sexta-feira, 29 de maio de 2009

Evento de Lançamento Autodesk 2010

IMAGINE SEUS PROJETOS SEM LIMITES! Logo Virtual

A Autodesk / Virtual Automação inicia os eventos de demonstração das últimas versões dos softwares de projeto 3D e 2D e engenharia para o setor industrial em Santa Catarina. Os avanços importantes e os novos pacotes de software dos principais produtos do setor auxiliam os fabricantes a criar produtos melhores, desde telefones celulares até tratores, em menor tempo.

clip_image002

Nos vemos lá…

Autodesk Vault 2010

clip_image001

O software de gestão de dados Autodesk® Vault Manufacturing, anteriormente conhecido como Autodesk® Productstream®, conserva e gere informações de engenharia, dados de projeto e documentos, com toda a segurança.

A gestão de dados do Vault Manufacturing ajuda as equipas de projeto, engenharia e manufatura a melhorar a reutilização dos dados de projeto, bem como a colaborar e a partilhar informações de prototipagem digital. Proporciona ferramentas multilocal para conectar grupos de trabalho entre locais diferentes. A funcionalidade avançada auxilia os departamentos de projeto a acompanhar os pedidos de alteração ao projeto, a gerir as listas de materiais e a promover a multi colaboração através da sua integração com os sistemas de gestão de produção.

Reduza o tempo gasto na organização de arquivos e evite erros dispendiosos com o software de gestão de dados Autodesk Vault Manufacturing – proporcionando um processo de revisão e disponibilização de projetos mais eficiente e que pode ser rapidamente implementado ou adaptado aos requisitos específicos da sua empresa.

Registre, crie e reutilize os seus dados de projetos digitais, sem perturbar o seu fluxo de trabalho natural, com o software de gestão de dados Autodesk® Vault Workgroup, parte da solução Autodesk para Prototipagem Digital. Melhore a produtividade e acelere os ciclos dos projetos, tornando mais fácil a criação e partilha de informações de prototipagem digital em grupos de trabalho sem perturbar o seu fluxo de trabalho natural.

Administre o acesso e o controlo a partir de uma localização centralizada e descubra rapidamente o “quando”, o “porquê” e o “quem” das alterações dos projetos.

As principais funcionalidades incluem:

Gestão de Dados para Grupos de Trabalho – Crie e partilhe informações de prototipagem digital, organizando, gerindo e registrando com segurança os dados a partir de uma localização centralizada. Ao possibilitarem a colaboração baseada em equipas, os utilizadores ganham produtividade sem perturbarem os fluxos de trabalho estabelecidos para os projetos. 

Encontre e Reutilize os Dados com Mais Eficiência – Obtenha acesso rápido e eficaz aos dados, com uma abrangente funcionalidade de pesquisa. Reduza o tempo gasto a pesquisar informações digitais e evite repetições de trabalho desnecessárias. Com ferramentas para uma reutilização de dados mais eficiente, pode ser mais produtivo do que nunca.

Administração e Configuração Simples – Implemente, mantenha e administre o Autodesk Vault Workgroup com facilidade. A instalação rápida possibilita um retorno do investimento mais rápido.

Controle de Revisões – Acelere os ciclos de projeto e desfrute de dados de engenharia com melhor qualidade. O Autodesk Vault Workgroup permite-lhe controlar as revisões e os processos dos ciclos de vida diretamente a partir das aplicações de projeto.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Autodesk Project DragonFly

 image

Autodesk Project DragonFly é um serviço online gratuito que serve para fazer o design de interiores. O site conta com um ótimo sistema bidimensional que impressiona pelo realismo aplicado nos objetos e texturas do chão. Prepare sua criatividade, porque com o Autodesk Project DragonFly qualquer um poderá planejar os diversos detalhes para montar e mobiliar seu imóvel.

Gratuito

Como a maioria dos serviços online, antes de poder utilizar o Autodesk Project DragonFly é necessário que você efetue um cadastro simples, para que seus projetos possam ser armazenados. Não há uma página direta para o cadastro, sendo que você deve clicar no botão “Join Now” e preencher  um pequeno formulário com seus dados. Após efetuar seu registro, você pode efetuar login e utilizar o serviço por completo, podendo inclusive salvar suas imagens no site e compartilhá-las com o público.

clip_image001

2D ou 3D

O Autodesk Project DragonFly permite que o usuário trabalhe com as plantas em 2D ou então que utilize o campo tridimensional. Infelizmente a versão 3D é muito pesada e acaba dificultando a utilização do serviço. Vale frisar que as opções do serviço estão disponíveis para os dois modos de utilização, portanto, fica a seu critério qual tipo de planta utilizar. Claro que, o campo tridimensional facilita muito mais a visualização e percepção dos objetos, porém, talvez seja mais compensador montar tudo em 2D para então visualizar em 3D.

clip_image002

Modelos Prontos

Para quem não quer ter o trabalho de montar um cômodo a partir do zero, é possível optar por modelos prontos, que já possuem as paredes pré-estabelecidas. Ainda há modelos que já vêm mobiliados, ideal para quem não quer fazer nada, só redecorar.

Construir e decorar

Evidentemente, o serviço da Autodesk é muito bem organizado. Para que o usuário novato não tenha dificuldades em utilizar os recursos do site, a Autodesk planejou duas seções: uma para construir (Build) e outra para decorar (Decorate). Construir é muito simples, basta escolher o tipo de quarto você deseja e então arrastar para a área de trabalho do serviço. Caso você deseje, ainda é possível adicionar paredes, janelas, closets e muito mais.

clip_image003

Escolha o que incluir em seus cômodos

Decorar os cômodos é muito divertido, ainda mais que o Autodesk Project DragonFly possui um filtro que permite separar os objetos por tipo de cômodo ou produto. Você pode procurar entre centenas de móveis, objetos, produtos, eletrônicos e muito mais. O serviço oferece opções para decoração de casa e escritório.

clip_image004

Para utilizar esta ferramenta, acesse o site abaixo:

http://dragonfly.autodesk.com/

Divirtan-se e aproveitem… :)

Novo capítulo da novela Yahoo e Microsoft


A possível relação Yahoo/Microsoft - a dupla que quer combater a Google, pode ter novos desenvolvimentos. A empresa liderada por Steve Ballmer ofereceu no ano passado 47,5 milhões de dólares para adquirir a Yahoo. Num processo muito controverso entre os accionistas, a proposta acabou por ser recusada, motivando mesmo a saída do anterior presidente.

Jerry Yang deu lugar a Carol Bartz, que desde Janeiro põe ordem na casa e tenta recuperar o valor da empresa, que em bolsa passou a valer menos dois terços depois da passagem do tornado Microsoft. Várias medidas já foram anunciados, mas algo mais significativo pode estar ainda em cima da mesa.

A ex-presidente da Autodesk participou ontem numa conferência do Wall Street Journal onde falou sobre o assunto. Não negou a hipótese de vender completamente a empresa, embora se tenha mostrado pouco favorável à ideia e garantido que quem quisesse comprar a Yahoo teria de apresentar uma choruda proposta financeira.

A uma parceria com a Microsoft, que permita reforçar os argumentos das duas empresas na concorrência à Google no mercado de pesquisas, a responsável não diz que não, nem Steve Ballmer, que participou no mesmo encontro.

O presidente executivo da Microsoft voltou a confirmar à imprensa que o interesse numa possível parceria continua a existir da parte da Microsoft. Bartz concorda, mas garante que para acontecer esta parceria terá de ser negociada nos termos certo. Isto significa, que terá de dar à Yahoo acesso "à informação adequada" e aportar um "forte valor tecnológico".

A questão da informação já no passado tinha sido destacada pela yahoo, que considera só ser possível explorar comercialmente de forma adequada um serviço de pesquisa, com acesso à informação certa sobre as pesquisas dos utilizadores.

Carol Bartz também admitiu que continuam a existir algumas conversas com a Microsoft.

Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/yahoo_e_microsoft_voltam_a_falar_em_parceria_996901.html

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Green Ocean Energy recebe premio Autodesk como Inventor do Mês

 

 

Green Ocean Energy gera energia renovável com auxílio da tecnologia Autodesk

Modelo 3DA Autodesk nomeou a Green Ocean Energy, empresa de energia renovável sediada em Aberdeen, Escócia, como Inventor of the Month (Inventor do Mês) da Autodesk no mês de abril.

A Green Ocean destacou-se utilizando o software Autodesk Inventor para desenvolver o Ocean Treader e o Wave Treader, dispositivos flutuantes que convertem o movimento do oceano em energia limpa e renovável.

O Ocean Treader é semelhante a uma boia com um par de braços e deve ser ancorada a uma ou duas milhas da costa, em mar aberto. O Wave Treader tem projeto semelhante, mas a montagem deve ser na base de uma estrutura marinha estática, como uma turbina de vento ou de maré. Ambos os dispositivos trabalham segundo o mesmo princípio: à medida que o oceano faz os braços subirem e descerem, o movimento é coletado por cilindros hidráulicos que geram eletricidade, a qual é exportada de volta à costa por meio de cabos.

Inventor do Mês

O programa “Inventor of the Month” reconhece o projeto mais inovador e os avanços em engenharia conquistados pela comunidade de usuários do software Autodesk Inventor – a base da solução Autodesk para Prototipagem Digital. Um protótipo digital é uma simulação digital 3D realista completa, usada para projetar, ver e simular um produto antes de iniciar sua fabricação e, assim, reduzir a necessidade de construir um protótipo físico.

Navegabilidade

Um dos principais desafios enfrentados pela Green Ocean foi construir um dispositivo que pudesse resistir às águas turbulentas do Atlântico Norte, onde a altura das ondas varia desde valores relativamente pequenos - de 2 a 3 metros - até pelo menos 9 metros durante as tempestades de inverno. Cada parte funcional do Ocean Treader precisava de testes e análises minuciosas a fim de encontrarem a resistência necessária para suportar um ambiente tão dinâmico e poderoso.

Protótipo 3D

A modelagem em 3D — junto à colaboração do revendedor e parceiro de capacitação da Autodesk, a Imass Design Solutions — capacitou a Green Ocean a desenvolver de forma eficiente os protótipos funcionais do Ocean Treader e do Wave Treader. Esses modelos permitiram que a empresa comprovasse seus conceitos por meio de testes em piscina de ondas. Atualmente, a equipe está angariando fundos para desenvolver um protótipo em escala real e iniciar os testes marinhos em 2011.

fonte - http://www.mundogeo.com.br/noticias-diarias.php?id_noticia=13778

+Informações
www.greenoceanenergy.com
www.imass-ids.co.uk
www.autodesk.com.br

terça-feira, 26 de maio de 2009

Semana da Indústria – Senai SC


Durante essa semana (de 25 a 29 de Maio) acontece nas unidades do Senai a Semana da Indústria.

Nesse período, diversas inovações tecnológicas são apresentadas em diversas unidades do Senai de Santa Catarina.

Durante o ano passado, a Virtual Automação participou da feira na unidade de luzerna, onde proferiu uma palestra sobre Prototipagem Digital para todo o empresariado da região e, de terça a sexta-feira atendeu professores, alunos e profissionais da indústria da região em seu stand.


SV303040

SV303039

Neste ano a Virtual Automação esta presente, simultaneamente, nos Senais de Luzerna e Blumenau, com stand, apresentações sobre o conceito de prototipagem digital, Alias Studio, Showcase, 3DS Max e Autodesk Inventor. Essas informações são úteis a todos os profissionais envolvidos com Projetos, Tecnologia da Informação, Mecânica, Elétrica, desenvolvimento de produtos e gerenciamento.

A Autodesk e representada no estado de Santa Catarina pela Virtual Automação, que há 14 anos vem desenvolvendo sólidas parcerias em todo o estado, posicionando e difundindo o conceito “Prototipagem Digital”, uma forma efetiva de se obter ROI (Return Of Investment) com ferramentas para projetos totalmente digitais e integradas.

Virtual Automação

Muitas empresas constroem 50% mais Protótipos Físicos, mesmo tendo um modelo 3D efetivo. O maior erro, no rumo que algumas empresas tomam é considerar o modelo 3D como um Protótipo. Ao posicionar esse modelo 3D, esquece-se de todas as possibilidades restantes e benefícios que a prototipagem digital oferece, como por exemplo:

- Design conceitual;

- Visualização;

- Simulação de funcionamento do modelo 3D;

- Simulação com Analises (FEA);

- Projeto para funcionalidade;

- Compartilhamento de arquivos entre grupos de trabalho;

- Grupos de trabalhos conectados aos dados do projeto em tempo real;

- Integração 2D, 3D, Elétrica, Mecânica, Design, Marketing e Vendas;

- Apresentação de produto para clientes, com imagens fotorrealistas, ou ainda vídeos com qualidade incrível.

Isso e muito mais está sendo apresentado até quarta-feira (27/05/09) no Senai de Blumenau e até a próxima sexta-feira (29/05/09) no Senai de Luzerna.

O Senai Blumenau abriu turma para alunos interessados em aprender o Autodesk Inventor. Os interessados devem entrar em contato através do telefone (47) 3321 9600 ou http://www.sc.senai.br/. O Instrutor é o Prof. Ricardo Siewerdt, Graduado em Processos Industriais, Pós Graduado em Materiais e com vasta experiência em desenho técnico mecânico.


Autodesk disponibiliza a ferramenta iCopy Technology Preview

Por: Welinton Zanotto Auerbach

clip_image001O iCopy é uma ferramenta para o Autodesk Inventor que vem para incrementar ainda mais o ambiente de parametrização do software.

Os projetos de nossos clientes necessitam de múltiplas instâncias e padrões de elementos que precisam ser ajustados conforme cada ocorrência. Quando se trabalha com um grande número de componentes, fazendo todos os ajustes manualmente o consumo de tempo no projeto é muito grande e está sujeito aos erros.

Geralmente esses produtos variam desde espessura de paredes, pontes, transportadores, esteiras, corrimãos, armações entre outras.

clip_image002

O Autodesk Inventor iCopy Technology Preview aumenta significativamente a produtividade dos clientes permitindo a eles criarem múltiplas cópias de uma montagem que automaticamente se redimensiona para ir de encontro a necessidade do projeto. Capturando algumas constraints chaves, como por exemplo, conectando pontos e rotas, ICopy cria e insere múltiplas instâncias da montagem e ajusta automaticamente o dimensional e a forma de cada componente baseado nos requesitos funcionais do projeto.

iCopy for Inventor helps you:

· Economizar tempo facilitando a customização de montagens usadas frequentemente.

· Evitar erros quando trabalhando com projetos complexos envolvendo múltiplos caminhos.

· Inovar por explorar várias formas de projeto rapidamente.

Esta ferramenta está disponível para download no Labs.

http://labs.autodesk.com/utilities/inventor_icopy/

Espero que gostem desta nova ferramenta e aproveitem…~

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Gerenciar documentos na engenharia é mesmo necessário?



Por: Jairo Guimarães


Diariamente profissionais do ramo de engenharia e TI, se deparam com problemas referentes a gestão de documentos das áreas em que respectivamente atuam ou mesmo de toda a corporação, problemas esses que por uma ótica funcional são extremamente simples mas que causam um enorme transtorno para todos os que estão inseridos em um processo de fabricação do produto.

Anda hoje, diversas empresas gerenciam seus arquivos em diretórios criados e armazenados por um servidor comum e estruturado para toda a rede corporativa acessando estes documentos por intermédio de um gerenciador de arquivos do sistema operacional. É aí que surgem os problemas: arquivos apagados sem um controle ou histórico de quem ou porque foram excluídos, criação de arquivos duplicados sem uma devida atenção ou até mesmo ferramenta de comparação dos mesmos, falta de informações pertinentes ao projeto, como controle de revisões, comparação entre versões de arquivos ou componentes de dois conjuntos similares, sem contar o tempo perdido para encontrar um arquivo na rede sem uma ferramenta adequada.


E em muitos casos diversos setores de uma mesma empresa como marketing e compras, ou até mesmo outras fornecedores e clientes, precisam visualizar ou ter acesso aos documentos de forma rápida e segura do ambiente de engenharia, para que possam inserir comentários, visualizar alguma dimensão, ou simplesmente ilustrar o projeto para uma validação e aprovação do mesmo.

Em um recente estudo realizado pelo Aberdeen Group* ilustra exatamente os problemas encontrados por empresas do segmento de Manufatura ao migrarem seus arquivos 2D para 3D e os agravantes entre vínculos interdepartamentais onde a integração entre times de engenharia bem como setores de marketing, compra e vendas é extremamente necessária, e em muitos casos as empresas não estão preparadas para manterem esses vínculos simplesmente por que não possuem uma solução que possibilite controlar o acesso aos documentos, o controle do fluxo e andamento do projeto entre os setores ou mesmo somente visualizar os arquivos provenientes do CAD.


Analisando os problemas encontrados, a solução tangível para que isso seja solucionado, é a criação de um banco de informações centralizadas, que permita de uma maneira segura ser acessado externamente via WEB, e para que isso seja possível, diversas empresas classificadas como de alta performance, segundo o estudo realizado pelo Aberdeen Group, utilizam sistemas PLM Product Life-cycle Management, que possibilitam integrar diversos setores de uma mesma empresa e até mesmo clientes externos, controlando todo o fluxo de informações e acessos desses usuários por meio de um workflow estruturado onde cada um tenha acesso e permissão para visualizar, solicitar alterações, realizar o download de algum documento ou arquivo. Sendo que esses atributos são customizados e padronizados pelo administrador do sistema.


Com o PLM, é possível ainda, rastrear o status do projeto, controlar as revisões de forma automática, solicitar ordens de alteração do projeto ( ECOs* ) de maneira que os envolvidos são avisados automaticamente por meio de e-mail. Podendo realizar também a integração junto a um sistema ERP, onde por exemplo pode-se extrair as informações da lista de materiais proveniente do CAD, fazendo com que os elementos e produtos necessários para a fabricação do projeto sejam comprados sem desperdício, afim de planejar o custo efetivo para a execução do mesmo.


Para a escolha de um sistema PLM ideal para sua empresa, algumas informações devem ser consideradas, como o custo de implantação, tempo para estruturação necessário do workflow, interoperabilidade via WEB, possibilidade de customização, interação com mais de um sistema CAD, segurança efetiva dos arquivos, visualização dos documentos e continuidade do produto.


Observando todos esses fatores, as principais vantagens em implantar um sistema PLM podem ser resumidas em proteção dos dados de engenharia e setores envolvidos, maior quantidade de informações relacionadas ao produto e a confiabilidade na veracidade das mesmas, otimizando o tempo para execução das tarefas e minimizando erros de produção, além de rastrear toda a evolução do projeto.


Como já citado inúmeras empresas utilizam esse tipo de sistema para controlar e planejar sua produção. Controlando custos, tempo e diversos recursos necessários para a efetivação do projeto, por isso conseguem introduzir seus produtos no mercado antes de seus concorrentes com preços melhores, mais eficazes e com uma melhor qualidade, aumentando seu lucro efetivo e sendo cada vez mais, sinônimo de excelência.


Faça o download do relatório completo realizado pelo Aberdeen Group: http://www.aberdeen.com/summary/report/benchmark/RA_2D_3D_3476.asp


Aberdenn Group: Empresa destinada a estudos e pesquisas de tecnologia utilizadas no ambiente de engenharia, com sede em Boston, USA.


ECO: Engineerring Change Order, Ordem de alterações da engenharia.


Enviado por Jairo Guimarães consultor técnico da Digicade Tecnologia de Belo Horizonte, especialista nas soluções Autodesk Inventor, AutoCAD Mechanical, Autodesk VAULT e Productstream, graduando em Tecnologia da Informação Fundação Mineira de Educação, Técnico Mecânico formado pelo SENAI-SP.


sexta-feira, 22 de maio de 2009

Exemplo de Prototipagem Digital Autodesk no desenvolvimento de um STOCK CAR

Ontem o Bruno Remuzska publicou uma postagem bem interessante comentando sobre o desenvolvimento de um projeto para a Sock Car de muito sucesso. Esse exemplo da uma boa referência para uma comparação com o desenvolvimento que foi feito para a Stock Car Brasil.

 

É interessante ler: http://remuszkainventor.blogspot.com/2009/05/diferenca-de-um-bom-patrocinador.html

 

Leia também: http://remuszkainventor.blogspot.com/2009/03/parece-que-eles-precisam-de-digital.html

 

Autodesk trabalha para desenvolver a Realidade Aumentada

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.


A Realidade Misturada, misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada. A Figura abaixo apresenta o diagrama adaptado de realidade/virtualidade contínua, mostrando as possibilidades gradativas de sobreposição do real com o virtual e vice-versa.


Figura 1 - Diagrama de realidade/virtualidade contínua [MIL94].

A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real.

Além de permitir que objetos virtuais possam ser introduzidos em ambientes reais, a Realidade Aumentada proporciona também, ao usuário, o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente.

No entanto, para que os objetos virtuais façam parte do ambiente real e sejam manuseados, deve-se utilizar um software com capacidade de visão do ambiente real e de posicionamento dos objetos virtuais, além de acionar dispositivos tecnológicos apropriados para Realidade Aumentada.

Apesar de grande parte dos dispositivos utilizados em um ambiente de Realidade Virtual poderem ser utilizados em ambientes de Realidade Aumentada, existem casos onde é necessário que haja algumas adaptações. Por conseguinte, as principais diferenças encontradas entre esses dispositivos tecnológicos estão situadas nos displays e rastreadores.

A Autodesk vem trabalhando a algum tempo com essa tecnologia com algum sucesso.

A seguir há um vídeo do Gonzalo Martinez, diretor de pesquisa estratégica do escritório do CTO (sim, é esse o cargo) da Autodesk, falando sobre o tema. O cara é o braço direito em ideias malucas para criar novas tecnologias, com direito até a falhar bastante (e isso faz parte do processo). Mesmo sem entender inglês, vale a pena ver como Martinez manipula objetos na frente da webcam que se tornam prédios e até mesmo uma fonte de calor na tela do notebook.



quinta-feira, 21 de maio de 2009

Autodesk Mudbox 2010


Concebido por artistas profissionais dos setores dos filmes, jogos e design, o software de escultura e texturização digitais Autodesk® Mudbox™ dá aos modeladores 3D e aos artistas de texturas a liberdade de criarem sem se preocuparem com os detalhes técnicos.


O Autodesk Mudbox 2010 combina uma interface de utilizador altamente intuitiva com um poderoso conjunto de ferramentas criativas para a geração de modelos 3D ultra-realistas com elevado número de polígonos. Rompendo com a tendência das aplicações de modelação 3D tradicionais, o Mudbox 2010 proporciona uma experiência de modelação 3D baseada em pincéis orgânicos que estimula o processo criativo.


Desenhado por profissionais da área de filmes, jogos e design, Autodesk Mudbox 2010 da aos artistas 3D a liberdade de modelar e criar texturas sem se preocupar com os detalhes técnicos. Uma solução completa para esculpir e texturizar digitalmente. Mudbox 2010 combina uma interface altamente intuitiva com um poderoso conjunto de ferramentas para a criação de modelos 3d altamente detalhado. Alterando por completo o método utilizado por artistas 3D.

Pintura de texturas

Com o foco direcionado na produção de texturas, o Autodesk Mudbox 2010 é a solução completa e simples de criar mapas em simultâneo para vários canais: difuse, bump, normal bump, specular e reflection de alta resolução. A pintura diretamente sobre modelos 3D para adicionar detalhes com precisão em que é exigido, independentemente da complexidade da UV, distorção da superfície em que trabalha.Mudbox 2010 ainda nos permite pintar sobre vários objectos 3d de forma simultânea, criando UV's em separado para cada objeto, para maximizar a produção. E ainda com um novo sistema de pincéis de projeção, utilizando uma imagem de referência.

Aumento de performance

Mudbox 2010 trás aos artistas 3D um aumento de performance significativo na manipulação de cameas e brushs, permitindo-lhe trabalhar iterativamente com modelos 3D subdividido em dezenas de milhões de polígonos.

On-Target Display

Mudbox 2010 traz uma séria de novas tecnologias que aproveita o potencial do OpenGL© API que estão disponíveis nas placas gráficas de maior desempenho. Dando a oportunidade de se avaliar o modelo em tempo real, podendo assim apresentar o projeto junto a clientes para a sua avaliação.

Múltiplos mapas, texturas e materiais

Utilizando avançadas tecnologias de renderização em tempo real utilizando a GPU, tem o poder de apresentar no ambiente de trabalho múltiplos mapas, texturas e matérias com vários canais associados (incluindo reflexão, bump), nos permitindo de forma interativa esculpir e pintar em modelos de alta resolução.

Multiplas, rápidas e precisas sombras

A capacidade de lançar sombras com precisão a partir de múltiplas fontes de luz significa que os artistas possam validar a eficácia do seu modelo. Certificando-se de que em um personagem os olhos não estejam perpétuos ensombrado por uma excessivamente proeminente sobrancelha ou um ambiente que seja convincente a partir de todos os pontos de vista.

High Dynamic Range Image Lighting

HDR (high dynamic range) são imagens que podem ser utilizadas como fonte de luz, permitindo que o utilizador possa avaliar tanto a forma como as cores dos uses modelos estejam no contexto do ambiente e da iluminação.

Filtros para Viewport

Interatividade mais realista em apresentações. Graças a inclusão de novos filtros para viewport, incluindo filtros de ambient occlusion, depth of field e tone mapping.

Área de trabalho maximizada

O Mudbox 2010 provem de opções para esconder elementos da usa interface e atalhos standard para controlo de câmeras, para capacitar os artistas em maximizar seu ambiente de trabalho.

Melhoramento na comunicação entre Autodesk Maya e Autodesk 3ds Max

Mudbox 2010 provem de uma nova interface de comunicação entre o Autodesk Maya e Autodesk 3ds Max com um aumento de performance e compatibilidades.



quarta-feira, 20 de maio de 2009

Autodesk apresenta a versão 2010 do software MapGuide Enterprise

A Autodesk apresenta a versão 2010 do MapGuide Enterprise, uma plataforma de mapeamento para a distribuição via web de informações de CAD e GIS.

O software possibilita o compartilhamento de informações com clientes e equipes internas, além da integração com aplicativos corporativos.


Baseado no MapGuide Open Source, o Autodesk MapGuide Enterprise tira proveito de uma ampla comunidade de desenvolvedores, contando com o suporte e a garantia de qualidade da Autodesk.

O Autodesk MapGuide Enterprise oferece uma API bastante eficaz para a criação de aplicativos espaciais, suporte a vários ambientes de desenvolvimento e conectividade direta com diversos tipos de dados, o que ajuda a fornecer um rápido acesso em termos de organização das informações.

2010

O Autodesk MapGuide Enterprise 2010 traz diversos aprimoramentos de desempenho, como melhor conectividade com bancos de dados Oracle, carregamento mais rápido da estrutura de layouts da web, processamento mais veloz de seleções, várias conexões com arquivos raster, além de maior estabilidade.

O produto também incorpora a reprojeção dinâmica do conteúdo raster a partir do sistema de coordenadas de origem para o sistema de coordenadas de mapas.

Com o Autodesk MapGuide Enterprise 2010 os usuários podem determinar os ícones de visualização de símbolos geométricos exibidos na legenda. Os novos provedores Feature Data Object (FDO) também estão disponíveis para uso com o Autodesk MapGuide Enterprise 2010, incluindo o provedor FDO para o Microsoft SQL Server 2008 Spatial e o GE Energy Smallworld.

A geração de relatórios de erros foi aprimorada e inclui o gerenciamento de repositórios de recursos.

MapGuide Studio grátis

O software Autodesk MapGuide Studio 2010 está disponível para download gratuito na Central de Assinaturas da Autodesk para clientes do Autodesk MapGuide Enterprise. O software Autodesk MapGuide Studio 2010 também está disponível no DVD do Autodesk MapGuide Enterprise 2010. A partir de agora, os clientes têm fácil acesso a uma ou mais cópias da ferramenta de criação Autodesk MapGuide Enterprise, sem custos adicionais.

Contribuição da comunidade Open Source

O Autodesk MapGuide Enterprise 2010 inclui novas contribuições da comunidade OSGeo. A biblioteca OpenLayers JavaScripting pode usar o MapGuide Open Source e o Autodesk MapGuide Enterprise como fonte de dados de mapas, oferecendo aos usuários um kit de ferramentas de script para interações mais sofisticados com clientes, entre elas ferramentas para definição de limites para o cliente, uso de múltiplas fontes de dados de mapas e marcadores e janelas pop-up.

Fonte: http://www.mundogeo.com.br

Combate à pirataria é tema de evento em Itajaí

A Universidade do Vale do Itajaí estará promovendo no mês de maio a “Semana de Combate à Pirataria”

Itajaí – Os efeitos danosos da pirataria e a importância da defesa da propriedade intelectual sãos os principais motes da “Semana de Combate à Pirataria”, que acontece na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de 25 a 29 de maio. Parte do projeto Educação Fiscal e os Jovens, da Delegacia da Receita Federal de Itajaí, a ação deve continuar em mais 26 escolas particulares e municipais da cidade, atingindo um público de 21 mil estudantes, desde a 5ª série do ensino fundamental.

A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira, 25, às 19h30, no Teatro Adelaide Konder, Campus Itajaí, com palestra do delegado da Receita Federal de Itajaí, José Carlos de Araújo. No evento serão discutidos temas como o funcionamento do crime organizado no Brasil, os efeitos diretos e indiretos na sociedade, os produtos mais pirateados - desde CDs a medicamentos -, e as infrações aos direitos de propriedade intelectual. Ao longo da semana, serão realizadas oito palestras na Univali, atingindo professores e alunos da graduação e do Colégio de Aplicação.

Ainda na Univali, além das palestras, será realizada, paralelamente, uma exposição de produtos pirateados e será lançado um concurso de artigos científicos, que pretende incentivar a produção acadêmica em relação ao tema.

Mais informações: (47) 3341-0309 com Regina Lacerda ou José Carlos de Araújo.

João Francisco de Borba/ Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional/ Univali/ Itajaí-SC/ (47) 3341-7701.

Fonte: http://www.univali.br/modules/system/stdreq.aspx?P=64&VID=default&SID=107101516667202&S=1&A=open:news:item:3500&C=36487


terça-feira, 19 de maio de 2009

A Fusão Perdigão e Sadia conta com apoio da Autodesk! - Brasil Foods


Por: Neimar José Chiapetti - Manufacturing Industry Group Account Manager


O presidente da Perdigão, Nildemar Secches, e o presidente do Conselho de Administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan, anunciaram oficialmente em entrevista nesta terça-feira (19), em São Paulo, a criação da Brasil Foods (BRF), resultante da fusão das duas empresas.

A nova empresa foi apresentada por Secches como "a grande multinacional brasileira de alimentos brasileiros processados". A Brasil Foods, entretanto, terá apenas a função institucional, sem a função de substituir qualquer das marcas do grupo.

No esquema desenhado para a fusão, a Brasil Foods será a sucessora da Perdigão. Os acionistas das duas empresas se tornarão acionistas da BRF e a Sadia se tornará, em um primeiro momento, subsidiária da nova empresa. Durante esse período, Sadia e BRF terão conselhos compostos pelos mesmos membros.

Info dez 2007

Marcas e mudanças

Para apresentar a nova empresa ao público, e assegurar que os produtos que ele conhece continuarão no mercado, a Brasil Foods colocará no ar a partir desta quarta-feira (20) uma campanha publicitária estrelada pela atriz Marieta Severo (do seriado "A Grande Família", da TV Globo).

Já a atual estrela da campanha da Sadia - personagem que zomba das demais marcas - deve perder espaço: "O Juvenal vai embora ou vai mudar de foco", disse o executivo da Sadia. "O tempo da alfinetada acabou, agora é só amor", brincou Nildemar Secches.

No mercado externo, Secches afirma que será feito um estudo para definir qual segmento será explorado por cada uma das denominações.

De acordo com dados divulgados durante a entrevista, Sadia e Perdigão operam comercialmente em 110 países. "Quase metade do nosso faturamento vem do exterior", afirmou Secches. A nova empresa já nasce líder em alimentos processados no país, com cerca de 120 mil funcionários.


Divisão

O executivo informou que 68% do capital pertencerá a acionistas da Perdigão e 32% a acionistas da Sadia. "Como a maioria das multinacionais o controle de capital é difuso. Vale dizer que as decisões não serão tomadas por um único acionista, mas por um conjunto de acionistas", afirmou Secches.

Apesar da maioria do capital ficar nas mãos dos acionistas da Perdigão, os dois executivos negaram se tratar de uma venda. "Não houve venda. Os acionistas de um lado e de outro continuam acionistas, compartilhando responsabilidades", disse Furlan.

Segundo ele, a administração da nova empresa "será regida por um sistema de mérito, por profissionais". A presidência do conselho da nova empresa será dividida entre Secches e Luiz Fernando Furlan pelos próximos dois anos.

Secches afirmou que, para abreviar as negociações, as duas partes decidiram deixar de fora as instituições financeiras da Sadia. "Simplesmente separamos e fizemos a associação da parte operacional", declarou.

Essas instituições - o banco e a corretora Concórdia - foram assumidas pelas famílias Furlan e Fontana, acionistas da Sadia. O patrimônio final dessas instituições, após uma distribuição de dividendos, ficou em R$ 67 milhões, segundo Furlan.


Eficiência e preços

O objetivo da nova empresa, de acordo com o executivo da Perdigão, será oferecer prestação de serviço "muito mais eficiente". "Queremos oferecer produtos de qualidade a preços acessíveis em todos os lugares do mundo", disse.

Para Furlan, as sinergias das duas empresas vão permitir o repasse dessas economias aos preços. "Não estamos fazendo uma associação para pôr em risco essa fidelidade que temos com os nossos consumidores. (...) (A fusão) trará melhores benefícios de qualidade e também de preço", ressaltou.

Fonte: G1

Sobre a Virtual Automação / Autodesk & Brasil Foods

A Virtual Automação / Autodesk fornece os softwares e treinamentos para ambas empresas. Atualmente a Perdigão encontra-se em meados de implantação de sistemas CAD e PLM da Autodesk.

O objetivo é ter dados eficientes, sincronizados e sempre atualizados, onde projetistas e engenheiros colaboram uns com os outros e podem visualizar e compartilhar informações em tempo real, tendo agilidade nas modificações e organização interna. A intenção é conectar todas as unidades fabril do grupo Brasil Foods (aproximadamente 60 unidades industriais) aos dados de projetos. Anteriormente a informação ficava isolada, e a forma de acesso a elas era deficiente, estando por varias vezes desatualizada.

O sistema esta sendo implantado inicialmente nas unidades da Perdigão e deverá estender-se também as unidades da Sadia. A implantação do software Autodesk Vault Manufacturing realizada pela Virtual Automação permitiu com que a Perdigão visualizasse uma nova forma de gerenciamento de dados, mais eficaz e segura.



Eventos Autodesk 2010 em Santa Catarina


ROAD SHOW Autodesk 2010 em Santa Catarina!



A Autodesk / Virtual Automação inicia os eventos de demonstração das últimas versões dos softwares de projeto 3D e 2D e engenharia para o setor industrial em Santa Catarina. Os avanços importantes e os novos pacotes de software dos principais produtos do setor auxiliam os fabricantes a criar produtos melhores, desde telefones celulares até tratores, em menor tempo.

Os eventos para Santa Catarina já confirmados serão realizados em parceria com o SENAI e a UDESC nas seguintes datas:


22/06 SENAI Blumenau

Rua São Paulo, 1147

Bairro Victor Konder - Blumenau – SC

Informações: 47 3205 0902

Click e confirme presença!


24/06 UDESC Lages

Av. Luiz de Camões, 2090

Bairro Conta Dinheiro - Lages - SC

Informações: 47 3205-0905

Click e confirme presença!


30/06 UDESC Florianópolis

Av. Madre Benvenutta, 1907
Itacorubi - Florianópolis - SC

Informações: 47 3205-0905

Click e confirme presença!

A nova linha de produtos 2010 para manufatura inclui a família de produtos Autodesk Inventor, AutoCAD Mechanical, AutoCAD Electrical, família de produtos Autodesk Alias, Autodesk Moldflow, Autodesk Navisworks, Autodesk Showcase, Autodesk 3ds Max Design e Autodesk Vault — principais aplicativos do setor que integram a solução Autodesk para Prototipagem Digital. As versões 2010 dos softwares introduzem uma variedade ainda mais ampla de recursos de projeto, exibição de imagens e simulação, além de maior interoperabilidade com os produtos Autodesk e também com outros aplicativos de CAD.

“A oferta de poderosos softwares 2D e 3D permite que empresas de qualquer porte — não só os grandes empreendimentos — enfrentem a concorrência em escala global,” afirma Robert “Buzz” Kross, vice-presidente sênior do Grupo de Manufatura da Autodesk. “Com a nossa linha de produtos 2010, os clientes podem alcançar um nível de colaboração inédito entre as equipes de desenho industrial, engenharia, manufatura e marketing, todas responsáveis pela colocação de produtos de qualidade no mercado.”

O software Autodesk de Prototipagem Digital oferece aos fabricantes a capacidade de projetar, ver e simular digitalmente como um projeto vai funcionar sob condições reais, antes iniciar a fabricação. A Prototipagem Digital reduz a dependência de protótipos físicos; diminuindo custos e acelerando o prazo de colocação no mercado em segmentos de alta concorrência.

Autodesk Inventor 2010: a chave para projetar, ver e simular digitalmente os produtos

O software Autodesk Inventor – base da Prototipagem Digital – produz modelos 3D exatos para validar a forma, o ajuste e a função de um projeto antes da fabricação. A linha de produtos Autodesk Inventor 2010 introduz recursos avançados para impulsionar a usabilidade e a produtividade de documentação 2D de produtos, design 3D de produtos, amplos recursos de simulação, grande ênfase na criação de peças plásticas e novos recursos de gerenciamento e intercâmbio de dados.

Novos recursos da linha de produtos Autodesk Inventor 2010:

  • Projeto e ferramental de peças plásticas: a linha de produtos Autodesk Inventor simplifica o projeto de peças moldadas de alta qualidade com os recursos automatizados para desenvolver moldes de injeção. Incorporando a tecnologia Autodesk Moldflow, o Inventor possibilita o projeto de peças plásticas complexas e acelera a criação e a validação do modelo correspondente, reduzindo erros e melhorando o desempenho do molde – isso resulta em mais qualidade e menor prazo de colocação do produto no mercado.
  • Capacidade de simular o desempenho do produto: a linha de produtos Autodesk Inventor 2010 oferece suporte avançado para simulação de movimento e análise estática de elementos finitos e modal para peças e montagens.
  • Produtividade do projeto: para incrementar a produtividade e a usabilidade, o Inventor oferece uma nova interface de usuário que combina um ambiente de projeto 3D intuitivo para criar peças e montagens com ferramentas dedicadas ao projeto funcional; isso permite que os engenheiros desenvolvam componentes inteligentes automaticamente – como peças plásticas, estruturas metálicas e mecanismos giratórios.

“A solução Autodesk para Prototipagem Digital permite projetar e fabricar muito rapidamente. Usar o Inventor para simular condições reais significa que não precisar de protótipos físicos em escala real,” declara Kurt Bender, gerente de CAD na Viking Yacht Company (www.vikingyachts.com), que produz iates luxuosos esportivos e de cruzeiro. “Estamos analisando o projeto com a prototipagem digital e poupando uma quantidade substancial de tempo e dinheiro em cada modelo. Além disso, estamos ansiosos para experimentar os novos recursos de simulação da versão 2010.”

Junto ao software Inventor, a Autodesk está lançando aplicativos de Prototipagem Digital que oferecem suporte e aprimoram os fluxos de trabalho de projeto, engenharia, manufatura e marketing, incluindo:

  • AutoCAD Electrical – destinado a acelerar a criação de sistemas elétricos de controle, o AutoCAD Electrical agora oferece um ambiente moderno de projeto e uma nova biblioteca de símbolos de circuito de “uma linha” que aumenta a produtividade dos engenheiros. Os avanços na ferramenta Circuit Builder (construtor de circuitos) permitem que os projetistas analisem a eficiência energética dos circuitos e ajudam na tomada de decisões de engenharia de caráter "verde".
  • Autodesk Alias – o software de design industrial Autodesk Alias 2010 estabelece um marco importante com a primeira versão para plataforma Macintosh. Agora disponível para Mac OS X, a nova família de produtos concentra-se nas necessidades específicas de três perfis de usuário: profissionais criativos, modeladores/escultores digitais e projetistas do setor automotivo e de transportes. Novas e modernas funcionalidades estimulam ainda mais a adoção do software e aumentam a produtividade da modelagem e a qualidade do projeto. A família de produtos Alias oferece rapidez e alta qualidade de integração e intercâmbio de dados com o Autodesk Inventor e outros aplicativos CAD de terceiros.
  • Autodesk Showcase – agora com raytracing (traçado de raios) integrado, o software 2010 de imagens de projeto permite que as equipes de projeto, engenharia e marketing criem, rápida e eficientemente, imagens realistas e precisas a partir de dados 3D de CAD, expressando a forma e estabelecendo o contexto ambiental para comunicar a identidade da marca. Os usuários alteram com facilidade o visual e a posição de um produto e manipulam peças como rodas, painéis ou espelhos.
  • Autodesk 3ds Max Design – software 3ds Max Design facilita a criação de protótipos digitais e de imagens realistas para o projeto. A janela de visão de alta qualidade na versão 2010 facilita o processo criativo permitindo que os usuários alterem rapidamente e explorem mais opções para o projeto.
  • Autodesk Vault - a linha de produtos Autodesk Vault traz amplos recursos de gerenciamento de documentação para facilitar a gestão das revisões do projeto e o controle do acesso aos dados. Os novos processos de controle de revisão são elaborados diretamente para o software Autodesk Inventor, resultando em ciclos mais rápidos e dados de engenharia de qualidade superior. Isso também ajuda os grupos de trabalho a controlar o protótipo digital o tempo todo, para que as equipes possam criar e compartilhar as informações de Prototipagem Digital com eficiência.

Postagens Anteriores do BANA's Blog