segunda-feira, 20 de abril de 2009

A história da Computação Gráfica

Por Ramon Zancanaro – Frame1 Virtual Studio
www.frame1.com.br

A história da Computação Gráfica vem sendo escrita desde a criação dos primeiros sistemas de geração de imagem via tubo catódico (semelhante a TV de tubo existente hoje). Porém começou a tomar força a partir da década de 60. Por volta de 1963 surgem os primeiros desenhos computadorizados, porém, as maquinas que geravam tais imagens ainda não possuíam tecnologia suficiente para tornar estes desenhos utilizáveis. Por volta de 1967 a Nasa lança seu primeiro simulador de vôo baseado nas experiências anteriores. Ao final desta década foi criado também o primeiro comercial com trechos desenvolvidos via computador. Apesar dos avanços a tecnologia 3d ainda estava longe de um resultado satisfatório.

Na década de 70, a evolução da CG toma rumos na publicidade e entretenimento. A Disney lança a primeira vinheta totalmente criada em via CG, fazendo gerar no cinema um interesse muito grande pelo novo método. George Lucas funda a Lucas Films e encabeça uma revolução cinematográfica. Juntamente com os softwares, os hardwares prometiam grandes evoluções para a década seguinte.

Na década de 80, os computadores chegam aos lares, o que ajudou a difundir ainda mais a CG. Softwares de CG tornavam-se acessíveis à grande massa da população. Nesta época apareceram os primeiros efeitos em terceira dimensão de visualização convincente. O filme Star Trek II é lançado usufruindo dessa tecnologia. Ao final dessa década, os fabricantes de hardware começam a se especializar em equipamentos voltados a CG e os softwares começam a criar efeitos que simulam mais detalhadamente a realidade, dando perspectivas de que no futuro teríamos imagens de CG mais parecidas com fotos.

Nos anos 90 a CG chega definitivamente aos cinemas tendo como ícones O Exterminador do Futuro II, que possui um personagem totalmente virtual. Em seguida chegou a vez da criação de filmes inteiramente virtuais. O desenvolvimento da luminotécnica possibilitou o uso da CG em simulações muito próximas a realidade.

Na presente década as tecnologias tomam novos rumos. Como a base da CG já haviam sido alicerçada, os fabricantes de softwares se dedicaram a detalhar a reprodução de efeitos e superfícies. O resultado disso são imagens que se confundem com a realidade.

* Todas as imagens foram produzidas pela Frame 1 Virtual Studio.

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