A brasileira Tupy, de Joinvile, foi contratada para fornecer os blocos de ferro fundido vermicular dos novos motores V8 Power Stroke desenvolvidos pela Ford para as picapes Super Duty (F-250, F-350, F-450 e F-550), que devem chegar ao mercado norte-americano no início de 2010.
Os motores pesarão 72,5 kg menos que o modelo atual, graças à liga metálica adotada, que contribui também para o aumento da resistência.
Antecipando-se ao lançamento, a Ford apresentou o primeiro veículo da nova série em uma feira realizada no Texas.
Fernando Cestari de Rizzo, vice-presidente de vendas e marketing da Tupy, esclarece que a escolha da empresa como fornecedora deveu-se à boa receptividade de blocos de motor já entregues à Ford Europa e fabricados com a liga especificada.
Blocos V-6 e V-8 fabricados pela Tupy já são fornecidos para os motores da Jaguar e da Range Rover desde 2004. A Ford Europa foi o primeiro cliente a receber blocos em ferro vermicular da empresa catarinense, que utiliza tecnologia da companhia sueca Sintercast.
A Tupy também fornece blocos e cabeçotes de motores em ferro vermicular para a Audi e a MAN, da Alemanha, e para a DAF, da Holanda.
Rizzo explica que o ferro fundido vermicular é visto como uma alternativa inovadora pela indústria automotiva, que está sempre à procura de materiais de menor peso e maior durabilidade do que o ferro fundido cinzento.
“Nossa equipe de engenheiros dominou a produção em larga escala do ferro fundido vermicular e superou desafios técnicos nos processos especiais de produção e usinagem” afirma o executivo.
Com propriedades mecânicas superiores às dos materiais convencionais, a liga traz como resultado produtos menores, mais leves e mais duráveis.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Tupy avança na exportação de blocos em ferro especial
Case Solid Edge + Teamcenter Express
Adicionando funcionalidade sem aumentar os prazos
O Solid Edge e o Teamcenter Express aprimoram a qualidade do projeto, promovem a reutilização dos dados e reduzem erros de produção para produzir melhores máquinas para os clientes, de modo mais rápido.
Sistemas de transporte de todos os tamanhos
A Verhoeven Oss BV Engineering Works projeta e fabrica sistemas de transporte para um mercado internacional. Seus clientes operam em uma variedade de setores industriais, incluindo processamento de alimentos, materiais automotivos e para construção. Os produtos da empresa variam de pequenas montagens, como pequenos transportadores de rolos, até fábricas inteiras e sistemas de transportador para tampas de panelas até empilhadeiras, unidades
manipuladoras tipo pick & place e paletizadoras.
O rendimento desses equipamentos varia de milhares por minuto a pontos por dia. “Precisamos gerenciar um portfólio que inclui uma grande variedade de produtos”, disse Erik Willems, engenheiro de projeto do departamento de engenharia mecânica e automação interna. “O valor de vendas de um pedido pode ser algo entre milhares a milhões de euros. Temos uma boa reputação e uma base fiel de clientes que operam internacionalmente”.
CAD com PLM integrado
Qualidade e prazos de entrega são dois elementos essenciais na tomada de decisão de compra desse tipo de equipamento. O preço deve ser sempre atraente. Com esses fatores competitivos em mente, a Verhoeven Oss Engineering Works decidiu atualizar seu processo de engenharia.
“Usamos o AutoCAD por muito tempo”, explicou Willems. “Mas ele não estava mais funcionando para nós. Com o passar dos anos ficou evidente que desenhos em 2D não podiam ser mantidos e eram difíceis de revisar e que sua reutilização simplesmente não estava acontecendo. E isso não inclui os erros de desenho que surgiam inevitavelmente e criavam problemas de fabricação. Além disso, as máquinas se tornaram mais complexas e não podiam
mais ser desenvolvidas corretamente em 2D. No final das contas, o 2D estava ficando custoso para nós.”
Com o tempo, a Verhoeven Oss adquiriu gradualmente vários programas CAD em 3D para atender às necessidades locais. Entre eles estava a solução CAD Solid Edge® da Siemens PLM Software. Ele era usado para projeto de chapas metálicas entre outras coisas. Em 2007, a empresa decidiu adotar o Solid Edge como padrão, juntamente com a solução de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM - product lifecycle management), o Teamcenter® Express, também da Siemens.
“Optamos pelo Solid Edge porque também queríamos uma infra-estrutura de gerenciamento de dados de grande valor. O Solid Edge é o único pacote para o qual o fornecedor também pode fornecer uma solução PLM que se integra perfeitamente com o sistema CAD. Além disso, o sistema PLM pode ser expandido no futuro e integra-se perfeitamente com um sistema de ERP”, disse Willems.
O PLM oferece suporte à flexibilidade da equipe
O Teamcenter Express foi importante porque o modelo de negócios da Verhoeven Oss é flexibilidade organizacional e capacidade de entregar rapidamente. Um número considerável de sua centena de funcionários é multifuncional e pode ser distribuído de modo flexível. Quando a demanda exige, a equipe adicional pode ser usada temporariamente e grande parte da produção pode ser terceirizada.
“Para possibilitar esse tipo de resposta rápida, precisamos ser capazes de adaptar mais maquinários, módulos e componentes”, explicou Willems. “Isso significa que precisamos ser capazes de localizar projetos quando precisamos deles, além da documentação completa, incluindo desenhos de produção e listas de peças. Isso era impossível com o AutoCAD.” Os desenhos do AutoCAD foram movidos para o banco de dados do Teamcenter Express e o sistema PLM foi introduzido projeto a projeto.
“Com o Teamcenter Express agora sabemos com certeza que estamos trabalhando com a versão correta do projeto e com as listas de peças adequadas. Além disso, agora podemos manter um controle do que um cliente realmente tem, o que no final beneficia nossos serviços pós-vendas", observou Willems. Além da engenharia, os departamentos de produção de chapas de metal e de compras são usuários contínuos do Teamcenter Express. “Quanto mais pessoas usam a infra-estrutura de gerenciamento de dados, maior é o seu valor”, disse ele.
Como a Verhoeven Oss terceiriza algumas de suas fabricações, é essencialmente importante que as listas de peças e os componentes sejam gerenciados de maneira adequada. Ao contrário do que acontecia no passado, agora tudo é mantido sob
o gerenciamento de versão no Teamcenter Express, possibilitando saber exatamente quais itens foram terceirizados. Isso também significa que a Verhoeven Oss pode fornecer modelos 3D de forma que o fornecedor não precisa converter desenhos em modelos. Isso economiza tempo e reduz erros.
Willems tem muitas expectativas em relação à ligação entre o Teamcenter Express e o sistema de ERP. Ele explicou: “Ainda é cedo para dizer algo definitivo, mas nossa experiência até agora com a nova metodologia me dá total confiança de que a integração do Teamcenter com o ERP possibilitará um aprimoramento considerável da transferência entre a engenharia e a produção. E que isso resultará em melhores prazos de entrega”.
CAD melhor = melhores máquinas
Para Willems, uma das grandes vantagens do Solid Edge é que seus recursos são fáceis de usar. E como os engenheiros podem concluir mais validações digitalmente, mais funções podem ser adicionadas às máquinas, resultando em valor agregado para o cliente. Outro benefício do Solid Edge é que os problemas de projeto se tornam aparentes muito mais cedo do que anteriormente e podem ser solucionados sem provocar grandes despesas. Os engenheiros também usam regularmente a FEA (análise de elementos finitos). Embora a Verhoeven Oss terceirize quase todas as tarefas de usinagem, a maioria das chapas de metal é produzida internamente. Com o Solid Edge, os componentes das chapas de metal agora entram em produção sem erros. “Raramente ficamos sabendo de quaisquer problemas de produção”, observou Willems. “Os benefícios do Solid Edge para a montagem são tremendos. E, além disso, as máquinas agora têm uma aparência muito mais acabada uma vez que o ajuste é perfeito.”
Os desenhos continuam sendo a fonte mais importante de informações, tanto interna como externamente. Eles são criados quase que automaticamente a partir de modelos 3D do Solid Edge
usando gabaritos. As dimensões são anexadas aos desenhos. Por enquanto, as listas de peças também são anexadas aos desenhos. “No futuro, as listas de peças serão movidas diretamente do Teamcenter para o sistema de ERP”, explicou Willems.
A meta da Oss Engineering Works para melhoria da qualidade e da funcionalidade dos produtos mantendo prazos competitivos foi atingida, disse Willems. “A qualidade dos produtos aumentou simplesmente como um resultado da tremenda melhoria na qualidade da documentação da produção”, observou ele. “Os erros de produção agora são realmente uma exceção. Além disso, os aspectos operacionais do maquinário são garantidos pela funcionalidade adicional do Solid Edge e do Teamcenter Express.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Gerenciando Fornecedores - Supplier Relationship Management (SRM)
Você lembra do CRM para gerenciar relacionamento com clientes? Então, o Teamcenter oferece o SRM para gerenciar relacionamento com fornecedores!
Resumo
Os recursos do Supplier Relationship Management (SRM) do software Teamcenter® permitem monitorar, rastrear e gerenciar os fornecedores em termos de negócios. A solução de gerenciamento de fornecedores do Teamcenter permite capturar e gerenciar informações sobre cada fornecedor, dessa forma, suas equipes de compras passam a ter mais conhecimento e maior visibilidade dos fornecedores, aumentam seu poder de negociação, tomam decisões de compra mais eficazes e avaliam o desempenho dos fornecedores.
Como parte integrante dos recursos SRM do Teamcenter, as equipes de compras podem usar a solução de gerenciamento de
fornecedores do Teamcenter para identificar, contratar e avaliar os fornecedores dentro do ambiente PLM da empresa.
Desafios atuais de gerenciamento de fornecedores
Após anos de economia bemsucedida, mas decrescente, das iniciativas de compras estratégicas, os CFOs e os CPOs continuam
enfrentando o desafio da necessidade de determinar a obtenção do próximo retorno de valor significativo nos mercados atuais de suprimentos mundiais. Embora as empresas tenham obtido economias de custo em níveis de compras tradicionais, por exemplo, concentração de valor e avaliações de melhor preço, elas
continuam enfrentando desafios que estão além dessas iniciativas.
Embora a economia mundial atual aumente a necessidade de identificar e gerenciar uma base global de fornecedores, os fornecedores distribuídos elevam a complexidade de algumas relações estratégicas. Esses desafios exigem a necessidade de colaboração ainda maior entre você e seus fornecedores. Várias empresas superam esses desafios investindo em tecnologias de suprimento e soluções de gerenciamento de fornecedores. No entanto, muitas vezes essas soluções são insuficientes por que:
• Uma abordagem “one-size-fits-all” (um tamanho para todos) não atende as complexidades reais atuais
• As soluções de software não respondem satisfatoriamente pelos processos atuais de suprimento
• As empresas não adotam soluções de suprimento de forma estratégica em todas as comunidades interessadas
Usando os recursos de gerenciamento de fornecedores do Teamcenter
No nível mais básico, você pode usar o Teamcenter para definir um portal de relacionamento com o fornecedor para o seu ambiente PLM. O Teamcenter oferece aos fornecedores recursos de auto-registro e de manutenção de registros para que eles possam criar seu próprio perfil e participar ativamente dos seus processos de definição de requisitos, definição do produto e desenvolvimento do produto.
Os perfis do fornecedor incluem vários tipos de informações, desde dados para contato e dados financeiros em geral até as capacidades produtivas e descritivas. Por sua vez, as equipes de compras podem pesquisar essa base de informações coletadas dos fornecedores em várias dimensões, incluindo uma árvore de
suprimento específica de cliente. Como resultado, o Teamcenter permite que os integrantes da equipe rapidamente encontrem, selecionem e monitorem os futuros fornecedores por meio de uma variedade de recursos de avaliação, de definição de status e de pontuação de desempenho.
Você pode estender os recursos de gerenciamento de fornecedores do Teamcenter para além dos limites estreitos de um portal de registro de fornecedores, estabelecendo uma plataforma inteligente usada para:
• Qualificar os fornecedores em vários níveis
• Estimular os fornecedores a administrar seus próprios perfis
• Permitir que as equipes de suprimento avaliem os futuros fornecedores com base nos requisitos financeiros de uma compra, perfil do produto e/ou capacidades produtivas
• Compartilhar as informações sobre fornecedores com outras soluções do Teamcenter SRM, inclusive com as soluções RFP colaborativo do Teamcenter e de negociação por Internet (leilão)
Resultados comprovados
• Mais de 275 empresas de 60 setores usam o Teamcenter for SRM
• Mais de 200 bilhões de dólares da obtenção de gastos foram gerenciados pelo Teamcenter for SRM
• Reduções de 50% do ciclo de compras foram gerenciadas pelo Teamcenter for SRM
Benefícios para a organização de compras
Centraliza e padroniza os processos de gerenciamento de fornecedores
Permite avaliar rapidamente a integridade geral dos programas de
gerenciamento de fornecedores
Reduz as ineficiências e a coordenação sub-otimizada do
processo para que as equipes de desenvolvimento de produto, de
finanças e de compras possam trabalhar com os fornecedores
Gerencia uma base completa de fornecedores, desde as relações de
baixa complexidade até as mais colaborativas
Dá acesso às informações sobre fornecedores atualizadas e mais
confiáveis a um custo menor
Simplifica a comunicação e o gerenciamento de eventos de compra
permitindo acesso em tempo real às informações sobre o fornecedor
Benefícios para o desenvolvimento de produto
Facilita a colaboração entre fornecedores e compras durante o
estágio inicial do desenvolvimento de produto para que seja possível
projetar o custo dos produtos
Acelera o processo de projeto para que você possa lançar os produtos de forma mais rápida e econômica
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Boa sugestão para as Indústrias
EFD adiciona novo serviço CAD em 3D direcionado ao cliente no website
EAST PROVIDENCE, R.I.--(BUSINESS WIRE)--A EFD, Inc., uma subsidiária da Nordson Corporation (NASDAQ: NDSN) adicionou um novo recurso ao seu website que permite aos visitantes baixar modelos em 3D CAD (Computer Aided Design) de produtos da EFD. . A nova capacidade permitirá que os clientes e potenciais clientes verificarem especificações em produtos da EFD facilmente e com precisão ao configurar postos de trabalho manuais ou máquinas de montagem automatizadas.
Para facilidade de uso, os clientes e potenciais clientes podem selecionar entre 28 tipos diferentes de arquivo para encontrar o que melhor atende as suas necessidades. As opções incluem AutoCAD®, Autodesk Inventor™, Pro/ENGINEER®, Solid Edge™, CATIA®, SolidWorks®, Unigraphics® e outros formatos principais.
Centenas de fabricantes em todo o mundo usam os sistemas de distribuição de precisão da EFD para aplicar quantias precisas e repetíveis de adesivos, lubrificantes e outros fluidos usados em praticamente todos os processos de montagem. Os benefícios da aplicação controlada de fluido incluem produtividade mais alta, melhor qualidade e confiança e custos inferiores de produção.
A capacidade de baixar modelos 3D é a mais recente adição ao website direcionado ao cliente da EFD, que está disponível em chinês, tcheco, francês, alemão, húngaro, italiano, japonês, coreano, polonês, português, russo, espanhol e turco bem como inglês.
Outras capacidades que facilitam a negociação entre a base global de clientes com a EFD incluem “My EFD,” (Minha EFD), uma capacidade de encomenda on-line que funciona 24 horas, 365 dias por ano, que permite acesso ao vivo seguro à disponibilidade de produtos, status do pedido e acompanhamento de remessa; a capacidade de ver pedidos em aberto e dados de faturamento; e gerenciamento das informações da empresa. Também existe um catálogo interativo de produtos em Flash que permite que os clientes encontrem, visualizem e adicionem itens aos seus carrinhos simplesmente clicando no número da peça.
A EFD, Inc., é uma subsidiária integral da Nordson Corporation. Desde 1963, a EFD projeta e fabrica dispositivos de distribuição de precisão para aplicar quantidades controladas de adesivos, selantes, lubrificantes e outros fluidos de montagem utilizados em praticamente todos os processos industriais.
A Nordson Corporation é uma das empresas líderes mundiais na produção de equipamentos de distribuição de precisão para aplicação de adesivos, selantes e revestimentos durante as operações de fabricação de uma ampla variedade de produtos industriais e de consumo. A empresa também fabrica equipamentos utilizados para teste e inspeção de componentes eletrônicos, bem como sistemas de base tecnológica para processos de tratamento de superfícies e de secagem ou cura. A Nordson possui operações diretas e escritórios de suporte de vendas em 32 países.
Galeria de fotos/multimídia disponível: http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=6060065&lang=pt
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
SAE faz contagem regressiva para o Congresso
O Congresso e Exposição da SAE Brasil deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo, não repetirá as dimensões da edição realizada em 2008, que bateu recorde de participação enquanto a crise internacional se desenvolvia. O evento, no entanto, pode chegar aos mesmos resultados de 2007, sinalizando que a indústria da mobilidade -- a automotiva, em especial -- está reagindo positivamente à crise.
O programa traz vinte painéis e a apresentação de 129 trabalhos técnicos.
As portas estarão abertas ao público a partir das 12 horas nos três dias do evento. Nos dias 6 e 7 o programa segue até as 20h30. O encerramento será no dia 8, às 19h30.
A sessão de abertura, na manhã do dia 6, terça-feira, será seguida de uma visita exclusiva de jornalistas e autoridades à exposição, que reunirá mais de uma centena de estandes.
Um dos destaques é o Painel dos Presidentes, dia 8 de outubro, das 16 horas às 18h30. O encontro terá quatro convidados para debater as questões relativas a sustentabilidade e competitividade para a indústria automobilística brasileira:
Andrew Brown Jr., presidente da SAE International em 2010;
Harro Burman, presidente da Dana;
Paulo Takeushi, presidente da Abraciclo;
e Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
Cada executivo fará palestra de trinta minutos e, ao final, os três responderão perguntas da platéia.
Os debates serão coordenados pelo editor de Automotive Business, jornalista Paulo Ricardo Braga.
Como participar do congresso? Informações pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106. Ou veja www.saebrasil.org.br.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Siemens PLM anuncia Parasolid Versão 22
PLANO, Texas - A Siemens PLM Software anunciou hoje a disponibilidade do software Parasolid ® Version 22,0 (V22) , o mais recente lançamento da sua indústria de software 3D e um dos itens componente da liderança PLM e o kernel lider de modelagem geométrica.
Parasolid V22 oferece uma grande e poderosa base com variedade de acessórios de modelagem e funcionalidade robusta e extensa solicitado por algumas das melhores empresas do mundo em software de PLM. Esses novos recursos foram projetados especificamente para aumentar a produtividade dos desenvolvedores de aplicativos de software que trabalham em algumas das mais avançadas desenvolvedoras de software PLM para usuário de produtos finais no mercado. Diversas melhorias foram adicionadas em uma variedade de áreas.
“O mercado de PLM está focado no paradigma de se utilizar ferramentas para modelagem 3D extremamente intuitivas e isso representa um desafio para os desenvolvedores de aplicações – transformar operações imenssamente complexas parecerem rápidas e faceis de utilizar”, disse Joan Hirsch, vice-presidente de Soluções de Design de Produto, a Siemens PLM Software. “O Parasolid V22 representa outro passo em busca de sofisticação da modelagem e produtividade do desenvolvedor para nossos mais exigentes clientes, juntamente com a garantia do alto desenpenho robusto que se espera do kernel numero 1 do mundo.”
Além do Parasolid V22, a Siemens PLM Software está lançando simultaneamente a versão mais recente do Parasolid Bodyshop, um complemento que valida e otimiza a integridadee a confiabilidade dos dados importados, utilizando o modelo de correção e de tecnologia de reparo. Parasolid Bodyshop V13 apresenta melhorias extensivas do modelo de otimização que pode ser avaliada através de plig-in previsto para o ambiente de prototipagem Workshop Parasolid.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Cadeira vibra para aumentar realidade em games
Por: Ewerthon Tobace fonte portal G1.
Cadeira aumenta sensação de realidade dos jogos de videogame
Alto-falantes vibram a cada solavanco da pista nos games de corrida.
Jogador também pode receber massagem enquanto se diverte.
A busca por mais realismo nos jogos fez uma empresa japonesa lançar a Game Chair na Tokyo Game Show 2009, evento de games que ocorre até domingo (27) no Japão.
O móvel apresenta diversos alto-falantes que emitem vibrações nas costas do jogador. Além de intensificar as sensações do game, é possível receber uma leve massagem. A fabricante diz que a cadeira pode ser usada também para assistir a vídeos.
O preço é um pouco salgado – cerca de US$ 200. O G1 testou o acessório com o jogo “Mario kart” (Wii), deixando a disputa mais emocionante. As vibrações da cadeira a cada solavanco da pista e o som próximo do ouvido deram a sensação de se estar dentro do jogo. A cada batida com o adversário, o móvel fazia o jogador dar um pulo.
Usuário pode relaxar com a cadeira especial enquanto joga (Foto: Ewerthon Tobace/G1)
Isso deve ser bem divertido, principalmente para amantes de jogos de corrida como eu. Espero que logo logo já tenha aqui no Brasil, assim terei mais um estímulo para minha esposa acompanhar-me no vídeo game ao invés do boicote (rs).
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
CAM Express 6
Solução de baixo custo para média e pequenas empresas: CAM Express 6
A última versão lançada é a versão 6 e contém avanços substanciais em usinagem de 3 eixos e automação baseada em recursos. Os recursos incluem novas estratégias de corte para curvas/pontas e cortes de perfil 3D, técnicas otimizadas de suavização de cantos, cortes de acabamento mais suaves através de distribuição especializada de pontos, além de novas ferramentas de edição/divisão de caminho de ferramenta.
O que é o CAM Express?
O CAM Express é um sistema detalhado e altamente flexível que permite aos usuários maximizarem o valor dos investimentos em máquinas operatrizes mais modernas, mais eficientes e mais potentes. Fácil de implantar e fácil de aprender. O CAM Express oferece uma eficiente programação NC com um baixo custo de aquisição.
Usinagem 2 1/2-eixos
O CAM Express é um sistema rico em recursos e altamente flexível que permite aos usuários maximizar o valor dos investimentos em máquinas operatrizes mais modernas, mais eficientes e mais potentes. O pacote de usinagem 2 1/2-eixos oferece os recursos básicos de fresagem e torneamento necessários à indústria de máquinas ou a outras aplicações de 2 1/2 eixos, como desbaste em fundidos.
Usinagem de três eixos
O pacote de usinagem de três eixos oferece um complemento de recursos de fresagem e torneamento de três eixos, adequados à maioria das usinagens mais exigentes de criação de moldes e matrizes. Para agregar valor à tecnologia avançada de caminho da ferramenta, o CAM Express oferece métodos e conhecimento comprovados.
Fresagem
O pacote de fresagem contém todos os componentes necessários para a programação eficiente de equipamentos multifuncionais, como as máquinas de fresagens combinadas. Os centros de torneamento de várias torres e de vários eixos podem ser facilmente sincronizados, com visualizações completas e comparações dos tempos de duração.
Usinagem avançada
O pacote de usinagem avançada foi configurado para programar máquinas operatrizes de cinco eixos, incluindo máquinas de fresamento de cinco eixos. Permite a usinagem rápida e precisa de típicas peças aeroespaciais complexas.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Solid Edge é Premiado Duplamente!
Foi anunciado pela Siemens os prêmios recebidos pela versão Synchronous do Solid Edge. Orgulhosamente eles apresentaram a conquista do Manufacturing Business Technology Award (Prêmio de Tecnologia para Manufatura) como também se orgulharam em receber o prêmio ganho pela melhor solução para projetos na categoria de software com o Solid Edge, o prêmio é conhecido como Design News 2009 Golden Mousetrap Award. O prêmio representa o reconhecimento da indústria para o maior avanço tecnológico em CAD 3D. Esse prestigio recebido pelo Solid Edge Synchronous Tecnology significa o melhor e mais inovador produto da categoria.
Beth Stackpole escreve “A diversão da tecnologia síncrona do Solid Edge, vai de encontro com a flexibilidade da modelagem de histórico livre com o controle dos sistemas baseados em features… Talvez nem um outro CAD 3D tenha conseguido um avanço tão significativo de tecnologia como a marca Siemens PLM Software fez com a Synchronous Technology”
80 novidades, carros verdes e elétricos em Frankfurt
Prossegue até dia 27 de setembro o Salão de Frankfurt, considerado o evento mais importante para o setor automotivo em 2009. Há 750 expositores, quase trezentos a menos do que no ano passado e cerca de oitenta lançamentos.
Os organizadores esperam receber 750 mil visitantes.
Apesar do visível esforço das montadoras para demonstrar parcimônia nos gastos, a exposição preserva o charme e a importância adquirida ao longo de décadas. O salão acentua a onda verde no controle de emissões e evidencia a tendência de eletrificação do powertrain em todas as categorias de veículos.
Carros conceitos, extravagantes ou quase prontos para se tornarem realidade, indicam o caminho para o automóvel do futuro: compacto, econômico, eficiente, conectado com o mundo ao redor e plugado na Internet. A mecânica cede lugar para um alto conteúdo de eletrônica e basta entrar no veículo para entender que a eletricidade é a energia predominante.
A indústria sabe que os combustíveis fósseis e renováveis garantirão um boa sobrevida ao motor a combustão mas poucas marcas estão fora da corrida para o powertrain híbrido ou puramente elétrico. A bateria é o coração do sistema e representa o grande desafio tecnológico na evolução veicular.
Ao lado de inúmeros projetos de powertrain elétrico, o Audi R8 E-tron é um dos destaques, com quatro motores elétricos capazes de entregar potência de 313 cavalos e torque de 459 mkgf para acelerar de 0 a 100 km/ em 4,8 segundos.
Há lugar para supercarros, como o BMW Vision, que mereceu a atenção de Angela Merkel, e os apresentados por superastros, como a Ferrari 458 Italia, que teve ao lado Michael Schumaker, e o Mercedes-Benz SLS AMG, promovido por Lewis Hamilton, da McLaren.
Michel Scanhola escreve no Estadão de domingo que entre as estréias muitas estarão no Brasil em breve, como o C30 da Volvo, o C70, o BMW X1, Kia Venga, Peugeot RCZ e 3008 e o Hyundai ix-35, que representa a nova geração do Tucson (o Brasil produzirá a geração atual, a ser produzida em Goiás). O Renault Fluence em exposição pode ser produzido na Argentina, substituindo o Mégane na região.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Teamcenter – Gerenciando Fornecedores
Resumo
Os recursos do Supplier Relationship Management (SRM) do software Teamcenter® permitem monitorar, rastrear e gerenciar os fornecedores em termos de negócios. A solução de gerenciamento de fornecedores do Teamcenter permite capturar e gerenciar informações sobre cada fornecedor, dessa forma, suas equipes de compras passam a ter mais conhecimento e maior visibilidade dos fornecedores, aumentam seu poder de negociação, tomam decisões de compra mais eficazes e avaliam o desempenho dos fornecedores.
Como parte integrante dos recursos SRM do Teamcenter, as equipes de compras podem usar a solução de gerenciamento de
fornecedores do Teamcenter para identificar, contratar e avaliar os fornecedores dentro do ambiente PLM da empresa.
Desafios atuais de gerenciamento de fornecedores
Após anos de economia bemsucedida, mas decrescente, das iniciativas de compras estratégicas, os CFOs e os CPOs continuam
enfrentando o desafio da necessidade de determinar a obtenção do próximo retorno de valor significativo nos mercados atuais de suprimentos mundiais. Embora as empresas tenham obtido economias de custo em níveis de compras tradicionais, por exemplo, concentração de valor e avaliações de melhor preço, elas
continuam enfrentando desafios que estão além dessas iniciativas.
Embora a economia mundial atual aumente a necessidade de identificar e gerenciar uma base global de fornecedores, os fornecedores distribuídos elevam a complexidade de algumas relações estratégicas. Esses desafios exigem a necessidade de colaboração ainda maior entre você e seus fornecedores.
Várias empresas superam esses desafios investindo em tecnologias de suprimento e soluções de gerenciamento de fornecedores. No entanto, muitas vezes essas soluções são insuficientes por que:
• Uma abordagem “one-size-fits-all” (um tamanho para todos) não atende as complexidades reais atuais
• As soluções de software não respondem satisfatoriamente pelos processos atuais de suprimento
• As empresas não adotam soluções de suprimento de forma estratégica em todas as comunidades interessadas
Usando os recursos de gerenciamento de fornecedores do Teamcenter
No nível mais básico, você pode usar o Teamcenter para definir um portal de relacionamento com o fornecedor para o seu ambiente PLM. O Teamcenter oferece aos fornecedores recursos de auto-registro e de manutenção de registros para que eles possam criar seu próprio perfil e participar ativamente dos seus processos de definição de requisitos, definição do produto e desenvolvimento do produto.
Os perfis do fornecedor incluem vários tipos de informações, desde dados para contato e dados financeiros em geral até as capacidades produtivas e descritivas. Por sua vez, as equipes de compras podem pesquisar essa base de informações coletadas dos fornecedores em várias dimensões, incluindo uma árvore de
suprimento específica de cliente. Como resultado, o Teamcenter permite que os integrantes da equipe rapidamente encontrem, selecionem e monitorem os futuros fornecedores por meio de uma variedade de recursos de avaliação, de definição de status e de pontuação de desempenho.
Você pode estender os recursos de gerenciamento de fornecedores do Teamcenter para além dos limites estreitos de um portal de registro de fornecedores, estabelecendo uma plataforma inteligente usada para:
• Qualificar os fornecedores em vários níveis
• Estimular os fornecedores a administrar seus próprios perfis
• Permitir que as equipes de suprimento avaliem os futuros fornecedores com base nos requisitos financeiros de uma compra, perfil do produto e/ou capacidades produtivas
• Compartilhar as informações sobre fornecedores com outras soluções do Teamcenter SRM, inclusive com as soluções RFP colaborativo do Teamcenter e de negociação por Internet (leilão)
Resultados comprovados
• Mais de 275 empresas de 60 setores usam o Teamcenter for SRM
• Mais de 200 bilhões de dólares da obtenção de gastos foram gerenciados pelo Teamcenter for SRM
• Reduções de 50% do ciclo de compras foram gerenciadas pelo Teamcenter for SRM
Lista de funcionalidades
Processo de ambientação do fornecedor
• Auto-registro do fornecedor
• Manutenção dos dados do fornecedor feita por ele mesmo
• Preenchimento prévio de fornecedores de outros aplicativos
Coleta de dados
•Captura automática de dados no banco de dados padrão
•Gerenciamento de dados gerais da empresa
•Capacidade de categoria específica e capacidade de dados
• Coleta de dados por meio de pesquisa on-line de fornecedores ou
compradores
• Importação/exportação de dados para outros aplicativos
Conteúdo da pesquisa
• Desenvolvimento on-line e publicação automática
• Opção de definição de pergunta obrigatória
• Especificação de que algumas perguntas são exclusivas dos compradores
• Páginas personalizadas do comprador
Análise
• Pontuações calculadas a partir dos dados da pesquisa e transmissões de dados externos
• Pesquisas e relatórios padrão e personalizados
• Exportação para o Excel Interface intuitiva
• Formato flexível e personalizável para coleta de dados que suporta todos os tipos de pergunta
• Capacidade de anexar arquivos para as pesquisas publicadas
• Funcionalidade da biblioteca para armazenar modelos para cópia e
reutilização
Globalização
• Opções de várias moedas, capacidade para vários idiomas e exibição de fuso horário personalizada
• Suporte à localização
Plataforma segura e integrada
• Modelo de segurança baseado na função do usuário
• Integração com os sistemas essenciais existentes por meio de transmissões de dados definidas
• Telas personalizadas para incorporar as marcas e as preferências do cliente
• Conexão única com o Teamcenter for SRM
Piracicaba terá seminário de alta tecnologia
Piracicaba terá novamente este ano o seminário internacional de alta tecnologia, que será realizado no Campus Taquaral dia 22 de outubro.
A iniciativa da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba, em décima-quarta edição, deve reunir especialistas, pesquisadores e usuários de tecnologias de manufatura.
Informações pelo tel. 19 3124-1792 ou em www.unimep.br/scpm.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Começou a INTERMACH 2009 em Jvlle-SC
RAIHSA está presente na Intermach 2009
De 15 a 19 de setembro ocorre a INTERMACH 2009, Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas e Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metal-Mecânica.
A RAIHSA está na Rua D estande 112 com as seguintes novidades:
Solid Edge Simulation: nova ferramenta de análise opcional agragada ao sistema CAD que permite validar o desenho das peças e conjuntos mais cedo no processo de desenvolvimento do produto.
Aplicação e Dobramento de Chapa: o Solid Edge agora aplica a tecnologia síncrona (modelagem explícita) no desenho de dobramento de chapas, criando uma aplicação para desenhos 3D livre de histórico e baseada em funcionalidades para a modelagem direta de peças.
Alma: software para corte, puncionamento e gerenciamento de chapas. Aplicado também na programação de robótica.
NX 6: software High End de CAD e CAM mais completo do mercado
Tecnomatix 9: planejar, criar e simular digitalmente sua planta industrial permite aumento de produtividade no planejamento e na fabricação. A nova versão inclui funcionalidades para planejamento de processos, robótica e recursos aperfeiçoados para otimizar a eficiência na produção.
Aproveite a oportunidade para nos visitar e tirar todas as dúvidas com nossos especialistas! A feira acontece das 14:00 ás 21:00 dos dias 15 á 19 de setembro.
Solid Edge com Insight
Solid Edge com Insight para Gerenciamento dos Dados do Desenho com Microsoft SharePoint
A solução Solid Edge traz novos recursos que melhoram o aplicativo Insight™ para gerenciamento dos dados do desenho que faz parte do pacote, um elemento fundamental da estratégia Velocity Series para PDM escalável, que também inclui a plataforma Teamcenter® Express.
“A solução Solid Edge Insight no SharePoint Server leva o gerenciamento dos dados do desenho à colaboração corporativa nas pequenas e médias empresas”, explicou Don Richardson, Diretor de Inovação Global e de Estratégias PLM na Microsoft. “Desde 2001, a Siemens PLM Software, um parceiro de longa data da Microsoft, usa os serviços SharePoint e continua a usufruir as tecnologias mais recentes da Microsoft em seus aplicativos PLM para atender às necessidades dos clientes.”
O Solid Edge com Insight utiliza a plataforma Microsoft SharePoint® mais recente para melhor colaboração, fluxos de trabalho de liberação mais ágeis e as funcionalidades reforçadas de segurança oferecidas pelas soluções Windows SharePoint Services (WSS) 3.0 e Microsoft Office SharePoint Server 2007 (MOSS). O Solid Edge com Insight com a primeira versão do SharePoint foi lançado em 2001 e hoje já conta com mais de mil clientes. A integração do Insight na plataforma mais recente ajuda os usuários a reduzirem os constantes custos com suporte e implementações PDM. O Microsoft SharePoint é muito popular especialmente junto às pequenas e médias empresas. Atualmente há mais de 100 milhões em todo o mundo.
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Corrida pela inovação
Artigo muito bom relacionando a corrida pela inovação!
Vale a pena conferir até o final.
Por: Fernando Calmon
Corrida pela inovação
A ênfase em inovação, que sempre foi importante no desenvolvimento da indústria automobilística, torna-se de agora em diante algo crucial. Afinal, o tombo na produção mundial é assustador: em 2008, 70 milhões de veículos; em 2009 a previsão é de queda superior a 20% para 55 milhões de veículos. Talvez uma leve recuperação neste segundo semestre em mercados de alto volume, como o dos EUA, melhore um pouco a situação. A sobrevivência no futuro de cada uma das grandes marcas vai depender da capacidade de se reinventar e manter os custos sob controle frente aos enormes desafios do futuro e às novas tecnologias.
No seminário "Tendências e Inovação", da SAE Brasil, realizado em São Paulo, vários palestrantes insistiram nesse ponto. Steve Jobs, presidente da Apple e criador do iPod e do iPhone, foi citado por sua célebre frase: "Inovação é o que separa o líder de um servidor". Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil, admitiu que o consumidor brasileiro está mais informado, exige maior nível tecnológico e, de certa forma, vingativo, quando uma marca deixa de atender suas expectativas.
Respondendo a um pergunta da plateia, Belini não demonstrou nenhum entusiasmo sobre a liberação de diesel para automóveis no Brasil: "Em nada ajuda nossa matriz energética. Bem mais importante seria um esforço para antecipar o etanol de segunda geração por seu grau de sustentabilidade ainda maior". Aliás, a FPT (Fiat Powertrain Technologies), divisão de motores e transmissões do grupo italiano, alcançou histórico de inovações invejável. Depois de criar a tecnologia common rail que se impôs em motores a diesel, acaba de lançar, na Europa, o sistema MultiAir para motores de ciclo Otto (etanol, gasolina e GNV) a um custo competitivo.
Ainda pode demorar uns dois ou três anos até que o MultiAir chegue ao Brasil. As vantagens: 10% de aumento de potência e 15% de torque; redução de 10% no consumo de combustível e de emissão de CO2 (gás responsável pelo aquecimento da atmosfera). Combinado com downsizing (diminuição da cilindrada e uso de turbocompressor) e injeção direta, a redução do CO2 pode chegar a 25%, anulando a vantagem do diesel em relação à gasolina. Utilizando etanol, em motor flex, o sistema seria ainda mais eficiente pelo controle fino das válvulas de admissão.
Leia matéria inteira ->
O futuro do mercado MCAD, mesa redonda na Rússia
Falando sobre o futuro do MCAD: quais são as tendências que ocupam um lugar em nosso futuro? Os problemas e a natureza do mercado MCAD da Rússia.
Moscou, Rússia, Setembro 11, 2009 – Isicad, o primeiro portal russo sobre o mercado de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM), e upFront.eZine, um e-newsletter semanal para todo os usuários de CAD, anunciaram com sucesso a conclusão do “The Future of MCAD” mesa redonda realizada em Moscou no dia 8 de Setembro de 2009.
A mesa redonda foi parte da visita de Ralph Grabowski na Rússia. Grabowski é um perito em CAD muito bem conceituado, jornalista e editor da popular publicação sobre CAD upFront.eZine. A viajem a Rússia foi contemplada com uma série de visitas a empresas de software CAD em São Petersburgo, Moscou e Novosibirsk. O objetivo do Sr. Grabowski, foi ganhar introspecção no mercado de CAD russo, descrever o seu estado atual, e compreender as suas perspectivas futuras.
A mesa redonda aconteceu em 8 de Setembro no Hotel Sheraton Palace em Moscow. Contou com a participação de 40 pessoas que representaram todas as maiores empresas do segmento de CAD presentes na Rússia, entre elas: ASCON, Autodesk, Dassault Systemes, LEDAS, Nanosoft, NTP Truboprovod, POINT, PTC, PTS, SibCAD soft, Siemens PLM Software, Spatial, Top Systems. A cobertura do evento foi realizada por CAD & Graphics, CADpoint, CRN, DMK-Press e PC Week.
A mesa redonda iniciou com Ralph Grabowski apresentando um “Preview” do mercado MCAD de hoje: Concorrentes, Classificação, Modelos de Vendas e Nichos, seguido de discussões e concluído com uma conferencia de imprensa do estilo perguntas e respostas. Os participantes discutiram as tendências em MCAD software e hardware, os mercados nacional e internacional, e jornalismo MCAD.
Vladimir Malukh, Diretor da PLM Sales and Services, LEDAS Ltd., e co-moderator da mesa redonda, explicou: “Isicad já organizou inúmeros fóruns multi-representantes na Rússia, porém foi a primeira vez que se fez algo sem a presença dos usuários. Foi muito útil para cada um de nós poder compartilhar a visão do futuro da nossa indústria e para reconhecer os problemas atuais que temos de resolver em conjunto.”
“Rússia tem seus próprios padrões, o que difere dos padrões DIN e ISO,” disse Ralph Grabowski. “Também tem um conjunto crescente de desenvolvedores CAD nacionais ansiosos para expandir para o resto do mundo e enfrentar os fornecedores de CAD da parte Oeste do planeta. Os problemas que levantamos são fascinantes para que se analise e solucione”
O texto do Sr. Grabowski, discurso e fotos da mesa redonda podem ser encontradas no link a abaixo: http://isicad.net/articles.php?article_num=13280
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Testes e simulações em debate no simpósio SAE Brasil
Analisar o ciclo completo de vida de veículos e componentes é um grande desafio na indústria automobilística - a não ser que o especialista tenha à disposição os novos softwares adequados para gerenciar a concepção, desenvolvimento e adequação de produtos ao longo de toda a vida útil.
Paulo Oliveira, gerente regional de negócios da Siemens PLM e especializado em Product Life Management, tratará do tema durante o simpósio Testes e Simulações na Indústria Automobilística, que a SAE Brasil promove nesta segunda-feira, 14, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.
O especialista falará de técnicas avançadas utilizadas no setor e da possibilidade de executar trabalhos em colaboração, durante os quais equipes em diferentes partes do globo desenvolvem um produto em tempo real.
Mais rápido
A crescente competição na indústria automobilística tem estimulado o uso de novas e mais sofisticadas aplicações na área de testes e simulações para acelerar a tomada de decisão, otimizar resultados e permitir que produtos cheguem mais rápido ao mercado.
Especialistas no assunto vão mostrar, durante o simpósio, como a engenharia brasileira avança nesse campo com a promoção de trabalho colaborativo, implantação de centros de realidade virtual e ferramentas 3D sofisticadas.
Ao lado das aplicações virtuais, em computador, o simpósio tratará também dos testes em campo. O tema será desenvolvido por Nilton Monteiro, gerente do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, e Felipe Nogueira, supervisor de conceituação de caminhões da MAN Latin America.
Programa
A Fiat é outra convidada para mostrar o avanço do Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG, que vem recebendo sucessivos aportes no aperfeiçoamento de sua estrutura. O palestrante será Paulo Matos, supervisor de inovação e metodologia.
Renato Maracini, coordenador de Produto, Acústica e Vibração da PSA Peugeot Citröen para o Mercosul apresentará os desafios em testes e simulações na empresa.
Edson Orikassa, gerente de Homologação da Toyota, e Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento da Mitsubishi, vão contar como está o desenvolvimento e homologação de componentes e veículos.
A consultoria global LMS será representada por Paul Weal, diretor de serviços internacionais, que discorrerá os novos cenários para o setor automotivo no desenvolvimento de produtos com o emprego de testes e simulações.
A Smarttech fará a palestra Determinação de Sinal de Excitação de Pista em Veículos Ferroviários, com André Oliveira, gerente de Serviços, e Gabriel Gueler, diretor tecnológico.
A experiência da FPT Powertrain Technologies na calibração de motores será apresentada por Flavio Flisch, responsável por Engenharia de Aplicação da FPT, durante a palestra ‘A simulação na Calibração de Motores’.
Os cenários e tendências no setor, estratégias no desenvolvimento de produtos, testes e simulações serão analisados por Álvaro Costa Neto, diretor da Multicorpos.
Para encerrar o simpósio, Roberto Ramos, gerente geral da GM LAAM, apresentará as inovações na área de projetos envolvendo simulações e o avanço na engenharia do produto da General Motors do Brasil.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Site Global de Informações Técnicas e Suporte da Siemens PLM
A Siemens PLM fornece aos clientes, uma central de suporte para seus produtos - GTAC
O Global Technical Access Center, ou GTAC, é o Site Global de Informações Técnicas e Suporte da Siemens PLM é a via de comunicação entre você e o suporte técnico da Siemens PLM. Este site é um local central onde você pode: Resolver as suas dúvidas, obter licenças, fazer download dos software completos, fazer o download de atualizações, e também abrir chamados de suporte técnico.
O site também conta com um Auto-Treinamento do Solid Edge com tecnologia Sychronous.
O Link para acessar o site é: http://support.ugs.com/global/br/
Espero que gostem e aproveitem!
Um Abraço!
DAN BANA
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Mundo Virtual conectado ao Mundo Real
Produtividade em Movimento: Conectando o Virtual com o Mundo Real na EMO
De 5 á 10 de Outubro acontece o “machine tool world exhibition” (exibição mundial de ferramentas para maquinas) na fieramilano exhibition center em Milão na Itália.
Tanto a Siemens PLM Software quanto a Siemens Drive Technologies estarão na EMO no Hall 3, E10/F03, oferecendo aos visitantes a oportunidade de visualizar demonstrações ao vivo de como a integração entre o mundo virtual e o mundo físico podem oferecer um significativo impacto na produtividade.
Em adesão com a maquina virtual, Siemens PLM Software irá demonstrar exemplos da extensão do processo de engenharia partindo do design do produto para as ferramentas de manufatura, conectando o mundo virtual da engenharia com o planejamento do layout real da fábrica. Mostrarão também, como um fabricante de peças pode se adequar para atender uma amplitude de indústrias incluindo, aeroespacial, maquinas pesadas, produtos médicos e automotivos.
A Siemens também oferecerá seções sobre a indústria avançada e os executivos e experts também estarão presentes para esclarecer dúvidas. Aos interessado e aos que puderem fazer uma visitinha na feira Italiana, podem entrar em contato com Ms. Helene Ballings e agendar horário com os especialistas.
CASE SAMSUNG ELECTRONICS
Case de produtos: NX & Teamcenter
Desenvolvendo produtos “high-tech” inovadores 30% mais rápido
A tecnologia da Siemens PLM Software suporta um processo inteiramente digital que abrange todo o espectro de atividades desde a concepção criativa até a fabricação.
Liderando a revolução da convergência digital a Samsung Electronics Co., Ltd. é líder global em semicondutores, telecomunicações, media digital e tecnologias de convergência digital. Empregando aproximadamente 138.000 pessoas em 124 escritórios em 56 países, a empresa consiste em cinco operações de negócios principais composta de 13 unidades de negócios secundários: Digital Media Business, LCD Business, Semiconductor Business, Telecomunication Network Business e Digital Appliance Business. Reconhecida como uma das marcas com maior crescimento do mercado, a Samsung Electronics é produtora líder de TV’s digitais, chips de memória, celulares e TFT-LCDs.
Como todas as empresas do setor de alta tecnologia, a Samsung deve trazer produtos inovadores ao mercado mais rapidamente, assegurando alta qualidade e a redução dos custos de inovação. Encontram também o desafio de trabalhar com parceiros de negócios globais e as suas próprias instalações geograficamente dispersas. Estratégia da Samsung para atingir sua missão de "tecnologia baseada em inovação de valor" depende muito do que ele chama de revolução da convergência digital. Isso possui duas partes: uma infra-estrutura de desenvolvimento digital de produtos (que envolve design, validação e manufatura) e a colaboração digital.
A Samsung está usando a tecnologia Siemens PLM Software para o gerenciamento de todo o ciclo de vida do produto (PLM) como as bases para essa revolução de convergência digital. A Siemens PLM Software está apoiando um numero de iniciativas da empresa com o PLM, incluindo: design de produtos digitais com automação, gerenciamento de grandes montagens e lista de materiais (gestão de BOM), maquetes, gestão do conhecimento e engenharia simultânea.
Projeto inteiramente digital através da produção
Desenvolvimento de produtos digitais da Samsung inicia com o design criativo, que tem lugar em um ambiente virtual construído a partir da integração do Siemens NX com a solução interna desenvolvida pela própria Sansung.
Imagens fotorealísiticas, renderizadas em tempo real, e a realidade virtual substituem os protótipos físicos. Testes físicos das variações do projeto e simulação em tempo real do movimento também são realizados digitalmente permitindo encontrar e corrigir os erros ainda no início do processo de projeto.
Projetistas mecânicos seguem uma configuração baseada no processo. O projeto é baseado em estruturas padrão definido pelas especificações empregadas. A biblioteca mecânica com base no Teamcenter da Siemens PLM permite que os projetistas encontrem e reutilizem peças já existente.
A Samsung tem um sistema completamente automatizado de validação das peças e montagens baseado no Teamcenter. O sistema realiza mais de 500 trabalhos de validação todos os dias em tempo real. Foi automatizado também o projeto de molde e o processo de manufatura. O sistema de automação, que foi desenvolvido especificamente para eles, é baseado nas regras e atualizado continuamente com o conhecimento da corporação. Isso ajuda evitar erros humanos e permite a empresa desenvolver moldes para telefone celular em incríveis 10 dias.
O processo de gerenciamento dos dados do produto (data management) e o gerenciamento das listas de materiais (BOM) foram desenvolvidos pelos engenheiros da Samsung Data Systems e Siemens PLM Software utilizando o Teamcenter para efetivamente gerenciar o fluxo dos dados do produto e automaticamente gerar as listas de materiais, o que é sincronizado com a estrutura do produto em CAD.
Benefícios através do ciclo
Uma das vantagens deste modelo completamente digital vem através da abordagem da manufatura para uma maior eficiência do projeto do produto. A capacidade de encontrar e reutilizar os dados de CAD previamente validados ajudou a diminuir o ciclo de desenvolvimento em 30 por cento. Além disso, o processo da Samsung para a avaliação do projeto ficou muitas vezes mais eficaz. Utilizando rendering digitais e maquetes virtuais, reduziu a necessidade de protótipos físicos também em 30 por cento. A geração automática de BOM permitiu uma redução de erros em 95% dos casos.
No setor de manufatura, a automação também reduziu os erros, como o declínio evidenciado de 19% das correções dos moldes e redução de 50% dos erros encontrados na produção de primeiras serie.
A colaboração também melhorou, com trabalhos em processo de liberação e os dados sendo compartilhados globalmente em um sistema integrado, onde o BOM (lista de materiais) do CAD é atualizado durante as alterações de engenharia.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Geremia investe em CAE para reduzir peso de redutores em 25%
Reduzir o peso dos redutores de velocidade em 25% e com isso economizar matéria-prima e, consequentemente, os custos de desenvolvimento e fabricação. Foi com essa estratégia que a Geremia Redutores, de Bento Gonçalves (RS), adquiriu, em 2006, o CAE, Femap para Nastran, da RAIHSA PLM Software, que veio se somar ao CAD Solid Edge, que a empresa já utilizava.
"Sabíamos que se desenvolvêssemos produtos mais leves, compactos e com mais capacidade de torque seríamos mais competitivos porque reduziríamos também o consumo de matéria-prima e os custos de fabricação", afirma Jorge Peruzzo, analista de CAE e coordenador do grupo de trabalho da engenharia da Geremia Redutores.
Os sistemas CAE ajudam as indústrias a economizar matéria-prima porque permitem aos engenheiros saberem exatamente até que ponto é possível diminuir a espessura de uma peça sem prejudicar a sua segurança, e isso resulta na economia de materiais. Quando as que não utilizam CAE, a tendência dos engenheiros é deixar os componentes com espessura maior para garantir a margem de erro.
Antes de investir em soluções CAE a Geremia contava apenas com experiência de sua equipe de engenheiros que davam a palavra final sobre a resistência e a confiabilidade dos redutores e posteriormente passou a contratar serviços de análise da UFRGS (Univesidade Federal do Rio Grande do Sul). Quando fez as contas de custos com a terceirização do serviço e constatou que o dinheiro gasto com quatro análises feitas da UFRGS era suficiente para comprar uma licença de Femap para Nastran, decidiu comprar o software para fazer as análises internamente.
Peruzzo conta que as engrenagens e os rolamentos dos redutores fabricados pela Geremia já eram analisados por softwares italianos adquiridos há mais de 10 anos, o que faltava para a engenharia era o cálculo da estrutura do redutor, que era feito pela UFRGS. "Faltava avaliar a carcaça do redutor como um todo, analisando pontos de fixação, locais de maior tensão, para acrescentar nervuras de reforço, evitando o aumento exagerado das espessuras nas paredes do próprio redutor", afirma Peruzzo.
As tampas, bases e parafusos utilizados para a montagem dos redutores (componentes que são submetidos a grandes tensões) também passaram a ser avaliados no Femap for Nastran. Hoje os projetistas conseguem avaliar um número maior de variáveis em um único estudo.
As análises são feitas em superfícies complexas, ou seja, modelos sólidos, utilizando malhas tetraédricas parabólicas em muitos casos refinados para melhorar o grau de avaliação das tensões. "com isso avaliamos níveis de tensões máximos e mínimos, situações de fadiga e cisalhamento", explica Peruzzo.
Para garantir o uso pleno do Nastran, a Geremia contratou, através do seu fornecedor RAIHSA PLM Software, o NCE (Núcelo de Cálculos Especiais), especialista em cálculos por elementos finitos, para ministrar aulas teóricas sobre os conceitos do MEF (Método de Elementos Finitos) para que sua equipe entendesse melhor o conceito de análise do CAE adquirido, baseado em MEF.
"O curso teórico nos deu o embasamento técnico sobre o assunto, posteriormente fizemos o curso de operação do Nastran propriamente dito e finalmente um projeto piloto quando aplicamos os conhecimentos adquiridos nos cursos em uma situação real da engenharia", conta Peruzzo.
Os redutores são dispositivos mecânicos que reduzem a velocidade (rotação) de um acionamento. A Geremia Redutores produz uma grande linha de redutores de engrenamento helicoidal e outra linha de coroa sem-fim.
Ambas as linhas e modelos são aplicados em uma vasta gama de equipamentos como dispositivo para adequação da rotação, tendo como ganho o aumento de torque na saída do equipamento.
Com 34 anos de existência, a Geremia Redutores fornece seus redutores a uma vasta gama de clientes que os utilizam em equipamentos e dispositivos industriais como esteiras de transporte de produtos, em mineradoras, estivadores e indústrias em geral. Também atende aos segmentos de siderurgia, madeireiro, moveleiro, agroindústria, metal mecânico, automação de bombas de estração de fluidos com água e petróleo, entre outras aplicações e setores.
Matéria publicada na edição 118 da revista CADesign
GM trabalha para reinventar o transporte
GM e Segway planejam reinventar o transporte urbano
A General Motors e a Segway estão desenvolvendo o protótipo de um veículo elétrico de apenas dois bancos e duas rodas. Batizado de Projeto P.U.M.A. (Mobilidade e Acessibilidade Pessoal Urbana, traduzido para o português), permitirá que as pessoas se desloquem nas cidades de maneira mais rápida, segura, silenciosa, limpa e a um custo bem mais baixo. O veículo ainda reúne forma, diversão, rede de relacionamento e design criativo.
"O Projeto P.U.M.A. é uma solução excepcional para o deslocamento e interação nas cidades, onde vive mais da metade da população mundial", declarou Larry Burns, vice-presidente de Pesquisa, Desenvolvimento e Planejamento Estratégico da GM. "Imagine veículos elétricos pequenos e rápidos que detectam onde os demais objetos móveis se encontram e evitam ir ao encontro deles, evitando colisões. Agora, conecte aqueles veículos a uma rede do tipo Internet e você poderá melhorar incrivelmente a capacidade das pessoas no deslocamento dentro das cidades, encontrar lugares para estacionar e conectar suas redes de relacionamento e negócios".
As tendências indicam que a urbanização está crescendo e, com isto, vêm crescendo os engarrafamentos e a concorrência para estacionar. As cidades ao redor do mundo vêm procurando ativamente soluções para aliviar os congestionamentos e a poluição. Segundo a GM, o Projeto P.U.M.A. vai ao encontro na solução destes problemas.
Moderna tecnologia - O projeto combina diversas tecnologias apresentadas pela GM e pela Segway, incluindo tração elétrica e baterias, estabilização dinâmica (equilíbrio sobre duas rodas, graças a um sistema de giroscópios); direção, frenagem e aceleração totalmente eletrônicas; comunicação entre veículos, além de estacionamento e condução de forma autônoma. Estas tecnologias foram integradas ao projeto, visando aumentar a liberdade de deslocamento, ao mesmo tempo em que possibilitam eficiência em energia, emissões zero, segurança aperfeiçoada, conectividade perfeita e redução dos congestionamentos nas cidades.
Os veículos do Projeto P.U.M.A. permitirão ainda que os designers criem novas tendências de formas para veículos, com o foco na paixão e na emoção que as pessoas expressam por intermédio de seus veículos, enquanto criam soluções que antecipem as necessidades futuras dos consumidores urbanos.
Conceito funcional - O protótipo conta com bateria de íons de lítio, gerenciamento de energia digital inteligente, equilíbrio sobre duas rodas, motores elétricos duplos das rodas e uma interface de usuário redutível que permite a conectividade externa. O resultado é um conceito funcional e avançado que demonstra a capacidade da tecnologia hoje existente. Construído para transportar dois passageiros, pode rodar a velocidades de até 56 km/h, com uma autonomia de até 56 km entre as recargas.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
GM consolida globalização da engenharia com Centro Tecnológico
A General Motors do Brasil apresentou na quarta-feira, 2 de setembro, a expansão do seu novo Centro Tecnológico, que tem como base a unidade de São Caetano do Sul, SP. A iniciativa, que inclui a construção e modernização de novos laboratórios e pistas do Campo de Provas da Cruz Alta, foi iniciada em 2006.
Segundo a empresa, nos últimos três anos foram investidos US$ 100 milhões no aumento da estrutura física e na aquisição de novos e mais modernos equipamentos, além da contratação de novos profissionais.
O centro em São Caetano do Sul conta com mais de dois mil profissionais envolvidos diretamente em projetos de criação e desenvolvimento de veículos para vários países do mundo. Eles estão divididos entre os avançados Centros de Engenharia, Design, e Manufatura.
"A nossa equipe de engenharia brasileira é capaz de desenvolver novos veículos, desde seu desenho inicial, até a montagem final na fábrica", observa Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, assinala que a GM acaba de reforçar seu compromisso com o Brasil anunciando R$ 2 bilhões em novos investimentos.
Centro de Design triplica
"O Centro de Design da GM no Brasil teve seu tamanho quase triplicado, passando para 7.148,00 m² de área construída. O efetivo de pessoas também foi ampliado de 79 funcionários para 190 profissionais entre o pessoal criativo, de suporte, responsáveis pela construção de protótipos e administrativo", informa Carlos Barba, diretor geral de Design da GM América do Sul.
Segundo Carlos Barba, o Brasil ganhou novas responsabilidades. "No passado, o Centro de Design brasileiro apenas fazia face-lift de modelos produzidos na Europa e Estados Unidos. Nos últimos anos, a GM do Brasil se tornou um dos centros globais de desenvolvimento de produtos no mundo que trabalham de forma totalmente integrada", lembra.
As quatro máquinas de usinagem de clay (utilizadas na construção de superfícies físicas geradas a partir de uma imagem gráfica) foram substituídas por 16 equipamentos de última geração. Há também um novo equipamento de estereolitografia (processo que solidifica camadas de resina foto-sensível por meio de laser, para prototipagem rápida de peças de alta precisão e finalização de superfícies).
O design da GM do Brasil tem-se destacado na criação de carros conceitos como o Sabiá (exposto no Salão Internacional do Automóvel de Detroit) e o Celta Spyder, ambos em 2001; o Journey em 2002; o Prisma Y, apresentado como atração do estande da empresa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2006; e o GPiX, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2008 e que inspirou as linhas do Chevrolet Agile.
A GM tem como padrão para todos os seus processos de desenvolvimento de produtos as soluções Siemens PLM como NX, Solid Edge, Teamcenter e Tecnomatix.
FEMAP – Maxima Performance dos Produtos
O Femap é um avançado ambiente de análise de engenharia, de custo reduzido, independente de sistemas CAD e de solver, além de ser o ambiente de análise de engenharia mais conhecido entre utilizadores Nastran.
Adotado nas principais organizações de consultoria e engenharia do mundo, o Femap é utilizado para modelar produtos complexos, sistemas e processos, inclusive satélites, aviões, aparelhos eletrônicos utilizados em sistemas militares de defesa, equipamentos de construção pesada, gruas, navios e equipamentos para indústria de processamento. O Femap tem a melhor relação custo/benefício do mercado, além disso é integrado e comercializado com NX Nastran. Podendo ser utilizado com todos os solvers, o FEMAP demonstra todo o seu potencial como uma ferramenta central para análises de engenharia.
O Femap é independente de sistemas CAD e utiliza o Parasolid®, o kernel de modelação da Siemens PLM que garante o acesso direto aos dados de sólidos e superfícies gerados com esta tecnologia, além de fornecer ferramentas avançadas para a manipulação de geometrias desenvolvidas com outros kernels.
Desde a modelação avançada de canhões e instrumentos laser, passando pela extração de superfícies médias, o Femap oferece controle e flexibilidade numa ampla escala de opções de cargas, materiais, tipos de análise e visualização.
Clique nas imagens abaixo para ver animação
Um CAE poderoso com preço acessível
O Femap está disponível em dois pacotes principais com módulos add-on que formam uma série de soluções poderosas, robustas e acessíveis para empresas que possuem um conjunto diverso de exigências de análise. Ao oferecer às equipes de engenharia e de projeto ferramentas avançadas de CAE, as empresas permitem que os seus engenheiros melhorem o desempenho e a confiança no resultado final, otimizando o processo de desenvolvimento de produtos.
FEMAP Express
O Femap Express é uma solução incorporada no Solid Edge, o CAD 3D mid-range da Siemens PLM, que fornece uma abordagem passo-a-passo para a análise de componentes. O Femap Express combina todos os recursos de pré e pós–processamento do Femap, com a tecnologia testada e comprovada do solver Nastran. Com o Femap Express, os projetistas podem averiguar rapidamente se um componente está de acordo com as exigências de esforço - tudo sem sair do ambiente do Solid Edge.
Femap com o NX Nastran
O Femap com o NX Nastran combina as funcionalidades avançadas de pré e pós-processamento do Femap com o solver poderoso do NX Nastran, permitindo que os engenheiros tenham acesso a funcionalidades de maior profundidade para a análise de engenharia resolvendo problemas de maneira fácil e eficiente.
Módulos adicionais do NX Nastran
Módulos adicionais do NX Nastran for Femap disponibilizam os mais avançados recursos de análise do Nastran para o ambiente de engenharia.
Soluções Comprovadas
Aproveitando os mais de 20 anos de e
sforço de integração, o Femap com o NX Nastran oferecem no ambiente Windows, acesso direto ao mais completo conjunto das funcionalidades do Nastran.
O Femap suporta uma variedade de solvers e resultados de análise:
FEMAP Thermal
O Femap Thermal inclui as funcionalidades para análises térmicas necessárias para resolver a maioria dos problemas de engenharia. As funcionalidades incluem a modelação da condução, convecção, radiação e mudança de fase. O Femap Thermal fornece uma escala de condições térmicas de limites e controles do solver, sendo uma poderosa ferramenta de modelação de conjuntos. Estas funcionalidades de montagem permitem a criação de trajetos para que o calor flua entre as peças nos conjuntos grandes e complexos.
FEMAP Advanced Thermal
O Femap Advanced Thermal adiciona modelação avançada do fluxo térmico e de fluídos. Por exemplo, modelar o fluxo de fluído numa tubagem inclui a análise conjunta do fluxo e convecção do líquido. O Femap Advanced Thermal também inclui funcionalidades avançadas de solver tais como sub-rotinas customizadas pelo utilizador, simplificação e subestruturação do modelo e interfaces para os códigos térmicos da indústria.
FEMAP Flow
O Femap Flow é uma solução 3D para a fluidodinâmica computacional integrada no Femap. Quando combinado com o Femap Advanced Thermal, resolve uma grande escala de problemas multi-físicos que envolvam o fluxo de fluídos e a transferência de calor. Podem ser modelados igualmente fluídos compressíveis em altas e baixas velocidades.
O solver do Femap Flow utiliza um eficiente e robusto solver multi-grid, baseado em volume de elementos finitos para computar a velocidade 3D do fluído, a temperatura e pressão em aplicações de estado estacionário e transitório.
Fluxo forçado, convecção natural e fluxos misturados podem ser modelados com entradas múltiplas, tomadas e condições de limite internas e externas e condições limites do fluxo. Para aplicações de refrigeração em aparelhos eletrônicos, o software modela facilmente curvas de ventilação, resistência interna e externa assim como convecção para paredes finas. Os sistemas em rotação, paredes móveis, os modelos de turbulência de fluído, humidade e outras funcionalidades estão disponíveis para a análise avançada de fluxos.
terça-feira, 1 de setembro de 2009
Skype vendido por US$ 2,75 bilhões
Site receberá US$ 1,9 bilhão em dinheiro, mantendo 35% da companhia. Informação foi divulgada anteriormente pelo 'New York Times'.
A operação permite que o eBay se concentre no serviço de pagamentos eletrônicos PayPal e também em seus próprios produtos de leilões on-line, informa o site. O eBay planejava inicialmente se separar da Skype no ano que vem. John Donahoe, presidente-executivo do eBay, tinha informado em maio que uma avaliação em 2 bilhões de dólares era um valor muito baixo para uma crescente operação de internet. Em 2007, o eBay fez uma baixa contábil de US$ 1,4 bilhão relacionada a seu investimento na Skype, reconhecendo que a empresa não se encaixou com o restante dos negócios de leilões do site. "A Skype é um forte negócio individual, mas não tem sinergias com nossas operações de comércio eletrônico e de pagamento on-line", disse Donahoe em comunicado. O eBay espera que o acordo seja concluído no quarto trimestre.
Parece que as negociações de compra e venda de software estão cada vez melhor avaliadas.
Materiais sobre o NX 6 em Português pra download
Espero que gostem e aproveitem!
Um Abraço!
DAN BANA
Postagens Anteriores do BANA's Blog
-
▼
2009
(184)
-
▼
setembro
(27)
- Tupy avança na exportação de blocos em ferro especial
- Case Solid Edge + Teamcenter Express
- Gerenciando Fornecedores - Supplier Relationship M...
- Boa sugestão para as Indústrias
- SAE faz contagem regressiva para o Congresso
- Siemens PLM anuncia Parasolid Versão 22
- Cadeira vibra para aumentar realidade em games
- CAM Express 6
- Solid Edge é Premiado Duplamente!
- 80 novidades, carros verdes e elétricos em Frankfurt
- Teamcenter – Gerenciando Fornecedores
- Piracicaba terá seminário de alta tecnologia
- Começou a INTERMACH 2009 em Jvlle-SC
- Solid Edge com Insight
- Corrida pela inovação
- O futuro do mercado MCAD, mesa redonda na Rússia
- Testes e simulações em debate no simpósio SAE Brasil
- Site Global de Informações Técnicas e Suporte da S...
- Mundo Virtual conectado ao Mundo Real
- CASE SAMSUNG ELECTRONICS
- Geremia investe em CAE para reduzir peso de reduto...
- GM trabalha para reinventar o transporte
- GM consolida globalização da engenharia com Centro...
- FEMAP – Maxima Performance dos Produtos
- Skype vendido por US$ 2,75 bilhões
- Materiais sobre o NX 6 em Português pra download
- NX CAM - Usinagem High End
-
▼
setembro
(27)