 39%).
Somado a isso, 69% das empresas entrevistas acreditam em aumento do faturamento e 40% delas esperam elevação do número do pessoal ocupado neste ano.
A pesquisa confirma as perspectivas favoráveis detectadas pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco para os investimentos, impulsionadas pela retomada sustentada da indústria, da volta do mercado de crédito e da melhora disseminada da confiança dos empresários.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário