segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Equipe Solid Edge EESC USP, fica em terceiro na geral da Fórmula SAE.

Equipes da FEI e Facens vencem a Fórmula SAE

Equipe Solid Edge EESC USP, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo foi considerada a melhor nos quesitos Apresentação e Inovação Tecnológica.

Estudantes de engenharia ganharam o direito de representar o Brasil em competições da SAE International em Michigan e na Califórnia, EUA, ao lado de equipes de vários países

São Paulo, 9 de novembro 2009 - A equipe Fórmula FEI, composta por 20 estudantes do Centro Universitário da FEI, sagrou-se tricampeã na VI Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, encerrada neste domingo, dia 8, no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP. A equipe de São Bernardo do Campo obteve 808,96 pontos na classificação geral e foi seguida pela equipe V8, da Faculdade de Sorocaba (Facens), também paulista. A competição teve início na sexta-feira (6), com 16 carros, tipo Fórmula SAE, projetados e construídos por cerca de 200 estudantes de engenharia da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, Paraná e São Paulo.
A equipe Fórmula FEI alcançou a maior pontuação nas provas de Aceleração, Design, Skid Pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo) e no Enduro, onde o carro percorreu 22 km de circuito de cones em 21,5 minutos. Além do empenho da equipe e suporte dos professores, o capitão Lucas Kira atribuiu o resultado às inovações feitas no carro, que ganhou melhor distribuição do peso, com 218 kg. “Somos uma família e investimos em tecnologias, como sistema para aumentar o nível de informações entre o box e o carro na pista”, disse Lucas Kira. Ao comemorar o pódio, o estudante ressaltou que foi muito difícil ter um carro ao mesmo tempo rápido, confiável e seguro, capaz de vencer outras equipes também muito competitivas.
Sorocaba - Inovação e bom desempenho foram os pontos fortes do carro da equipe V8, segundo os juízes da competição, todos especialistas da indústria da mobilidade. O Fórmula SAE de Sorocaba apresentou um controle de arrancada que evita o carro derrapar na pista, além de um sistema de aquisição para captura de informações durante o enduro, prova disputada pela primeira vez este ano com dois carros na pista.

Vice-campeã, a equipe V8 foi considerada a melhor nas provas de Autocross e Consumo de Combustível. O carro consumiu apenas 3,21 litros para percorrer os 22 km do enduro, a última prova do domingo e a mais esperada pelos participantes e pelo público que prestigiou a competição.  
Com o resultado, as equipes Fórmula FEI e V8 ganharam o direito de representar o Brasil em 2010, nas competições realizadas pela SAE International, em Michigan e Califórnia, respectivamente. Equipe SOlid Edge 2009A terceira colocada em Americana foi a equipe Solid Edge EESC USP, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo. A equipe foi considerada a melhor nos quesitos Apresentação e Inovação Tecnológica.

Além de troféus, as três equipes ganharam da Goodyear um jogo de pneus. A equipe Fórmula ainda recebeu como prêmio US$ 300 da SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada. As empresas Multicorpos e Adapco presentearam também a equipe da FEI com treinamento de cinco dias sobre o software STAR CCM+ para cinco alunos.

No quesito Custos, a Competição Fórmula SAE apontou a equipe Ícaros, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a melhor entre as 16 equipes presentes, de um total de 20 equipes inscritas.

Inovação - Foram três dias de muita adrenalina, exposição de talentos, troca de conhecimentos sobre engenharia de veículos de alta velocidade e show de inovações tecnológicas, muitas delas desenvolvidas por meio de disciplinas típicas da área de desenvolvimento do produto e em pleno atendimento às normas técnicas usadas dentro do setor automotivo.

Os veículos denotaram crescente aplicação de sistemas de aquisição de dados (telemetria), que permitem a transmissão em tempo real para os boxes de importantes informações sobre o desempenho na pista para tomada por parte das decisões das equipes, como temperatura da água e motor, velocidade, posição do acelerador e esterçamento. Os juízes também notaram forte avanço de motores com injeção eletrônica, calibração de motores adaptada para o desempenho esperado do veículo e uso de circuitos eletrônicos dispostos de forma organizada e segura, prática hoje muita exigida pela indústria automobilística.

Seguindo o regulamento, os carros têm motores 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³, os veículos Fórmula SAE surgiu na década de 1970, desde então  são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International.

A mesma competição é realizada, também, nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Austrália. O Brasil passou a integrar o circuito em 2004. O objetivo é fomentar a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira, em veículos de alto desempenho.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, conta que o Projeto Fórmula SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros,  no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. "Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e diversas atividades, muitas em áreas não exploradas nos cursos  regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças", diz o presidente da SAE BRASIL.

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