segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Notebook 'panorâmico' junta duas telas de 15,4 polegadas

Na hora de transportar o portátil, as telas se sobrepõem. Novidade deve ser lançada nos EUA em dezembro por R$ 5,4 mil.

A promessa da fabricante gScreen é que seu notebook com duas telas de 15,4 polegadas chegue ao mercado norte-americano em dezembro deste ano. Por conta da característica inovadora, no entanto, o produto já vem ganhando atenção dos fãs de tecnologia. O notebook com telas deslizantes (na hora de transportá-lo, uma fica atrás da outra) deve ser lançado no site Amazon.com por cerca de R$ 5,4 mil nos EUA, segundo o “Daily Mail”.
Computador com duas telas LED de 15,4 polegadas terá sistema operacional Windows Vista ou XP PRO, processador Intel Core 2 Duo P8400 de 2,26 GHz, 4 GB de RAM e disco rígido de 320. No site oficial, não há informações sobre peso do notebook. (Foto: divulgação )

Grupo BOSCH - PLM Siemens Completo!

Ter sucesso em um mundo global requer mais do que um tempo curto de entrada no mercado

O PLM completo incentiva a inovação entre equipes de produto dispersas e diminui os custos para assegurar o sucesso na concorrência global


Produtos para a vida diária Líder em produtos de consumo, a Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH (BSH) é uma empresa global. A empresa opera 31 instalações de produção e 43 fábricas em 15 países na Europa, Ásia, Estados Unidos e América Latina. A BSH vende utensílios domésticos grandes e pequenos, bem como uma variedade de dispositivos compatíveis com a Internet, sob as famosas marcas Bosch e Siemens. Ela também fabrica produtos para marcas especiais como Gaggenau, Thermador, Neff e Constructa, além de atender a várias marcas regionais.


A diretoria da BSH reconhece que a inovação é a chave da concorrência bem-sucedida no mercado global e sua meta é transformar a BSH em líder em inovação no setor de produtos para o consumidor. Essa cultura de inovação é demonstrada pelas mais de 300 patentes e marcas comerciais registradas pela empresa anualmente. No entanto, atualmente, o conceito de inovação da BSH inclui mais do que estilo criativo e recursos de alta tecnologia. Para melhorar os produtos e processos, a BSH precisa da colaboração das grandes equipes de desenvolvimento, incluindo projetistas, gerentes de qualidade, gerentes de aquisição e produção e equipe de vendas e marketing.

“Precisamos realizar as próximas etapas, como coletar as opiniões dos departamentos subordinados sobre pesquisa e desenvolvimento”, diz Uwe Tontsch, diretor de desenvolvimento de produto e soluções de engenharia industrial da BSH. “Como a BSH é uma empresa global, essas pessoas normalmente estão muito distantes uma da outra. Para inovar nesse novo nível, precisamos de um ambiente de colaboração abrangente e fácil de usar que englobe toda a organização”.

A necessidade de inovar nesse nível coincide com a realidade do mercado global. Hoje em dia, isso significa diminuir os custos de desenvolvimento de produtos para concorrer com empresas com mão-de-obra mais barata. “A maior concorrência é com a Ásia e a Europa Oriental”, explica Tontsch. “Não é necessário ser inovador só porque nossos concorrentes estão muito perto de nós. Devemos diminuir nossos gastos para podermos oferecer a qualidade que nossos clientes esperam com um preço mais baixo".

Um parceiro seguro do PLM
As operações da BSH estão geograficamente dispersas porque a empresa tem crescido por meio de aquisições ao longo dos anos. Na década de 1990, a diretoria percebeu que precisava de um ambiente de colaboração global que permitisse que projetistas em locais diferentes se beneficiassem com o trabalho de outros colegas. Depois de avaliar inúmeros sistemas da concorrência, em 2000, a BSH decidiu padronizar suas iniciativas de desenvolvimento mundial com a tecnologia da Siemens PLM Software, uma unidade de negócios da Divisão de automação industrial da Siemens. Um dos motivos para escolher essa parceria com o PLM foi o fato de a Siemens PLM Software ser líder global comprovado no setor de gerenciamento de ciclo de vida digital. “A posição de liderança da Siemens PLM Software reduz o risco desse grande investimento”, diz Tontsch.

O PLM completo proporciona uma perspectiva holística
A BSH implementou um sistema PLM completo com base em tecnologias da Siemens, o Teamcenter®, software de gerenciamento do ciclo de vida do produto, o NX™, software de desenvolvimento digital de produtos, e o Tecnomatix®, software de fabricação digital. “A vantagem de ter uma solução PLM completa é a possibilidade de integrar todos da empresa”, disse Matthias Bronowski, gerente de projeto da BSH, Teamcenter Next Generation. “Com ele, temos uma perspectiva holística do que está acontecendo com os nossos produtos”.
Outra vantagem de uma solução completa é o fato de a integração entre os aplicativos ser feita pelo fornecedor, não pela BSH. “Um fator decisivo foi escolher um parceiro que oferece uma solução abrangente e integrada”, diz Tontsch. “Caso contrário, teríamos que nos concentrar muito na integração dos produtos. Isso seria uma distração para nossos negócios”.

Uma única fonte de conhecimento
A estratégia de desenvolvimento de produto da BSH envolve a criação de componentes básicos e de uma tecnologia que pode ser adaptada e reutilizada. Desse modo, as organizações centralizadas e descentralizadas, que precisam coordenar as equipes e os sistemas dispersos globalmente, podem dar suporte ao compartilhamento de dados sem precisar convertêlos. “A conversão dos dados entre os sistemas pode afetar o prazo e, assim, prejudicar os negócios”, observa Tontsch.

A solução da Siemens PLM Software consolida todo o conhecimento de produtos e processos em um único armazenamento de dados, facilitando sua localização e reutilização. Uma única fonte de informações permite que o conhecimento de produtos e processos atravesse as fronteiras organizacionais e geográficas com garantia de precisão. “Ter uma única fonte de informações é muito importante para a BSH agora porque não existe mais a dúvida entre o que é certo e errado”, explica Bronowski. “Só existe uma resposta e todos sabem onde encontrá-la”. Além disso, como a solução PLM da BSH é baseada em padrões da indústria como o formato de dados JT e os softwares NX, Teamcenter e Tecnomatix, as informações podem ser compartilhadas sem a necessidade de conversão dos dados entre sistemas.

“O Teamcenter oferece suporte para todo o processo de desenvolvimento de nossos produtos, desde a idéia até o projeto, a engenharia e a fabricação”, diz Walter Vasselak, gerente de grupo, de gerenciamento de dados de aplicativo e de sistemas de propriedade intelectual da BSH. Em resultado disso, as barreiras de comunicação que anteriormente isolavam as pessoas e podiam causar erros dispendiosos foram eliminadas. “Com a colaboração instantânea oferecida pelo Teamcenter, os recursos internos e externos podem colaborar em um único ambiente virtual”, acrescenta Tontsch. “Também conseguimos desenvolver um ambiente de engenharia de produção simples e colaborador que permite o trabalho paralelo da equipe de pesquisa e desenvolvimento e da engenharia de produção. A colaboração instantânea oferecida pelo Teamcenter permite alcançar um nível maior de inovação".

Custos reduzidos do PLM
A escolha da Siemens PLM Software como parceira de PLM da BSH está valendo a pena por outro motivo importante: a redução do custo total de propriedade do PLM. Percebendo que a criação de interfaces e códigos personalizados agrega um valor significativo no custo do sistema PLM, a Siemens PLM Software desenvolveu sua solução PLM para minimizar esses esforços. “Não poderíamos sobreviver se tivéssemos que continuar personalizando o sistema PLM como fazíamos antes”, disse Vasselak. “É muito caro. A nova abordagem adotada pela Siemens PLM Software permite configurar o sistema de acordo com nossas necessidades em vez de desenvolver um software personalizado. Devido a isso, espero ver uma redução de 25% a 35% nos custos de implementação e manutenção do PLM".

A tecnologia da Siemens PLM Software também reduz o custo total de propriedade do PLM oferecendo uma interface de usuário familiar que simplifica a aprendizagem e é fácil de usar. “Acredito que reduziremos nosso custo total de propriedade diminuindo os custos de treinamento”, diz Bronowski. “Isso é importante especialmente em nossas regiões de crescimento como a Ásia e a América do Norte, onde empregamos muitas pessoas novas. É fundamental aumentar a produtividade dessas pessoas e a Siemens PLM Software facilitou muito esse trabalho oferecendo uma interface de usuário muito parecida com a do Windows”.

A tecnologia de gerenciamento de ciclo de vida do produto da Siemens PLM Software é a escolha certa para o sistema PLM da próxima geração da BSH, tanto da perspectiva do usuário final quanto do gerenciamento, conclui Bronowski. “Para os usuários finais, não importa se uma solução é poderosa. Se eles não gostarem, não usarão. Nossos usuários finais estão satisfeitos com o software da Siemens PLM Software porque é fácil de usar, rápido e os ajuda a atingir o objetivo de criar produtos inovadores. Para a diretoria, que é extremamente focada nos custos, a aceitação do usuário e a preocupação da Siemens PLM Software em diminuir o custo de propriedade é exatamente o que eles querem ver”.

Veja o .pdf:

http://www.plm.automation.siemens.com/CaseStudyWeb/dispatch/viewResource.html?resourceId=18639

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Teamcenter - Gerenciamento de Portfólio de Produtos

Portfolio, Program and Project Management

Se a sua empresa já está há muitos anos no mercado, seus executivos provavelmente não estão satisfeitos com os retornos de investimentos financeiros decorrentes de suas iniciativas de inovação. Quando você analisa a discrepância entre os gastos com pesquisa e desenvolvimento e os resultados comerciais, pode questionar os processos usados para monitorar o investimento.
Na realidade, a pesquisa indica que cerca de 69% das empresas admitem que os processos de introdução de novos produtos não estão sendo controlados financeira ou estrategicamente. Suas atividades operacionais podem ser levadas para a direção errada por diversos motivos: falta de supervisão, conhecimento limitado do cliente, prioridades conflitantes, dificuldades de comunicação e perda de foco. Pior ainda, sua empresa talvez esteja se baseando em um plano de gerenciamento do portfólio de produtos que vai além dos limites financeiros e de recursos.

Aumente o retorno geral do seu investimento em pesquisa e desenvolvimento
O Teamcenter permite que sua empresa conecte seus planos estratégicos de portfólio de produtos ao gerenciamento de projetos e programas a fim de obter a execução operacional detalhada. A solução de gerenciamento de portfólio do Teamcenter maximiza seus retornos de investimento em pesquisa e tecnologia supervisionando continuamente a escolha da mistura certa de investimentos. Considerando a área de pesquisa e desenvolvimento como um todo, o Teamcenter define uma estratégia de gerenciamento de portfólio de produtos que orienta suas prioridades e planejamento em geral.
Assim que a estratégia de gerenciamento de portfólio é definida, os recursos de gerenciamento de programas e projetos do Teamcenter ajuda você a organizar os recursos e acionar atividades para melhorar o desempenho significativamente. Executando projetos com base em metas claramente definidas, suas equipes podem coordenar melhor seus recursos para satisfazer as necessidades estratégicas da empresa. Além disso, por aumentar a visibilidade do programa e sincronizar as atividades, você pode impulsionar o desempenho e a rentabilidade e aumentar ou retorno geral do seu investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Recursos da solução de gerenciamento de portfólio, programa e projeto
-Gerenciamento do portfólio de produtos para equilibrar marcas, linhas de produto, ofertas de produto, opções de produto, tecnologias, oportunidades e idéias de investimento
-Gerenciamento de idéias para classificar, filtrar, definir prioridades e controlar
-Gerenciamento de programas e projetos, incluindo programações, tarefas de trabalho, dependências, metas, bases e limitações
-Gerenciamento de programas integrado nos processos de ciclo de vida do produto para automatizar sinais de execução e fluxos de trabalho
-Gerenciamento de recursos, orçamento e desempenho comercial para controlar custos e investimentos
-Planejamento estratégico vinculado à execução operacional (gerenciamento de necessidades do cliente, gerenciamento de requisitos, gerenciamento de fluxo de trabalho e alterações, colaboração, gerenciamento de documentos, gerenciamento de registros, estruturas de divisão de trabalho etc.)

Benefícios da solução de gerenciamento de portfólio, programa e projeto
-Melhorar a produtividade com uma base para aprimoramento contínuo
-Priorizar recursos e investimentos para impulsionar a inovação
-Tomar melhores decisões para selecionar e gerenciar futuros programas
-Reduzir o tempo e o esforço necessários para definir e replanejar orçamentos
-Coordenar e acionar atividades interrelacionadas de acordo com metas, entradas, prazos e objetivos
-Alinhar a execução de programas e projetos com as necessidades estratégicas da empresa
-Simplificar as atividades durante todo o ciclo de vida do produto

Veja demonstração do módulo de gerenciamento de portfófio

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PLM-Empresas que crescem mais rápido usam Velocity Series


Siemens PLM Software mantém a liderança no mercado PLM de médias empresas.

A Siemens PLM Software, unidade de negócios da Divisão de Automação Industrial da Siemens e líder no fornecimento global de software e de serviços de gerenciamento do ciclo de vida de produtos (PLM), acaba de anunciar novos clientes, em todo o mundo, que escolheram produtos de seu portfólio Velocity Series™.

O Velocity Series , da Siemens PLM Software, é o primeiro portfólio de software amplo e pré-configurado da indústria, reunindo recursos digitais de gerenciamento de dados e design, análise e manufatura de produtos, específico para o mercado PLM de empresas de médio porte.
“As empresas de médio porte constituem o segmento de crescimento mais rápido no mercado PLM, e essas conquistas confirmam, na prática, a nossa contínua liderança nesse segmento, à medida que as empresas têm optado repetidamente pelo nosso portfólio, em detrimento da concorrência”, diz David Shirk, vice-presidente executivo de marketing da Siemens PLM Software. “Entre estes novos clientes, encontramos empresas de pequeno e de médio porte, das mais variadas indústrias e de todas as partes do mundo”.
“No passado, costumávamos classificar PLM como uma ferramenta para os departamentos de engenharia das grandes empresas”, diz Joe Barkai, diretor de práticas da Product Lifecycle Strategies Manufacturing Insights, uma empresa do grupo IDC. “No entanto, mais e mais empresas pequenas estão usando PLM, não só por exigência dos seus clientes, mas porque as ferramentas PLM estão ficando mais acessíveis e mais fáceis de implementar e de usar. E tudo isso a um custo de propriedade mais baixo. O crescimento do investimento em PLM no mercado de pequenas e médias empresas se acelerou nos últimos anos, e agora já ultrapassa a taxa de crescimento do mercado PLM em geral”.
Clientes do mercado de pequenas e médias empresas implementam o Velocity Series da Siemens PLM Software

A Siemens PLM Software acaba de anunciar a conquista de novos clientes do seu portfólio Velocity Series:
O UK Science and Facilities Council, uma das maiores organizações de pesquisa multidisciplinar da Europa, que apóia o trabalho de cientistas e engenheiros em todo o mundo, firmou um contrato de cinco anos com a Cutting Edge Solutions Ltd., sua parceira de soluções no Reino Unido. O contrato inclui os softwares Solid Edge®, CAM Express TM , Teamcenter® Express, Femap ® e NX® para pelo menos 160 usuários.

A IHC Merwede, empresa holandesa que ocupa posição de liderança global em design e construção de material para dragagem e de navios customizados, escolheu os softwares Solid Edge e Teamcenter Express para fazer a transição de 2D para 3D.

A Algar Plastics, fabricante canadense de sistemas de display para pontos de venda, escoheu o Solid Edge e o CAM Express para suas necessidades de design e manufatura.

A Verhoeven Oss B.V., fabricante holandesa de tecnologia de transporte em esteiras e de materiais personalizados de manejo, adotou como padrão o Teamcenter Express cPDM. “Já faz sete anos que preferimos o Solid Edge 3D CAD ao invés do Solidworks e do Inventor, para o nosso departamento de engenharia”, diz T. Van den Akker, diretor da empresa. “Hoje, ainda estamos inovando e queremos reduzir nossos custos de engenharia ainda mais; por isso, escolhemos o Teamcenter Express. Agora, temos 24 licenças de Solid Edge e de Teamcenter Express, com suporte do nosso revendedor Bosch Engineering”.

A G & H Tool & Die Inc., fornecedora norte-americana de componentes para o mercado automotivo e de ferramentas domésticas, adquiriu os softwares Solid Edge e CAM Express para diminuir o tempo de design e de reparação, e também para suprir a necessidade de recursos de maquinário 3D.

A necessidade da G & H de uma solução mais robusta de CAD/CAM levou a empresa a optar pelo Solid Edge, ao invés do AutoCAD® e do SolidWorks®.

O Instituto Kunning de Precisão Mecânica, da China, importante fornecedor de instrumentos de precisão, adquiriu o Solid Edge para encurtar o tempo do ciclo de design e para aperfeiçoar a qualidade do produto. A capacidade do Solid Edge para proteger o investimento da empresa em dados herdados e sua solução inclusa de análise - o software Femap Express – ajudaram o Instituto Kunning a tomar a decisão final pela solução de software da Siemens PLM.

A Océ Display Graphics Systems, empresa canadense de desenvolvimento de sistemas de produção para impressão digital e imagens em grandes formatos, irá usar o Teamcenter Express como seu sistema cPDM para a gestão de dados CAD e o gerenciamento de documentos.

A Burgmann Industries GmbH & Co. KG , da Alemanha, uma das líderes globais em fabricação de selagem, irá implementar o Solid Edge para o desenvolvimento 3D de seus produtos e o Teamcenter para o gerenciamento de dados de produtos e a integração de dados em seu sistema ERP

Solid Edge ST 2 em Português

Boas notícias quanto a nova versão do Solid Edge Synchronous!
Segundo a equipe tecnica da Raihsa que está sendo capacitada pelos norte americanos da Siemens, a versão ST 2 do Solid Edge terá sua tradução para o português.
Além da versão ser de maior facilidade de aprendizado pela modelagem explícita, essa tradução em português irá facilitar ainda mais o aprendizado do software.
Essa segunda versão synchronous, traz mais benefícios também as instituições de ensino que ao utilizar o software para lecionar a modelagem 3D e a leitura de desenhos técnicos, conseguirá focar mais no processo mecânico do que se está desenvolvendo ao invés de ter de tornar cada aluno, um períto no software para que consiga os mesmos resultados no modo tradicional de modelagem.
Veja o que o vice presidente do portfólio Velocity Series, Bill McClure, tem a dizer sobre o Solid Edge ST 2 clicando no link abaixo:
http://siemens.pmhclients.com/index.php/solid-edge-launch

A nova versão ainda traz novas funcionalidades e ferramentas que atendem às necessidades de modelagem de peças, dobramento de chapa, CAE e PDM.

Evento sobre Testes e Simulações em SP

A SAE BRASIL está organizando dia 14 de setembro o Simpósio sobre Testes e Simulações. O Evento conta com grandes nomes da Engenharia Nacional e Internacional, confira mais informações abaixo ou click na imagem para ver o folder do evento:

PROGRAMA:

Testes e Simulações para Ganhar Competitividade
Nilton Monteiro, Gerente do Campo de Provas de Tatuí

Testes e Simulações na Volkswagen CO
Paulo Alleo, Diretor de Engenharia, MAN

How Automotive Manufacturers Worldwide are using Simulation and Tests to Speed Up Their Engineering Processes (em inglês)
Paul Weal, LMS International Services Business Development Director

O Avanço do Centro de Tecnologia da Fiat
A definir

Testes e Simulações na PSA Peugeot Citroën
Renato Maracini, Coordenador de Produto, Acústica e Vibração Mercosul

Homologação de Produtos Automotivos
Edson Orikassa, Gerente de Homologações, Toyota
Reinaldo Muratori, Diretor de Planejamento, Mitsubishi

O Papel dos Fornecedores de Serviços
Smarttech

Determinação de Sinal de Excitação de Pista em Veículos Ferroviários
André de Oliveira, Gerente de Serviços, e Gabriel Gueler, Diretor Tecnológico, Smarttech

A Simulação na Calibração de Motores
Flavio Flish, Engenharia de Aplicação, FPT Powertrain Technologies

Estratégias no Desenvolvimento de Produtos, Testes e Simulações
Álvaro Costa Neto, Diretor, Multicorpos

Softwares na Área de PLM – Colaboração e Inovação
Siemens PLM

Avanço da Simulação na Engenharia do Produto da GMB
Roberto Ramos, Senior Manager, GM LAAM

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Treinamento de Solid Edge ST em Londrina 14/09

Solid Edge Synchronous Technology
Solid Edge Synchronous Technology, a maior inovação em CAD observada nos últimos 20 anos



Resumo
O software Solid Edge® Synchronous Technology é uma versão revolucionária que fornece um novo paradigma de modelagem, combinando velocidade e flexibilidade de modelagem explícita com o controle e previsibilidade de projeto parametrizado. Seja você um usuário ocasional ou avançado, o Solid Edge Synchronous Technology permite inovação mais rápida que a concorrência.



Benefícios
- Obtenha uma experiência de criação 100 vezes mais rápida
- Execute ECOs em segundos, em vez de em minutos ou horas
- Um sistema tão rápido e flexível que permite editar modelos importados até 100 vezes mais rápido que o sistema de origem
- O número reduzido de adoções e a capacidade de uso aprimorada permitem que você tenha mais tempo para se concentrar na criação em 3D
- O gerenciamento de dados incorporado assegura que os usuários tenham os dados corretos na hora certa

Funcionalidades
Inovação mais rápida com um novo ambiente interativo de criação
- Criação integrada de croquis em 2D e 3D
- Projeto baseado em região
- Coleções de formas
- Projeto paramétrico
- Projeto orientado por tabela e fórmula
- Alças de volante em 3D

Repetição de projetos com velocidade e flexibilidade irrestritas
- Solução de geometria síncrona
- Regras ativas
- Relações 3D contínuas
- Dimensões de orientação 3D editáveis
- Funcionalidades de procedimento
- Vinculação e desvinculação de geometria

Edição de dados de CAD terceirizado mais rápida do que o respectivo fornecedor
- Edição do conjunto independente da estrutura

Capacidade de 3D atrelada à simplicidade de 2D
- Interface do usuário de estilo do Microsoft Office 2007
- Limitação e extensão de modelos 3D

Criação e gerenciamento de projetos em um único sistema
- Integração com os produtos de gerenciamento de dados do software Teamcenter® mais recente
- Visualizador do chão-de-fábrica
- Comandos PDM transparentes
- Acesso rápido aos desenhos

Veja os vídeos nos links abaixo:

Comparação com método de trabalho baseado em arvore de features:
http://www.youtube.com/watch?v=jkCYbqU3NbI

Modelando arquivos de software concorrentes:
http://www.youtube.com/watch?v=ACneq2GcFLM

Projeto de montagem com peças importadas de softwares concorrentes:
http://www.youtube.com/watch?v=ivMKqQvgjBk

Modelando dentro do ambiente de montagem:
http://www.youtube.com/watch?v=LvfexLLWLu0

Relação de concentricidade dentro de um comando simples:
http://www.youtube.com/watch?v=YyRJP_Ctv08

Modelando através de regras vivas:
http://www.youtube.com/watch?v=Prt1Jod7BJo

Liberdade de alteração sem necessidade de regeneração da arvore de features:
http://www.youtube.com/watch?v=E9LLpG4oSXQ


Mais vídeos podem ser encontrados através do link: http://www.youtube.com/profile?user=scinadr&view=videos&start=20

Hyundai já é a 4ª fabricante de carros do mundo

Hyundai supera a Ford em produção de veículos.

Todo o grupo Hyundai, desde produção de maquinas pesada, grandes barcos e automóveis utilizam as soluções Siemens PLM como, Solid Edge, NX, Teamcenter e Tecnomatix em seu processo produtivo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A Agrale lança o trator 5065.4 Compact utilizando Solid Edge e NX


A Agrale, fabricante de tratores para a agricultura familiar, lança o 5065.4 Compact na Expointer 2009, de 29 de agosto a 6 de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS.

O equipamento, com motor MWM International de 65 cavalos, tem apenas 1.060 mm de bitola dianteira, atendendo o trabalho em áreas com espaçamentos reduzidos, como cafezais, parreirais e pomares, trafegando sem danificar as culturas.


Flávio Crosa, diretor de vendas e marketing, afirma que a Agrale tem se firmado como principal fabricante de tratores para a agricultura familiar e para o programa Mais Alimentos. “A cada ano, lançamos pelo menos um novo modelo destinado ao pequeno e médio agricultor. O 5065.4 Compact e a inclusão do 5075.4 no Mais Alimentos amplia a gama de tratores disponíveis e fortalece a nossa presença no segmento mais importante do mercado brasileiro”, destaca Crosa.

A Agrale em Caxias do Sul - RS possui mais de 40 licenças de Solid Edge e 6 licenças de NX

Jack - Simulação Humana na Engenharia de Produção


Modelagem e simulação humana com o Jack
Modelos humanos virtuais, lugares virtuais, soluções reais

Resumo
A ferramenta de simulação e modelagem humana Jack ajuda empresas de diversos setores a melhorar a ergonomia de projetos de produto e aperfeiçoar tarefas do local de trabalho. O Jack e seus Toolkits opcionais oferecem ferramentas de projeto com base no ser humano em seus ambientes virtuais para uma análise abrangente dos fatores humanos de seus novos projetos – antes de serem criados quaisquer protótipos físicos. Os modelos humanos Jack (e Jill) podem ser dimensionados para representar suas populações de usuários e permitir que engenheiros avaliem seus projetos de conceito em termos de desempenho humano, incluindo alcance, visão, risco de lesão, fadiga, conforto e outras informações importantes sobre ergonomia.


A vantagem do Jack
Inúmeras organizações em uma variedade de indústrias estão enfrentando o mesmo problema: o
elemento humano não está sendo considerado previamente ou de modo suficiente no projeto, montagem e manutenção de produtos. O que é mais importante, isso está tendo um impacto devastador em custos, tempo de entrada no mercado, qualidade e segurança. No entanto, para um crescente número de organizações, considerar o elemento humano no projeto, na manufatura e na manutenção não é mais um problema, é uma vantagem competitiva. Essas organizações estão usando o Jack para ter benefícios, como:
• Menor tempo de projeto • Maior produtividade
• Menos custos de desenvolvimento • Maior segurança
• Melhor qualidade • Maior bem-estar dos funcionários

Valor comercial do Jack
O Jack é um produto de ergonomia e fatores humanos que ajuda empresas de diversos setores a melhorar a ergonomia de projetos de produto e tarefas do local de trabalho. Esse software permite que os usuários posicionem biomecanicamente humanos digitais com precisão em ambientes virtuais, atribuindo-lhes tarefas e analisando seu desempenho. Os humanos digitais Jack (e Jill) podem informar aos engenheiros o que eles podem ver e atingir, o seu nível de conforto, quando e por que estão sentindo dores, quando estão cansados e outras informações ergonômicas importantes. As informações obtidas pelo Jack podem ajudá-lo a criar locais de trabalho, processos e produtos mais seguros e mais ergonomicamente saudáveis de maneira mais rápida e econômica.

Uso do Jack

Etapa 1: Criar um ambiente virtual. Além de sua resistência como um modelador humano, o Jack é uma avançada solução de simulação visual, interativa e em tempo real. A capacidade de modelagem cinemática do Jack permite que você tenha facilmente imagens de articulações para criar mecanismos complexos. Os solvers de restrições e cinemática inversa em tempo real podem ser aplicados automaticamente aos seus mecanismos.

Etapa 2: Criar um ser humano virtual. O Jack fornece os modelos humanos mais biomecanicamente precisos da indústria, com base nas medidas de dimensão corporal obtidas dos bancos de dados antropométricos mais atualizados, incluindo ANSUR 88, NHANES e CAESAR. Os métodos de manequins delimitadores podem ser usados para criar uma família de manequins dimensionados, a fim de testar com eficiência seus projetos para acomodação.

Etapa 3: Posicionar o ser humano em seu ambiente. O Jack permite que você posicione a pessoa usando modelos empíricos avançados, cinemática inversa ou manipulação direta de articulação. Em todos os casos, a manipulação da imagem complexa é rápida e as posturas são fisiologicamente realísticas.

Etapa 4: Atribuir tarefas ao ser humano. Os recursos de animação do Jack permitem que movimentos de mecanismo e tarefas humanas sejam definidos e reproduzidos para revisão ou análise. Além disso, uma ampla variedade de hardwares para Realidade Virtual são compatíveis para a captura em tempo real de movimentos humanos complexos. As simulações podem ser facilmente exportadas em filmes mpeg.

Etapa 5: Analisar o desempenho do ser humano. O Jack apresenta a coleção líder da indústria de ferramentas para ajudá-lo a avaliar o desempenho de seus humanos virtuais. Muitas das funcionalidades são montadas em módulos complementares, incluindo os “toolkits” Occupant Packaging e Task Analysis. Entre as funcionalidades estão:
• Ferramentas de acomodação de veículo – previsão de postura, padrões SAE J
• Análise de visão, incluindo zonas de obscurecimento de visão 3D, reflexão ou áreas de visibilidade
• Análise de capacidade de desempenho humano, incluindo resistência, postura, risco de lesão, fadiga e tempo para as tarefas

Funcionalidades

Crie e visualize maquetes digitais

O Jack fornece a você todas as ferramentas gráficas avançadas para a importação de dados de projeto no mundo virtual ou para a criação de modelos de conceito simples. Use o mapeamento de textura, iluminação e outras ferramentas gráficas para conferir maior realismo visual aos seus ambientes.

Analise fatores humanos em projetos

A escala antropométrica avançada e a cinemática biofísica do Jack oferecem a você humanos virtuais que podem prever com precisão requisitos de alcance, visão, conforto e ajuste.

Estude pessoas no local de trabalho simulado

O Jack permite que você crie os locais de trabalho mais seguros em termos de maior eficiência e
produção. Os recursos de animação e postura em tempo real do Jack ajudam você a atribuir rapidamente ao Jack a realização de tarefas, a fim de avaliar seus projetos.

Avalie operações de manuseio de materiais

Levantar objetos pesados, realizar tarefas com posturas inadequadas e trabalhar com fadiga aumenta o risco de lesões dos operários. A coleção abrangente de ferramentas de desempenho humano do Jack fornece feedback quantitativo sobre risco de lesão, capacidade de resistência,
análise de postura, fadiga e tempo para as tarefas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Grupo Hyundai usa Solid Edge e Siemens PLM


Modelos sólidos ajudam a otimizar o projeto da linha de montagem


Solid Edge reduziu o tempo e o custo necessário para projetar as linhas de montagem de carrocerias


HYUNDAI MOTOR COMPANY

Automaker Lider Mundial

Com a sua visão de "Inovação para a Humanidade", a principal fabricante de automóvel coreana, Hyundai Motor Company, tem trabalhado arduamente para melhorar a qualidade e aumentar significativamente o valor de sua marca. A empresa recebeu elogios das principais organizações internacionais e foi escolhida como marca Top 100 por 2 anos consecutivos. A empresa se posicionou definitivamente como um fabricante de automóveis global. Todo ano, a Hyundai investe 5% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento com objetivo de melhorar sua competitividade, atingir os níveis de qualidade e criar produtos e tecnologias que irão satisfazer o desejo dos consumidores. Como resultado, em abril de 2004, o Sonata, um carro de porte médio, foi considerado pela JD Power o carro de melhor qualidade. No ranking de marcas a empresa atingiu o sétimo posto, ficando a frente da Toyota, Mercedes Benz e BMW. Enquanto isso, no ranking das melhores companhias automobilísticas, dividiu a segunda posição com a Honda. Esses números, juntamente com o sucesso perante aos consumidores, mostram um nível de qualidade e tecnologia que são reconhecidos em todo o mundo.



Projetando a linha de carrocerias

A equipe de automação da Hyundai Motor Company utiliza a solução de projetos Solid Edge® da Siemens PLM Software para projetar a linha de montagem das carrocerias. Os engenheiros utilizam o Solid Edge para modelagem 3D das células trabalho, linhas de montagem e instalação de layouts de plantas em 3D. A empresa escolheu o Solid Edge pela sua facilidade em modelagem de sólidos como tambem pela eficiencia do desenho 2D e o gerenciamento de arquivos integrado. A Hyundai incorpora continuamente as novas funcionalidades do Solid Edge assim que ficam disponíveis, como por exemplo a tecnologia de modelagem direta do Synchronous. A grande utilização de recursos como a rápida geração de desenhos 2D a partir do modelo 3D, a inserção do preview de funcionalidade em dados dos arquivos e áreas gerenciadas, e a compatibilidade com outras extensões de arquivos fazem com que o ganho de produtividade seja realmente significativo. Também é trazido na parte de gerenciamento, funcionalidade de pesquisa por peças e modelos já desenhados, gerenciamento das informações de propriedades dos múltiplos matérias e elementos de máquina para as peças da biblioteca.

Hyundai tem utilizado o Solid Edge para padronizar muitos requisitos de projetos. Esse trabalho foi realizado por etapas, iniciando com as peças modeladas, depois com peças de fornecedores, células de trabalho e por ultimo a linha de produção. A companhia também utilizou o Solid Edge para verificar as atividades dos robôs e as calibrações OLTP e padronização de equipamentos.



Um desenvolvimento mais rápido reduz custos

Utilizando os modelos do Solid Edege, Hyundai Motor Compony é capaz de pré-verificar a fabrição e operações de manufatura durante a etapa de projeto. Isso torna possível a melhoria da qualificação dos projetos, minimiza as tarefas repetitivas e no final reduz o ciclo de desenvolvimento aumentado a qualidade do produto.


" Utilizando o Solid Edege para implementar o CAD 3D com gerenciamento de projeto, nós nos tornamos abeis de efetivamente reduzir tempo e custo" diz Jung Hyun Seok, Supervisor da Equipe de Automação de Projeto da Hyundai. "Além da modelagem do solido, utilizamos análises e simulações para otimizar cada fase da produção." Outro benefício do Solid Edge foi a capacidade de criar e otimizar os processos de treinamento dos novos empregados. O próximo estágio implementado pela Hyundai foi a aquisição de ferramentas mais avançada para Simulação de Elementos Finitos (CAE) como o Femap e a implantação do PLM.

Iniciativas do Negócio: Eficiência da Produção

Desafíos do Negócio: Encolher o ciclo de projeto para as linhas de montagem e reduzir o tempo de cada fase do ciclo produtivo.

Chaves para o Sucesso: Facilidade do modelamento de sólidos, eficiente desenho 2D, gerenciamento de arquivos integrados, processos virtuais padronizados.

Resultados: Redução do tempo de projeto em 20% de produto e processo, redução de custo e tempo das operações, aumento da qualidade, diminuição das tarefas repetitivas, otimização do processo para capacitação de novos contratados.

Solutions/Services
Solid Edge
www.siemens.com/solidedge

Client's primary business
Hyundai Motor Company is South Korea's largest and the world's fifth-largest automaker.
www.worldwide.hyundai-motor.com

Client location

Seoul - South Korea

"By using Solid Edge to implement 3D CAD with design management, we have been able to effectively reduce design time and costs."

Jung Hyun Seok Assistant Manager, Automation Design Team Hyundai Motor Company

Confira também os cases de outros setores e empresas do grupo Hyundai, como Hyundai Heavy Industries Co., Ltd.

Hyundai Heavy Industries' Shipbuilding Division.

Link de Cases do Grupo Hyundai utilizando produtos Siemens PLM: http://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/search.shtml?q=hyundai

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Veja o que há de novo no Teamcenter 8


O Teamcenter 8 impulsiona a produtividade nas organizações globais de fabricação e desenvolvimento do produto:
  • Produtividade de funcionários individuais e equipes para fazer mais com menos
  • Produtividade de aplicativo para obter uma solução de PLM completa
  • Produtividade de TI para aumentar o retorno do investimento
O Teamcenter 8 introduz um novo conjunto de recursos avançados para aumentar a produtividade, desde a nova integração do Microsoft Office e Outlook até a tecnologia IBM pré-configurada.
Ajuste o desempenho da sua empresa
Enquanto sua empresa enfrenta essa crise econômica, o Teamcenter 8 introduz novos recursos que podem ajudar você a se preparar para a recuperação.

O Teamcenter 8 aumenta a produtividade durante todo o ciclo de vida do produto: a produtividade individual, a produtividade dos aplicativos e a produtividade de TI.


Agora é a hora de ajustar o desempenho da sua empresa para colocar os pontos fortes e as inovações no lugar certo para ser bem-sucedido.

O que há de novo: o Teamcenter 8 aumenta a produtividade de funcionários, aplicativos e TI


Produtividade de funcionários e equipes: fazer mais em menos tempo

O Teamcenter ajuda você a fazer seu trabalho melhor em qualquer lugar do mundo. Com o Teamcenter 8, você consegue encontrar informações rapidamente no contexto necessário e usá-las nas ferramentas com as quais você trabalha todos os dias. O Teamcenter oferece integrações dinâmicas com o Microsoft Office, incluindo Word, Excel e Outlook. Além disso, usando o Teamcenter em suas ferramentas e processos MCAD e ECAD favoritos, sua produtividade pode decolar.

O Teamcenter capacita o ciclo de PLM completo com as mais abrangentes e avançadas soluções para seu setor. Ative o aplicativo certo quando precisar na arquitetura unificada do Teamcenter e aumente a produtividade do aplicativo da sua empresa. O Teamcenter 8 inclui centenas de novos recursos no portfólio, introduzindo novas soluções para gerenciamento de conteúdo e documento e gerenciamento de fórmula, embalagem e marca.

O Teamcenter é uma plataforma de PLM comprovada, dimensionável e aberta que pode ser estendida com facilidade conforme necessário. Não importa se você está implementando o PLM pela primeira vez ou procurando consolidar diversos locais globais, o Teamcenter tem uma estratégia de implantação para você. Com o Teamcenter 8 agora disponível na tecnologia de pilha da IBM, você pode levar sua produtividade de TI para níveis mais elevados.

Explore o guia interativo: veja o que está por dentro do portfólio completo de PLM do Teamcenter
Veja por conta própria como o conjunto completo de soluções de PLM do Teamcenter fornece o que você precisa hoje, com a possibilidade de crescer com o passar do tempo. Visite o guia interativo para saber mais.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Entendendo um pouco mais de PLM

Teamcenter e Tecnomatix

No mês de Junho deste ano a Siemens anúnciou as novas versões do Teamcenter e do Tecnomatix. Essas soluções são a grande sacada para o entendimento do que é realmente o PLM (Product Life Cycle Management) e o poder que tem uma suite de aplicativos como esses. Sucintamente vou tentar deixar isso da forma mais clara possível.

Na década de 80, houve a grande popularização do AutoCAD que substituía a prancheta pelo desenho CAD 2D ou maquete eletrônica. Já na década de 90 surgem os populares modeladores 3D paramétrios como o Solid Edge, Solidworks e algum tempo depois o Inventor. Porém com a entrada desses modeladores CAD 3D paramétricos observou-se que a quantidade de arquivos gerados por essas plataformas era de grande volume. Devido às montagens (assembly) necessitava-se que de forma alguma se perdessem os vínculos entre uma part (peça) e outra. Notou-se então que a simples organização do Explorer já não seria suficiente para esse gerenciamento. A partir disso entrou em cena o PDM (product data management), um sistema onde todos os arquivos são armazenados em determinado local (servidor) visando o gerenciamento e controle desses arquivos, para ter acesso a esse local é necessário ter login e senha, e enquanto alguém edita alguma part ou assembly o sistema avisa com quem está essa part evitando duplicação de arquivos, a não ser que se tenha intenção de criar uma nova versão dessa part, ou seja, entrou em cena o gerenciador de arquivos do produto, alguns com mais recursos outros com menos.

Tá, mas onde entra o PLM nessa história toda? Reparem que até então estávamos falando única e exclusivamente do desenvolvimento digital do produto, que com o passar dos anos foram sendo acrescidas algumas análises (CAE), algumas bibliotecas (ou geradores) de componentes, vínculos com outras ferramentas de manufatura (CAM) e inúmeras ferramentas (features) para facilitar a modelagem e construção desse protótipo virtual ou digital, como preferirem, mas nada falando de desenvolvimento digital da planta produtiva. No meu entender, PLM é um conceito que aborda além do desenvolvimento digital do produto, a adesão do desenvolvimento digital do sistema de transformação desse produto. Engloba engenharia de produção, criando e simulando o processo produtivo digitalmente e compartilhando essas informações e análises para uma rápida tomada de decisão. Com isso, as indústrias que adotam esse conceito de software passam a ter ganhos como por exemplo: introdução mais rápida de produtos no mercado, menor tempo de maquinas paradas derivado de alteração na linha de produção, otimização de capacidade produtiva, e inúmeros outros que se for citar todos dá pra encher uma página. O PLM então é a soma do desenvolvimento digital do produto com o desenvolvimento digital da planta produtiva, simulando desde o desempenho do produto, passando pela programação automática de maquinas e robôs, simulação da ergonomia humana durante o processo produtivo, chegando a simulação da produção de cada peça e da montagem de determinado produto. Ainda cabe a possibilidade de pegar todas essas informações levantadas durante o processo de simulação e compartilhar pra qualquer departamento interna ou externamente, como também integrar essas informações ao sistema ERP.

O Teamcenter faz o papel de conectar todas as partes envolvidas nesse processo, desde a idealização de um novo produto, passando pelo desenvolvimento digital dele (CAD, CAE), relacionando o departamento de vendas e marketing (para verificar a viabilidade desse produto no mercado), integrando e disponibilizando todas informações geradas, até chegar ao planejamento e controle de produção. E isso não é uma via de mão única, é um ciclo onde tudo vai sendo monitorado para reutilização posterior para melhorias ou novas linhas de produtos e produção. O Teamcenter é a espinha dorsal do PLM da Siemens, e principal software de integração PLM do mundo com mais de 5 milhões de usuários.

O Tecnomatix faz a parte do desenvolvimento digital da fábrica, ou planta produtiva, com os recursos de simulação, passeio em 3D pela fábrica, simulação humana, e aí vai mais uma série de recursos que prefiro deixar os links da postagem e do blog informarem por mim.

Espero que gostem e aproveitem!
Um Abraço!
DAN BANA

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Treinamento Solid Edge em Campinas

A DOF Solution está com turmas abertas em Campinas para os seguintes treinamentos de Solid Edge:

Treinamentos de Solid Edge ST

Solid Edge Fundamentals - 40h
Solid Edge Modeling Strategies - 32h

Solid Edge Femap Express - 8h

Para maiores informações:

www.dof.com.br

DÖF Solutions Ltda
Av. Albino J B Oliveira, 830
Barão Geraldo - Campinas/SPTelefone: (19) 3722-0277
www.dof.com.br dof@dof.com.br

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Porsche agora é da Volkswagen


"Volkswagen assume controle da Porsche As agências internacionais Dow Jones e AFP anunciam que a fusão entre Volkswagen e Porsche, concretizada nesta quinta-feira, acontecerá por etapas até 2011. A Volkswagen assumirá até o fim deste ano 42% da Porsche AG, a filial da Porsche SE, com uma injeção de capital de € 3,3 bilhões. A Porsche seguirá como marca independente e manterá a sede perto de Stuttgart, na Alemanha. Martin Winterkorn, presidente da Volkswagen, foi nomeado também para a presidência da Porsche. O grupo passa a integrar dez marcas e avança para o objetivo de tornar-se o maior fabricante de veículos do mundo. A Porsche chegou a comprar metade da Volkswagen e garantiu opções para adquirir outros 20%. Mas a empresa perdeu o fôlego e acabou sendo absorvida pela rival."

Pelo que parece, o significado de Vokswagen já não é mais carro tão popular assim :)

Tenham um bom fim de semana!

Grande Abraço,

DAN BANA

FactoryCAD e Plant Simulation – Simulação de Layout de Fábrica


Imagine estabelecer um ambiente de simulação global da fábrica, ter sua fábrica em modelo 3D e simular os seus sistemas de produção para analisar e melhorar esse desempenho.

Summario

A solução Tecnomatix® Factory Layout
Simulation permite aos fabricantes estabelecer um ambiente totalmente integrado de simulação para desenvolver um modelo 3D compreensivo de todo o layout de sua fábrica e visualizar, avaliar e otimizar a performance dos sistemas de produção. A solução combina três estágios de tecnologias do Mercado ( layout de fabrica em 3D, simulação de produção, e fluxograma de processo) para criar um ambiente de fácil compreensão que você pode utilizar para acelerar o desempenho de sua fabrica, verificar seu projeto de linha de produção, e maximizar sua capacidade produtiva.

Factory Layout Simulation é uma solução integrada composto de três capacidades, incluindo:

FactoryCAD, uma ferramenta de layout de fabrica em 3D utilizada para criar modelos de fabricas inteligentes e com todos os detalhes.

Plant Simulation, uma ferramenta de simulação de todo o processo de fabricação utilizada para modelar, visualizar e aperfeiçoar o sistema produtivo da fabrica.

SDX, uma simulação padrão com possibilidade de troca de informações que permitem você integrar o ambiente do layout CAD e Simulações com dados comuns do formato XML

De encontro com os desafios atuais de planejamento de fábrica

Tradicionalmente, o projeto de layout e a equipe de simulação de produção funcionavam em ilhas operacionais completamente diferentes. Os peritos em simulação normalmente gastavam um tempo considerável replicando informações de layout para o ambiente de simulação antes de realmente configurar sua lógica produtiva. Igualmente, os projetistas do layout nunca tiveram uma maneira fácil, ou um método automático para validar a direção de seus projetos. Factory Layout Simulation integra o workflow entre o desenvolvimento do layout de fábrica com a simulação da produção. A solução eleva a troca de informação da simulação (SDX – Simulation Data Exchange) padrão para facilitar a comunicação entre o software FactoryCAD que os planejadores do layout utilizam e o software Plant Simulation utilizado pelos peritos de planejamento e controle de produção (PCP).

A solução permite ambas as disciplinas estabelecerem um ambiente integrado onde eles podem trabalhar juntos para gerar automaticamente um modelo de simulação partindo das informações do layout vindo do 3D FactoryCAD, eles visualizam, validam e otimizam o sistema produtivo da empresa. Posteriormente, os peritos de simulação podem introduzir mudanças na seqüência de produção dentro desse ambiente e realizar uma simulação de como seria o processo de fabricação dentro desse layout de fabrica. Do mesmo modo, quando os planejadores do layout fazem alterações, as simulações já criadas são atualizadas automaticamente.

Três capacidades chaves diferenciam a solução Factory Layout Simulation

FactoryCAD


O FactoryCAD é uma ferramenta para layout de fabrica em 3D que permite os elaboradores do layout criarem detalhadamente, modelos inteligentes de fábricas em 3D. O FactoryCAD disponibiliza de todas as capacidades necessárias para criar um modelo inteiro de fábrica em 3D, incluindo símbolos de equipamentos, gerenciamentos de blocos, gerenciamento otimizado de ferramentas de layers e objetos de "fabricas inteligentes". Os elaboradores usam objetos inteligentes para representar chão e transportadores em geral, mezaninos, gruas, operadores e dispositivos movimentadores de containers, além de outros equipamentos de fábrica. Esses objetos permitem que você interaja com o modelo 3D sem perder tempo desenhando os equipamentos. FactoryCAD permite você trazer dados do produtos, da ferramenta e da unidade fabril em um ambiente coeso e associativo. Sua empresa pode sincronizar o projeto do produto e o planejamento do processo de manufatura para desenvolver os produtos com um olho nas restrições da produção. Essa abordagem permite você evitar os onerosos atrasos associados com desnecessárias revisões do processo e mudanças na linha de montagem.

Plant Simulation


O Plant Simulation permite os responsáveis em simulação modelar, simular, visualizar e otimizar a linha de produção e o processo de logística de sua fabrica. Você pode utilizar o Plant Simulation para otimizar o fluxo de materiais, produção, e utilização de materiais e logisitca para todos os níveis de planejamento de planta fabril, desde produção global até linhas específicas. Extensas ferramentas de análises, estatísticas e gráficos permitem você avaliar diferentes cenários de manufatura e tomar decisões rapidamente e de forma segura já nas primeiras etapas do planejamento de produção.

Tirando vantagem de um ambiente de simulação integrado

As possibilidades da solução SDX (Simulation Data Exchange), onde você integra o FactoryCAD e o Plant Simulation em um mesmo ambiente, facilita de forma rápida e fácil de usar a simulação do processo. Para tirar vantagem desse ambiente integrado, você primeiramente desenvolve o layout no FactoryCAD e posteriormente adicionar as apropriadas informações (como as disponibilizadas pelo ciclo produtivo) aos equipamentos e objetos do layout. Você pode adicionar os dados de simulação manualmente ou importar para o layout as informações default dos arquivos. Depois disso feito, você pode definir a rota e partes do layout. Quando esse passo estiver concluído, você poderá iniciar a exportação de arquivos através da interface do FactoryCAD com um simples click. Esse pacote de ações, tanto do layout quanto dados relevantes da simulação juntando os dados da rota do processo irão para o formato SDX e alimentarão o Plant Simulation.

Nesse ponto você já poderá:


• Gerar automaticamente ou atualizar o modelo de simulação, visualizando o sistema de produção sobre o layout

• Adicionar mais informações como o sistema de transporte (logistica) e a logica de controle

• Realizar simulações, comparando diferentes cenários e otimizar o sistema de produção

• Visualizar os resultados de simulação e recomendações em HTML


Usuários que se beneficiam

A solução é extremamente valiosa para os seguintes perfis de usuários:


• FactoryCAD usuários que planejam instalações de produção, equipamento de manuseio de materiais, sistemas de transporte e logística

• Facilitar os planejadores e elaboradores de layout que não são familiarizados com praticas de simulação, mas querem comprovar a viabilidade da produção, capacidade produtiva em uma análise de primeiro passo.

• Planejadores de fábricas e elaboradores de layout que tenham experiencias com simulação e querem avaliar e otimizar seus sistemas produtivos enquanto trabalham com o Plant Simulation

• Perítos em simulação que recebem ordem de melhorias do processo de produção e sistemas de logisitca/operações.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Informativo Raihsa – Agosto 2009


Está chegando o Solid Edge com Synchronous Tecnology 2.

Essa versão mostra que está cada vez mais acessível para os clientes de pequeno porte todos os recursos do PLM – Gerenciamento de Ciclo de Vida do Produto. A tecnologia síncrona foi lançada no ano passado e é sucesso absoluto entre os clientes.A nova versão- ST2- traz novidades no ambiente de peças e montagens e também traz um novo módulo de projeto de chapa metálica. Se não bastasse tudo isso ainda traz o Solid Edge Simulation, que incorpora a análise de elementos finitos diretamente no ambiente CAD. E, agora, o Insigth trabalha diretamente nas plataformas Microsoft SharePoint mais recentes.

Updates
Update 9 Solid Edge ST:
www.raihsa.com.br/Update_9_ST/se32mp9.exe

Novidades

Novas Funcionalidades e Ferramentas Atendem às Necessidades de Modelagem de Peças, Dobramento de Chapas, CAE e PDM


A versão 2 do Solid Edge com Synchronous Technology agrega a avançada tecnologia síncrona do Software PLM da Siemens, a primeira funcionalidade de modelagem baseada em recursos e sem histórico, fundamental para ajudar os clientes a atender o mercado de forma mais rápido.“Estávamos procurando flexibilidade, mas com todos os recursos de modelagem em 3D para modificação de componentes de máquinas”, explicou Ben Fune, gerente de engenharia de processos da American Renolit Corp. “E conseguimos reunir o melhor de ambos os aspectos com o Solid Edge with Synchronous Technology 2.”O Solid Edge é o principal componente do portfólio Velocity Series, que combina a velocidade e flexibilidade da modelagem direta com o controle preciso do design por dimensão. Essa versão mais recente expande o poder da tecnologia síncrona no produto com melhor modelagem de peças e conjunto, assim como uma nova aplicação de chapa. Com essa versão, a Siemens PLM Software também anuncia uma nova ferramenta FEA interna e integração com PDM nas plataformas Microsoft SharePoint mais recentes.“ O Solid Edge com Synchronous Technology 2 demonstra a expansão da inovadora tecnologia síncrona da Siemens PLM Software nas áreas de modelagem de peças e conjunto, incluindo projeto inteligente a partir da chapa", disse o Dr. Ken Versprille, diretor de pesquisas de PLM no CPDA. "Na abrangente análise que fizemos no ano passado, posicionamos a tecnologia síncrona como um dos maiores avanços em modelagem de sólidos e com inegável impacto positivo no mercado. Essa versão sólida e poderosa mais recente prova que nós estávamos certos quanto a nova abordagem à modelagem. Os usuários atestam os benefícios obtidos graças aos menores ciclos de projeto. Os avanços em termos de modelagem com o Solid Edge, aliados ao lançamento da aplicação FEA de médio porte, Solid Edge Simulation, e adoção contínua da ferramenta Insight para gerenciamento de dados da solução Solid Edge nas plataformas Microsoft SharePoint, compõem o cenário ideal tanto para a solução Solid Edge como para os usuários.”

Modelagem sincronizada de peças e conjuntos

A nova versão do Solid Edge amplia o alcance da tecnologia síncrona na modelagem de peças e conjunto para criação de recursos complexos e avançadas ferramentas de edição que ajudam a reduzir o ciclo do projeto. Para melhorar a migração de dados 2D para 3D, O Solid Edge transforma as duas dimensões dos desenhos importados em três dimensões durante o processo de criação do modelo para que os usuários possam editar desenhos em 3D originalmente em 2D. Além disso, é possível usar Live Sections para simplificar as mudanças nos modelos 3D, permitindo que o usuário edite cortes bidimensionais em qualquer parte de um modelo em 3D e atualize o modelo em 3D em tempo real.

Disponibilidade

A solução Solid Edge 2 com tecnologia síncrona está programada para chegar ao mercado até o fim do segundo semestre. Para obter mais informações, entre em contato com a Raihsa.

Solid Edge Simulation para FEA

Solid Edge Simulation é uma nova ferramenta de análise opcional agregada ao sistema CAD e que permite validar o desenho das peças e conjuntos mais cedo no processo de desenvolvimento do produto, agilizando conseqüentemente sua entrada no mercado e reduzindo os custos com a criação de protótipos físicos. Baseia-se em comprovada modelagem de elemento finito, o ambiente Femap®, e na tecnologia NX™ Nastran® de solver integrados à interface de usuário do Solid Edge. É fácil para os engenheiros e designers usarem e promoverem a crescente adoção de simulação no Solid Edge, promovendo inovação no design. O Solid Edge Simulation também conta com tecnologia síncrona para simplificar a preparação do modelo de simulação e agilizar os refinamentos no desenho. “Este cenário econômico complexo força os engenheiros a fazerem ainda mais com bem menos", disse Bill McClure, vice-presidente de desenvolvimento de produto do Velocity Series na Siemens PLM Software. “Agregando FEA ao Solid Edge é possível simular mais desenhos em menos tempo e com menos necessidade de terceirizar a análise. Isso permite que as empresas respondam aos seus clientes mais prontamente, com melhor qualidade e menor custo."

Aplicação de Dobramento de Chapa

O Solid Edge agora aplica tecnologia síncrona no desenho de dobramento de chapas, criando uma aplicação para desenho 3D sem histórico e baseada em funcionalidade para a modelagem direta de peças.O dobramento de chapas é a segunda aplicação a usar o potencial da tecnologia síncrona (a solução CAM Express que usa tecnologia Síncrona foi lançada em dezembro último) e valida sua flexibilidade. A tecnologia síncrona eleva o patamar de produtividade para um ambiente onde o usuário consegue criar modelos com menos pré-planejamento, fazer mudanças com incrível flexibilidade e reaproveitar e editar dados de forma mais efetiva.“Uma aplicação mais específica a processos como o dobramento de chapa é um excelente exemplo de uma disciplina de desenho que exige um conjunto especial de habilidades e recursos únicos do software”, explicou Dan Staples, diretor de desenvolvimento do produto Solid Edge na Siemens PLM Software. “Hoje, nossos clientes de dobramento de chapa conseguem reduzir substancialmente o tempo do projeto graças à tecnologia síncrona. E agora, com a tecnologia síncrona incorporada ao dobramento de chapa, é possível enxergar claramente a elasticidade dessa tecnologia."

Solid Edge com Insight para Gerenciamento dos Dados do Desenho com Microsoft SharePoint

A solução Solid Edge traz novos recursos que melhoram o aplicativo Insight™ para gerenciamento dos dados do desenho que faz parte do pacote, um elemento fundamental da estratégia Velocity Series para PDM escalável, que também inclui a plataforma Teamcenter® Express.“A solução Solid Edge Insight no SharePoint Server leva o gerenciamento dos dados do desenho à colaboração corporativa nas pequenas e médias empresas”, explicou Don Richardson, Diretor de Inovação Global e de Estratégias PLM na Microsoft. “Desde 2001, a Siemens PLM Software, um parceiro de longa data da Microsoft, usa os serviços SharePoint e continua a usufruir as tecnologias mais recentes da Microsoft em seus aplicativos PLM para atender às necessidades dos clientes.”O Solid Edge com Insight utiliza a plataforma Microsoft SharePoint® mais recente para melhor colaboração, fluxos de trabalho de liberação mais ágeis e as funcionalidades reforçadas de segurança oferecidas pelas soluções Windows SharePoint Services (WSS) 3.0 e Microsoft Office SharePoint Server 2007 (MOSS). O Solid Edge com Insight com a primeira versão do SharePoint foi lançado em 2001 e hoje já conta com mais de mil clientes. A integração do Insight na plataforma mais recente ajuda os usuários a reduzirem os constantes custos com suporte e implementações PDM. O Microsoft SharePoint é muito popular especialmente junto às pequenas e médias empresas. Atualmente há mais de 100 milhões em todo o mundo.

RAIHSA PLM Software

Tutorial de Synchronous Solid Edge by Russell Brook

Estava vendo algumas novidades no Cadalyst e encontrei algum material bastante interessante para aqueles que querem aprender sobre o Solid Edge Synchronous.
O portal Cadalyst é um local com inúmeros conteúdos bastante atratívos nos segmentos de CAD relacionando as tecnologias CAM/CAE/PLM nos mercados chave de AEC, MCAD e GIS.
Quanto ao material que encontrei, foi algo publicado por Russell Brook, que é o gerente global de marketing para o Solid Edge, formado em engenharia de produto com vasta experiencia com vários sistemas CAD 2D e 3D, e atualmente completa 9 anos de experiencia com o Solid Edge e a comunicação dos benefícios de projetos 3D, suas plataformas e as tecnologias PLM. O que o Sr. Brook publicou lá, são vários pequenos tutoriais de como manipular o Solid Edge Synchronous. Há bastante conteúdo, existem publicações desde 8 de Julho de 2009 á 15 de Novembro de 2004, mas o que achei de mais válido foi os tutoriais do Synchronous. Vale a pena conferir!
Espero que gostem e aproveitem!
Grande Abraço,
DAN BANA

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Caxias do Sul promove seminário de manufatura (17/09)

A gestão em manufatura será o tema do primeiro seminário SAE Brasil de Manufatura realizado em Caxias do Sul, RS. O encontro acontece dia 17 de setembro no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, das 8 às 17h30. O preço das inscrições varia de R$ 150 a R$ 300, com descontos para associados e estudantes. O hotel InterCity Premium (54 3026-1000) oferece tarifas especiais aos participantes. Informações e inscrições em www.saebrasil.org.br.

fonte

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Raihsa representa Siemens PLM na Intermach 2009

A Raihsa, maior revenda Siemens PLM Software da America Latina, estará presente no stand 112 da Intermach 2009 que acontecerá de 15 á 19 de Setembro.



É uma boa oportunidade para aqueles que querem conhecer mais da revolucionária tecnologia Synchronous e ainda entender a razão da audácia da Siemens em prometer uma modelagem até 100 vezes mais rápida no CAD.

Esmaltec disponibiliza produtos líderes c/ Solid Edge



No mercado brasileiro á mais de 40 anos, concorrendo contra organizações multinacionais, a Esmaltec permanece como a única empresa do gênero com capital 100% brasileiro. O portfolio de produtos da Esmaltec oferece uma linha complete de produtos que incluem fornos convencionais, bebedouros, fornos microondas, geladeiras, freezers, refrigeradores de água, ar condicionados e cooktops. A mais nova divisão da empresa, Esmaltec Food and Beverage, produz uma linha de produtos para fins culinários. Seus produtos são exportados para mais de 50 países. Conhecida pela sua qualidade e confiabilidade, a Esmaltec é líder no mercado de bebedouros, com uma fatia de mercado de aproximadamente 40%. Em 2008, a companhia estabeleceu-se também como líder em vendas de fornos. O parque industrial da Esmaltec é em Maracanaú no Ceará, possui mais de 213.000 m², 2.800 funcionários e a capacidade produtiva de 300.000 unidades por mês. Enfrentando um mercado onde a chegada de novos produtos pode assegurar a sobrevivência de uma organização, e onde erros não são facilmente esquecidos, Esmaltec decidiu migrar para uma plataforma integrada de soluções para desenvolvimento de produtos como uma maneira de reduzir o ciclo de desenvolvimento e aumentar a confiança de seus produtos. Os critérios chaves para a escolha da plataforma foram:




1 – Integração de todas as áreas (do projeto á simulação, incluindo a linha de manufatura e a documentação técnica);





2 – Gerenciamento de recursos para projetos complexos;





3 – Melhorar o controle de produção para aumentar a confiança dos produtos;





4 – Redução de custos.



"Anteriormente, aproximadamente 30% dos nossos projetos foram produzidos e validados digitalmente. Hoje, 60% das validações são realizadas digitalmente, contribuindo significativamente para uma redução nos números dos protótipos, prazos e custos envolvidos".

Robinson A. Miolo


Industrial Designer


Esmaltec







Solução cuidadosamente escolhida

A implementação foi cuidadosamente estudada pela Esmaltec, que previu um plano de dois anos de implantação dividido em 3 etapas principais: Análise do Sistema, Avaliação Online e Implantação. Nesse período várias soluções foram analisadas e, no final, Esmaltec escolheu aquela que melhor se ajustou a suas necessidades nos seguintes critérios: Integração do processo, recursos, interface dos usuários, facilidade de migração, gerenciamento de arquivos, custo, suporte, possibilidade de expansão futura, estrutura e acesso á parceria.

A avaliação técnica incluía as apresentações focadas na possibilidade de parceria, trial de softwares e treinamento. No final do período de avaliação, foi possível determiner precisamente o software que supre a realidade da Esmaltec. A organização escolheu o pacote Velocity Series (Solid Edge CAD e o gerenciador de ciclo de vida do produto (PLM) Teamcenter Express) da Siemens PLM Software. A escolha foi baseada na melhor relação custo-benefício e no melhor retorno do investimento (ROI) aplicado, como também a possibilidade de potencializar o crescimento e o aumento da rentabilidade da companhia. O fato das soluções pertencerem a Siemens PLM Software, e sendo essa considerada como uma empresa que oferece os melhores serviços e é mais flexível e acessíveis para os futuros contatos e negociações, foi essencial para a empresa.


Benefícios de Longo Alcance

Esmaltec experimentou muitos benefícios da implementação do pacote Velocity Series. Isso inclui: Uma redução de 30% na média de tempo de dois novos projetos e dos projetos de atualização de produtos, construção de 40% menos protótipos, declínio de cerca de 80% nos retrabalhos devido a menos inconsistências, uma redução de 90% em desvio de projetos e documentação técnica além de uma redução de 20% no consumo de papel. A Esmaltec ainda espera uma melhora ainda maior nesses ganhos com o fim da implantação do Teamcenter Express. Anteriormente, somente 30% dos projetos da Esmaltec eram construídos e validados digitalmente enquanto os outros 70% eram construídos de maneiras físicas com os protótipos físicos. Hoje, 60% dos testes e validações são realizadas digitalmente, contribuindo significativamente para uma redução do numero desses protótipos, prazos e custos envolvidos.

O projeto ainda se beneficia da escalabilidade da solução, o que permite a implementação de novas soluções de acordo com as necessidades da organização e na velocidade para se manter competitiva. Solid Edge foi implementado em toda área esperada e, correntemente, é utilizado para todos os novos projetos. O foco agora é na implementação completa do Teamcenter Express para a documentação e gerenciamento de aprovações. Isso está sendo feito por etapas para gerar um baixo impacto com a cultura vigente. Já há planos para expansão de novos módulos para gerenciamento de toda a estrutura de produto, incluindo as partes não tangíveis do modelo e os gerenciamentos de itens de grande circulação. Isso ira envolver o Teamcenter Express para áreas não técnicas.



Fonte:
http://www.plm.automation.siemens.com/pt_br/about_us/success/case_study.cfm?ComponentTemplate=1481&Component=77533

Postagens Anteriores do BANA's Blog