A Tecnologia Automotiva Catarinense vai inaugurar, finalmente, a linha de produção em série do jipe Stark no dia 11 de dezembro. A empresa receberá convidados e jornalistas para uma visita à fábrica, que fica em Joinville, SC, na Rua Dona Francisca, 8.300, no Condomínio Empresarial Perini Business Park.
A TAC tem 100% do capital nacional. O Stark terá como um dos principais concorrentes o jipe T4 da Troller, produzido pela Ford no Ceará com motor 3.0 turbodiesel e vendido a cerca de R$ 85 mil.
Com tração 4x4 e estilo mais moderno, o utilitário esportivo da TAC utiliza motor diesel 2.3 L turbodiesel intercooler, dotado de common rail, fornecido pela FPT - Powertrain Technologies, do grupo Fiat.
Adolfo Cesar dos Santos, presidente da TAC, explica que foram investidas mais de 28 mil horas de pesquisa e desenvolvimento do produto, envolvendo vinte profissionais, a maioria da Questto Design, responsável pelo estilo, integração de componentes mecânicos, gerenciamento de fornecedores e serviços. O projeto detalhado de estrutura e carroceria foi gerenciado por Aloysio Coelho.
Para simulação dos componentes do veículo a TAC utilizou software NASTRAN da MSC Software e Engenharia. A LRK Design é quem responde pela engenharia de powertrain. Na primeira fase de desenvolvimento atuaram a Improvement Vehicle Dynamics na simulação de dinâmica veicular e a Ortiz Consult no projeto de dimensionamento da estrutura tubular.
Mais em www.tacmotors.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário